Avaliação - volkswagen high up 1.0 12v bluemotion 2015
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fotos: marcus lauria
o vw high up! é a versão topo de linha do mais novo modelo compacto da marca. avaliado por uma semana, o hatch compacto fez o dever de casa, e se comportou como um verdadeiro modelo urbano. além de muito econômico e ágil no trânsito pesado, fez um bom trabalho na estrada, mostrando que apesar de ser um carro compacto, tem disposição para enfrentar todos os desafios de um modelo maior.
o up! foi criado para substituir o fox no mercado europeu em 2011. e em 2013 foram iniciados os testes de rodagem em território nacional, porém a volks escondeu a intenção de vender o carrinho por aqui até o final do ano. antes mesmo do lançamento foram reveladas algumas notícias animadoras, como ter conseguido conquistar cinco estrelas no teste de impacto do latin ncap, nota a em consumo de combustível do inmetro e menor custo de reparo.
apesar de tudo que foi feito para esconder o lançamento dele por aqui, o modelo chegou cheio de novidades para conquistar novos consumidores. por fora o high up! mantém o mesmo desenho original de todas as versões. os faróis tem máscara negra (versões move up! e high up!), grade que emoldura os faróis de neblina redondos e o espaço para a placa, capô curto e a traseira vertical. revelando um desenho moderno e atual.
comparado ao modelo europeu, o up! nacional se diferencia na parte traseira onde a tampa do porta-malas é de aço. além disso, houve o prolongamento da traseira em 6,5 centímetros para oferecer mais espaço para passageiros, além de tanque de combustível e porta-malas consideravelmente maiores. detalhes como retrovisores com repetidores das setas e maçanetas externos pintados na cor da carroceria fazem parte do pacote. na parte traseira destacam-se as lanternas verticais com formato irregular que transmitem modernidade ao compacto da volks.
simples por dentro, o up! chegou com novidades, ao contrário do restante dos modelos da marca, o up! recebeu um novo padrão de materiais e design. entre eles o volante, que é de base achatada e com aplique preto brilhante em versões mais caras (no caso da versão avaliada), o painel de instrumentos conta com conta-giros à esquerda, velocímetro ao centro com computador de bordo, marcador de combustível à direita, de fácil leitura. um destaque fica por conta do “pad” do painel na cor da carroceria (sendo um total de seis opções de cores metálicas para o painel, que podem combinar com a cor da carroceria). também é possível escolher a cor dos plásticos da metade inferior do painel e das portas (preto ou creme).
por dentro, o espaço para motorista e passageiros é excelente, ao contrário do que se vê de fora, todos ficam bem acomodados no up! o espaço é bom para a cabeça e justo para as pernas para alguns ocupantes com mais de 1,80 metros. os bancos tem formato diferente do comum, com encostos de cabeça integrados, parecem vindo de modelos mais antigos, o chevette usava esse formato em seus primeiros modelos. mas apoiam bem o motorista e são confortáveis em viagens mais longas. eles tem regulagem de altura, ajusta na verdade a sua inclinação e o volante com regulagem de altura ajudam a achar facilmente a posição correta de dirigir.
o banco traseiro acomoda bem três pessoas, graças a distância entre-eixos de 2,42, ele também tem três encostos de cabeça (a partir do move up!) e pontos de fixação de assentos infantis isofix. no console central existem porta-copo, tomada 12v e um porta-trecos e os cintos de segurança são autoajustáveis em inclinação.
na versão avaliada, high up!, os itens de série são: direção elétrica, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 “são paulo”, e pneus verdes , de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 r15, chave tipo canivete, faróis e lanterna de neblina, bancos de tecido com faixa de couro native, chave do tipo canivete, recurso exclusivo, que concentra o sistema de alarme com comando remoto keyless, direção com assistência eletromecânica easy drive, preparação para som e retrovisores, travas e vidros dianteiros elétricos sensor de estacionamento traseiro park pilot.. opcionalmente estão disponíveis ar-condicionado, ar quente, revestimento de couro sintético e sistema de som e maps&more.
com capacidade para 285 litros (64 l a mais que o up! europeu), o espeaço é suficiente para ir ao mercado e viajar com no máximo três pessoas, mais que isso fica inviável. a diferença é que ele oferece tampa removível que pode ser encaixada acima ou abaixo dos trilhos, o que permite ocultar objetos sob o compartimento ou usar o espaço integral do porta-malas. dotado de chave canivete, possui botões de travamento, destravamento e abertura do porta-malas.
sob o capô está o equilibrado motor 1.0 litro de 3 cilindros, com sistema e-flex de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina, o mesmo do fox bluemotion. o pequeno notável tem uma potência máxima de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv, com etanol. toda essa força é sentida logo na primeira acelerada, onde o torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm. segundo a marca e comprovado durante o teste, a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
o up! já chega ao mercado com muitos atributos que o fazem ser o melhor da categoria, ele foi nota máxima no crash test do latin ncap, além de ter tirado nota a no teste de consumo do inmetro. são dez opções de cores, sendo três sólidas, seis metálicas e uma especial (branco cristal, vermelho flash, preto ninja, azul night ou night blue, prata egito, prata lunar ou clear water, cinza quartzo, prata sírius, vermelho opera ou opera red e amarelo saturno ou sunflower). o preço que pode atrapalhar um pouco a venda dessa versão, o modelo parte de r$ 34.990 em sua versão básica. sendo que os opcionais custam: revestimento em couro sintético native (r$ 670), aquecimento (r$ 460), ar-condicionado (r$ 2.750), preparação para o sistema map & more (r$ 330), sistema de som (r$ 530).
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