Bico suplementar palio 1.6 16v
-
entao tava procurando as velas e acabei constatando que os turbo gasolina usam tudo velas graus 5 e 6: audi, tempra t, uno t, etc… e agora... to pensando em usar vela 7 mesmo...
-
cara… a vela nao é calculada pelo combustivel... e sim pela taxa / pressao.... esses carros turbo ou andam com baixa pressao ou tem wastgate.... o meu gasolina é original grau 5... motor 8,5 de taxa... eu botei uma vela grau 6 uma vez pra ir pra casa (pq queimou uma)... dei 1 (uma) esticada... de terceira... antes de chegar 1 bar ja grilou quase furei o piston... soltei o pé de imediato.
eu sinceramente nao uso vela menor que 9. seguran;ça mesmo...
-
to ligado que eh a taxa que manda no grau da vela, no meu caso to procurando copiar a taxa dinamica desses carros ( max 15:1 ).
a unica excessao de todos os turbos ( incluindo volvos, subaru impreza, mercedez, mitsubishi ) eh o fiat tjet, que usa vela grau 9.
detalhe: me preocupo com o combustivel nesse caso por um simples motivo - a gasolina, ao contrario do alcool, carboniza a vela se ela estiver muito fria. ela deve estar quente o suficiente para evitar o acumulo de carbonização e fria o suficiente para nao virar um ponto quente e causar pre ignicao.
outro problema me surgiu esse fds com o carro tb - nao vai passar escape de mais de 2 - 2 1/4. pelomenos foi que 3 lojas conceituadas de escape me passaram, devido ao pouco espaço disponivel na curva final do escape sobre a suspensao. :/
-
Ë eu tenho um passat e sei dessa complicacao… o cano faz um v por cima do eixo traseiro e ja chegou a batar no cano, tive que levantar um pouco o carro =(.
É tem esse detalhe,,, no alcool num dia muito frio andando muito tempo na lenta já sinto diferenca... eu dou uma esquentada (num engarrafamento por exemplo)..... na mesma hora a lenta estabiliza sem variar, passa uns minutos volta a ficar variando.
na gasolina tem esse lance de ser muito mais facil carbonizar. para isto existe um calculo (eu sinceramente nao sei)... casantosef deve saber rs.... que além da taxa acho que adisposicao da camara/piston /mistura e enquadramento do comando interfere.
po eu to sem tabela de taxa dinamica aqui, mas acho que a minha bate quas 25....
se nao pegar esse calculo e ter que ir no chutometro, sinceramente eu iria de no minimo 8... mas faria assim, botaria a 9 e andaria pra ver a situacao, se carboniza.... se carbonizar, uma 8 .
o extremo desse calculo é que
1- vc conseguir por o carro pra andar de baixa bem e de alta bem sem perigo. (sao opostos e é dificil chegar num acordo)
2- as vezes a vela que vc vai usar fica otimo de baixa mas incandescente se pisar... e talvez fique na temperatura ideal com pé embaixo mas comeca a carbonizar quando fica muito tempo na lenta (por isso as vezes é bom dar umas esticadas com carro), justamente pra 'dar uma limpada em tudo'
-
a vela peguei grau 7 mesmo ( bkr7e ), ainda mais dps de ver que o tempra turbo anda de grau 5.
escape medi o original e o final dele é de 1.5pol. vou fazer de 2pol ou 2.25pol.
mesmo o de 2 polegadas ja é quase 100% a mais de area de passagem em relacao ao original. o escape de 2.25 sao 150% a mais de vazao.
-
grau 5!??????¿¿¿¿¿ cara acho que o tempra original nao é 5… (tenho que trocar as velas do la de casa e vou reparar isso).
cara o meu é grau 5 com gasolina original taxa 8,5 eu incandeci a vela grau 6 com 1 pisada...... e alcool....
deve ter algum truque na manga que a gente n sabe.
-
pode pegar o catalogo da ngk, ta lá!
-
cassete….....
como pode o tempra turbo usar a bpr5es
e o tempra normal carburado usar **bpr7es **
a da la de casa é a injetada 2.0 16v é bpr6es
sempre ouvi falar que a tempra turbo era a 2.0 16v com turbo (apenas isso)..... mas como é possivel um carro turbo usar a vela mais quente que o mesmo modelo sem turbo?¿
-
isso nao sou eu que estou dizendo:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf
uno turbo 1.4 / turbo gasolina bcpr5es bkr5e
marea 2.0 20v / turbo gasolina bcpr6et
mercedez bens s55 amg 5.5 / kompressor ( 500 cv - m 113.991 twin spark ) gasolina 2002 a 08/2005 ilfr6a
subaru impreza 2.5 16v turbo / wrx ( 230 cv ) gasolina 2006 a 2007 ilfr6b
toyota supra v6 biturbo 3.0 ( 330 cv - 2jz-gte ) gasolina 1993 a 1994 bkr6ep-11
vw golf gti 1.8 20v turbo (awd /aww /auq /bek /awp) gasolina desde 03/2000 pfr6q
audi 1.8 20v ( 125 cv - apg ) gasolina desde 1999 pfr6q
audi 2.0 16v turbo / tfsi ( 200 cv - axx / bwa ) gasolina / gnv desde 09/2004 pfr6q
audi s3 1.8 20v - turbo gasolina desde 11/1998 pfr6q
audi tt 1.8 20v / quattro turbo gasolina pfr6q
tempra 2.0 8v / turbo gasolina bpr5es
tempra 2.0 16v / sem distribuidor gasolina bpr6es bpr6ey-d / bpr6ey
tempra 2.0 8v carb. etanol desde 1992 bpr7es
seus numeros não estão errados, mas a maioria esmagadora de carros turbo originais a gasolina usa vela grau 6, se vc observar ali, inclui-se mercedez amg, audi tt e o famoso motor 2jz do supra biturbo.
