Coluna mecânica online® nº 72 | entenda a tecnologia dos motores tsi
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fotos: divulgação
quando uma motorização se destaca nos principais prêmios mundiais, é sinal que a tecnologia empregada foi muito bem aceita principalmente no aspecto eficiência. e a motorização 1.4 litro tsi a gasolina desenvolvida pela volkswagen recebeu o prêmio engine of the year (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. com o resultado, a motorização é a mais bem sucedida da história desse concurso internacional de tecnologia de motores.
a sigla tsi da volkswagen tornou-se sinônimo de inteligência em downsizing - redução da cilindrada do motor com manutenção ou aumento da potência, de forma a se obter maior eficiência. os motores tsi produzem níveis de potência que eram, no passado, entregues apenas por motores de alta cilindrada - e consequente elevado consumo de combustível.
na europa, um motor tsi é atualmente disponível em diferentes classes de cilindrada e níveis de potência, variando de 90 cv (66 kw) até 300 cv (221 kw).
o motor vitorioso em 2006 era o 1.4 tsi twincharger, que repete este ano seu feito, combinando sobrealimentação por turbocompressor e compressor mecânico para entregar alto torque e grande eficiência. o 1.4 tsi twincharger possui atualmente níveis de potência de 140 cv (103 kw) até 170 cv (125 kw).
o prêmio foi entregue a carsten helbing, chefe de aplicação do motor ea888 e de combustíveis alternativos. nossos bem-sucedidos motores tsi têm, ao longo dos anos, demonstrado que a combinação de redução da capacidade cúbica, injeção direta e sobrealimentação produz alto desempenho, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente as emissões de gases e o consumo de combustível, afirmou helbing.
e no brasil? a volkswagen já oferece no país o cc equipado com o motor 2.0l da família ea888, que também oferece a tecnologia tsi. esse motor gera 211 cv (155 kw) a 5.300 rpm e torque máximo de 28,5 kgfm a 1.700 rpm. também é oferecido no jetta e no fusca, além da linha passat.
em relação à versão de 200 cv que equipava jetta e fusca, o motor passou por várias alterações para aprimorar suas características de baixo peso e eficiência energética. seu peso foi reduzido em aproximadamente 4 kg. entre as ações para se obter essa redução estão a adoção de novo cárter, mais leve; coletor de escapamento integrado ao cabeçote; mancais de menor diâmetro e mais leves; novos rolamentos para as árvores de balanceamento; árvore de manivelas (virabrequim) com menor número de contrapesos (agora são quatro, em vez de oito). a taxa de compressão é de 9,6:1.
também foram adotados sistema de injeção direta de combustível com maior pressão, passando de 150 bar para 200 bar, e válvula wastegate eletro-eletrônica (em substituição à eletro-pneumática).
além do cc, a tecnologia tsi também está disponível para o novo golf comfortline. as versões comfortline e highline trazem o motor 1.4l tsi bluemotion technology a gasolina. com quatro cilindros e 16 válvulas, esse motor combina as tecnologias de turbocompressor e injeção direta de combustível para desenvolver 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. o torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.
novo golf com o 1.4 tsi acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima. o novo golf gti é equipado com o motor ea888 2.0l tsi de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. a agilidade do golf gti se evidencia nos números: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.
tarcisio dias - profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecânica com habilitação em mecatrônica e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica.
e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacadercoluna mecânica online® – menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º prêmio sae brasil de jornalismo 2013, promovido pela sociedade de engenheiros da mobilidade.