Que tal um gol/saveiro 1.6 16v msi turbinado?
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opa pessoal, só vomitando umas bobeiras por aqui, vamos bater uma bolinha sobre um assunto interessante…
vendo esse novo motorzinho equipando gol rallye e saveiro cross, o ea211 1.6 16v msi, não pude deixar de pensar algumas sacanagens a fazer...
em primeiro lugar eu enfrentei um dilema mental. falaram exaustivamente que o coletor de escape é integrado ao cabeçote. então eles são fundidos numa peça só? nesse caso fudeu, nem pensar em turbinar...
matutei um pouco mais e cheguei numa fórmula que, se aplicável, não deixa de ser interessante. que tal achar uma sucata de golf mk7 comfortline ou highline, que é equipado com o 1.4 16v tsi da mesma família (ea211) e passar pro 1.6 16v msi o kit com coletor de escape, pressurização, turbina e intercooler? deve ser plug 'n play e fica bem oem. de quebra, rodando com 0,5 kgf/cm² ainda dá pra esperar 180-190 cavalos com 23,5-24 kgfm, o que torna o carrinho, seja gol (meu preferido se fosse fazer a receita) ou saveiro, um capetinha pronto pra assustar muita gente, balear jetta highline e dar muito susto em golf gti (na reta, é claro heheheh).
e aí, que acham? loucura ou realidade?
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coletor de escape incorporado ao cabeçote só passa a ser limitante quando estiver restringindo a vazão.
já ví alguns civics 1.8 turbo (motor r18) e o coletor integrado ao cabeçote não representou impedimento:
não sei até que ponto dá para chegar, pois como existem galerias de água em volta do coletor integrado, o que vejo como limitante é o sistema de refrigeração que talvez tenha que ser redimensionado.
mas voltando ao motor vw, é um motor relativamente frágil…não é motor para grandes potências, assim como o ea111.
de cara, olhando tecnicamente o motor com os dados disponíveis pela internet já dá para ver que os mancais e pinos de pistão são bem pequenos...diferentemente dos tsi maiores.
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bem, de cabeca acho que a unica loucura é achar a sucata referida.
porque sinceramente é rarissimo (nao sei ai).
essa aí eu achei a parte mais fácil da história toda, tá fácil demais achar golf mk7 com perda total.
coletor de escape incorporado ao cabeçote só passa a ser limitante quando estiver restringindo a vazão.
já ví alguns civics 1.8 turbo (motor r18) e o coletor integrado ao cabeçote não representou impedimento:
não sei até que ponto dá para chegar, pois como existem galerias de água em volta do coletor integrado, o que vejo como limitante é o sistema de refrigeração que talvez tenha que ser redimensionado.
mas voltando ao motor vw, é um motor relativamente frágil…não é motor para grandes potências, assim como o ea111.
de cara, olhando tecnicamente o motor com os dados disponíveis pela internet já dá para ver que os mancais e pinos de pistão são bem pequenos...diferentemente dos tsi maiores.
olha só! nem sabia que os r18 tinham coletor integrado também. depois que escrevi pensei na besteira que disse... É só cortar e depois soldar o novo, não tem muito mistério.
o que eu não tinha pensado ainda eram nas tais galerias, e aí se for ter que refazer é melhor esquecer o turbo no ea211 1.6 16v, muito custo pra pouco benefício. o problema é que o único jeito de descobrir é "metendo o serrote" no coletor...
rapaz, teoricamente qualquer motor original aguenta 0,5 kgf/cm² sem maiores problemas por conta da margem de segurança na qual são construídos. será que essa margem já não anda tão grande assim? caso realmente o motor não aguente essa pressão, acaba virando uma faca de dois gumes: moderníssimo, muito bom. mas pra quem se contenta com o original. porque pra quem vai turbinar é bom se contentar com o e.torq por exemplo, que não tem bloco de alumínio, tem um só comando (não viriável) no cabeçote, somente um circuito de arrefecimento, tem tanquinho de partido a frio e o escambal, mas aceita ser turbinado!
abraço!
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a tendencia dos motores novos com os avanços da engenharia, ferramental e reparadores eh sem duvida extrair o maximo com o menor desperdicio de energia, seja ela mecanica, cinetica, atrito. É algo bem simples e facil de intender. para que usar uma biela pesada e reforçada da epoca do distribuidor e da gasoline de baixa octanagem feita para levar bastante desaforo e ainda ser montada e retificada a.moda bicho. se podemos usar uma biela extraleve, fraturada, resistente para 50% mais torque que o projeto original. isso vale para tudo, bloco cabeçote e etc. fabrica nao faz carro para ser mexido. faz carro para durar e ffumcionar abaixo de pau. mas tudo dentro das limitaçoes do projeto. se quiserem extrair potencia, pronto eles fazem um carro potente e confiavel. que vai durar 10 veses mais que os nossos. porem cobram para isso. por isso que a tendencia eh essa motores extremamente confiaveis, economicos e potentes. mas sem margem para muito acrescimo. a menos que se troque a alma dos motores. originais sao perfeitos. com a lataria acontece o mesmo, cada vez eh mais fina. vc vai ver pessoas mais antigas falando que qualquer coisinha ja amassa. bata em um poste com um opala 74 e com um onix a 60 km/h. dificilmente ficaria inteiro em um opala. quando estivesse no hospital se recuperando, pediria para o seu chapeador trocar seu parachoque de aço e retocar o capo. enquanto seu amigo do onix estaria bem e com o dinheiro do seguro por perca total na mão. deformaçao pré programada é um grande salva vidas hoje. É uma evolução. só não pode botar uma gatinha gorda no capo,porque ele entorta.