-
sim sim… e isso to surpreso. ainda mais no caso do tempra.
o motor sem turbo é 6..... o mesmo motor com turbo é 5?¿..... como pode?¿
nao é possivel que todos esses carros trabalhem numa pressao tao pequena e com wast gate pra cortar rapido a pressao.
como disse com a taxa baixa q tenho 8,5 e 1bar de terceira marcha eu consegui pipocar....
deve ter algum truque nisso que nao sabemos.... tipo seila, ponto talvez.
-
e saiu o carrinho… ta na gasolina podium 100%, ponto original ( sem retardo ), 0,4kg de pressao, 1100mv de sonda na fase turbo ( para evitar ao máximo detonacao ). bom que a gasolina podium carboniza muito pouco.
mais engraçado é que com mais de 970mv na fase aspro ele entra em misfire, mas na fase turbo oque mandar pra dentro ele engole e queima.
na fase aspro a mistura varia de 200 a 950 mv.
ficou gostoso o carro!
unico problema que ainda estou resolvendo é que a injecao fica meio louca quando liga ele a quente, até a sonda aquecer e começar a ler, a partir dai fica lisinho... os iwp 043 alimentaram com folga na gasolina!
-
bota uma wide :d
-
deixei 1100mv por não ter intercooler. do mais, tava preocupado em não alimentar e para minha supresa, ta com um folga tremenda.
to usando 0,4 bar de combustivel na lenta, 1,5 bar quando zera o vacuo e 2,2 / 2,3 bar @ 0,4 bar de turbo. apesar do combustivel caro, o consumo aparentemente tá bem baixo!
a sonda não ta longe não… so segurar 3500 rpm por uns 5/7 segundos que ela já funciona na hora!
a unica pena que não deu escape de 2,5". olhei com o cara do escape e ficou 1 cm de cada lado na suspensão traseira, não quis correr o risco de ter o cano batendo na lata ou na suspensão e mandei fazer de 2". aparentemente não ta amarrando, mas deve estar atrasando um pouco o spool up da turbina. no geral to bem satisfeito com o resultado do carro.
-
vamos atualizar a novela: passei o carro para alcool, com medo de não alimentar mas… alimentou perfeito!
com 2bar de combustivel na lenta, 3.5bar sem vacuo e 4.2bar com a pressão máxima do turbo de 0.4bar alimenta 980mv de sonda a 6000rpm... perfeito! ta certo que ainda tem uns 20% de gasolina podium no tanque, mas com álcool puro espero que se mantenha dentro do aceitável.
unico problema, o consumo aumentou para $"&(e/%ç!, mas melhorou um pouco a potência também.
na podium enjoava de andar e o ponteiro nem mexia. a fase fria ficou até que razoável, espero que melhore com o tempo pois essa injeção (1ab) tem auto-adaptivo.
-
so para finalizar a novela, tinha montado o carro, desmontei, andei mais de 30000km nesse intervalo original e agora, como nao estou usando muito mais o carro, turbinei ele de novo. só refazendo aquilo que fiz da primeira vez, mamao com açucar, 1 dia desmontei tudo e montei o kit turbo. melhorei a admissao ( turbina agora suga os vapores de oleo do respiro, filtro melhor posicionado ), eliminei o turbao ( barulho infernal ) e coloquei no lugar o silencioso do palio 1.8. ficou tao silencioso quanto original, com um timido assovio da turbina de fundo. o escape ficou a saida em 2,5pol e do cambio até o final em 2 pol.
como vendi os iwp043, montei nos iwp044 mesmo, coloquei um hpi no retorno da flauta, mas deixei o regulador original. em lenta o hpi nao faz nada a linha se mantem em 3 bar. abasteci gasolina podium, regulei 0,4bar de pressao, fechei o delta do hpi até dar mistura e já era, pode enfiar o pé na marcha lenta que vai liso até o corte. uma pena que essa turbina é grande para o motor, apesar da caixa quente .36, o rotor quente de 52,5mm demora para embalar, a pegada ve la pelos 4500rpm acelerando dessa forma. o escape fino deve retardar a pegada também, mas prefiro assim, silencio, o carro passa facilmente por original.
-
atualizando a novela, comprei novamente os bicos do santana ( na verdade foram os iwp162 da crestana, pois iwp043 nao acha mais, quando acha é 200/250 cada bico ).
troquei os bicos, tirei a gasolina e coloquei alcool no tanque, liguei. impressionante, ficou com excesso de cara mais a injecao foi se ajustando, 10 min na lenta ja entrou em closed loop, sai com o carro, andei uma meia hr na cidade e mais uns 20km de estrada, foi ficando cada vez mais liso até que ficou perfeito. dei umas puxadas de terceira, nem precisei ajustar o hpi ( ja tava certo para gasolina ). o unico problema é que a injecao acende a luz quando entra pressao, fora isso, lisinho e puxando legal ( para 0,4kg ).