Avaliação - honda nxr 150 bros esd 2014
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fotos: eduardo azeredo
com o diferencial de ser a primeira moto on-off road do mercado com motor flex, rodando com etanol e gasolina em qualquer proporção, essa valente trail provou nos testes que é realmente pau pra toda obra .
esbanjando leveza, ótima ciclística e manobrabilidade, se sai muito bem no dia-a-dia, encarando a buraqueira habitual de nossas ruas e o trânsito pesado com plena tranquilamente, sem tomar conhecimento das dificuldades.
impulsionada pelo tradicional motor monocilíndrico de 149,2 cc, agora bi-combustível, gerando 14,0 cv de potência e 1,53kgf.m de torque no etanol e 13,8 cv de potência com 1,39kgf.m de torque na gasolina, trabalhando com injeção eletrônica e com câmbio de 5 marchas, a pequena se mostra bem valente.
nos testes o resultado em consumo de combustível foi muito bom, oscilando entre 24,2 km/l e 35,1 km/l, sempre em uso urbano, variando a tocada e a proporção entre etanol e gasolina, proporcionando ótima autonomia, com seu tanque comportando 12 litros de combustível.
o modelo testado foi na versão esd, que vem com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira, e posso dizer que o sistema atende às necessidades, principalmente por se tratar de uma moto leve, pesando apenas 121 kg.
pronta pro uso urbano ela já trás de fábrica o bagageiro, com alças de apoio pra garupa e base pra receber um baú, além de entrar como elemento de design pela apresentação visual arrojada e integrada com a moto.
falando em design, a bros vem evoluindo gradativamente a cada virada de modelo e no atual os destaques ficam com o novo farol, maior e mais eficiente, e com o ótimo acabamento - que é um padrão da marca japonesa.
o painel de instrumentos é simples, mas cumpre seu papel, trazendo em ênfase o velocímetro analógico, com hodômetros total e parcial, além de marcador de nível de combustível e indicadores luminosos.
o desempenho da bros em pisos não asfaltados ou muito irregulares é muito bom, o que a capacita plenamente pro uso em áreas rurais, onde sua suspensão, com parte traseira em mono-choque, mostra ainda mais a sua qualidade, resistindo tranquilamente à buraqueira e imperfeições do solo, mantendo a segurança e conforto, além de influenciar em sua bela ciclística e desempenho nas curvas.
por falar em conforto, a posição de pilotagem é muito boa, oferecendo ótima ergonomia também pra garupa. o banco que é um pouco estreito demais e um tanto duro, mas só incomoda em trajetos mais longos, que não é a proposta do modelo, uma vez que não é recomendável pra rodovias por sua baixa potência e torque, assim como demais motos de baixa cilindrada.
incontestavelmente a bros é um excelente custo-benefício pra quem procura uma moto ágil, econômica e ideal pro uso urbano, e poderá escolher entre as versões es, com freios a tambor, custando r$ 9.000,00 e a esd, com freio a disco na dianteira, custando r$ 9.300,00, ambas com partida elétrica. uma pequena muito versátil e valente, pronta pra encarar com você os desafios do dia-a-dia.
ficha técnica:
motor: ohc, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
cilindrada: 149,2 cc
sistema de alimentação: injeção eletrônica pgm-fi
potência máxima: gasolina: 13,8 cv a 8.000 rpm; etanol (álcool): 14,0 cv a 8.000 rpm
torque máximo: gasolina: 1,39kgf.m a 6.000 rpm; etanol (álcool): 1,53kgf.m a 6.000 rpm
transmissão: 5 velocidades
sistema de partida: elétrico
combustível: etanol/gasolina
capacidade do tanque: 12 litros
tipo do chassi: berço semiduplo
comprimento x largura x altura: 2.060 x 810 x 1.138mm
pneu dianteiro: 90/90-19m/c 52p
pneu traseiro: 110/90-17m/c 60p
peso seco: 120,9 kg (es); 121,4 kg (esd)
cores: preto, vermelho e branco