Avaliação - fiat 500 cabrio 1.4 multiair (aut) 2014
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fotos: marcus lauria
nada melhor do que dirigir um carro conversível, ainda mais um com linhas retrô e admirado por muitos entusiastas da marca. com poucas opções no mercado de modelos sem capota, e com preços razoáveis o fiat 500 cabrio é o grande destaque do mercado nacional nesse segmento. a versão conversível do simpático 500 chama a atenção por onde passa e cria expectativa das pessoas nas ruas para ver a capota aberta e entender como funciona o mecanismo utilizado pela marca italiana, que é bem curioso.
lançado em agosto do ano passado, a linha 2014 do fiat 500 traz como novidade o primeiro motor multiair flex da marca. de acordo com a fiat, este motor é reconhecido e premiado mundialmente e recebeu agora a tecnologia flexível. a empresa registrou pelo sexto ano consecutivo o menor nível de emissões de co2 na europa entre as marcas de automóveis mais vendidas, certificado pela empresa jato dynamics. produzido no méxico, o fiat 500 cabrio foi lançado no brasil em setembro de 2011 e desde então já foram comercializadas mais de 26.000 unidades.
agora vou falar sobre o carro, o que mais chama a atenção é a capota retrátil que usa uma forma diferente de ser recolhida. ao contrário dos acionamentos tradicionais, onde o teto é totalmente rebatido, no 500 cabrio as colunas traseira e central continuam no lugar, o que permite conservar boa parte da rigidez torcional do conjunto, transmitindo mais segurança ao modelo. o tecido do teto tem a opção das cores preta ou vinho, ao gosto do freguês. porém, o mecanismo da capota de tecido com retração elétrica mostrou-se muito ruidoso e o carro perde em isolamento acústico, durante o teste ele travou duas vezes e tive que usar as mãos para ajudar o teto voltar ao lugar.
outro item que não tive a oportunidade de testar foi o porta-malas, que não abriu durante o teste todo, pois estava travado, mas pude ver seu tamanho reduzido através dos bancos traseiros, que são rebatíveis, no caso do cabrio, ele é menor em relação às demais versões. com o preço de r$ 59.473, o fiat 500 cabrio é a opção mais barata do mercado. além dele, o smart cabrio é uma opção de subcompacto conversível, custa um pouco mais caro, r$ 65.534, porém tem espaço para apenas duas pessoas e manutenção bem mais alta.
além do visual externo agradável e do interior inusitado, o carrinho se destaca mesmo pelo conjunto mecânico. sob o capô está o novo motor multiair 1.4 16v flex que agora equipa as versões sport air e cabrio air do modelo. ele foi desenvolvido e calibrado pela equipe de engenharia powertrain da fiat em betim (mg). de acordo com a marca, o grande desafio para o desenvolvimento deste motor bicombustível foi o aumento da taxa de compressão (que cresceu em 8%) e a nova abordagem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão.
o novo multiair 1.4 16v flex possui pistões de baixo atrito e, para suportar o uso de etanol, ele traz ainda novas bronzinas e junta do cabeçote, ambas de origem no motor t-jet. a nova junta de cabeçote é metálica e com multicamadas, que garante a vedação em altas pressões de combustão. também foi adotado um coletor de aspiração com quinto bico injetor para partidas a frio mais eficientes. outros componentes que são novos em relação ao motor multiair gasolina são as velas e os injetores.
com todas essas alterações, o motor multiair chega aos 105 cv de potência e torque máximo de 13,6kgfm com gasolina e 107 cv com torque de 13,8kgfm quando alimentado com 100% de etanol. o motor pode receber câmbio manual de 5 marchas ou automático sequencial de 6 marchas do fabricante aisin. no caso do modelo avaliado, ele vinha com o câmbio automático, que recebeu novos ajustes e recebeu as seguintes tecnologias: kick-down (reduz rapidamente as marchas em caso de retomada); brake assistant (reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas); sensor up-down slope (para adaptação das marchas do veículo à inclinação); função cornering (inibe o avanço das marchas em curvas de baixa aderência) e a função fast-off (impede a subida de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador). apesar do visual e da relação peso/potência, não espere uma performance esportiva, mas o motor se comportou bem em ultrapassagens e retomadas, mostrando muito vigor nas retas, o câmbio não dá trancos e as trocas são suaves e progressivas.
entre os itens de série podemos destacar alguns, como: ess (sinalização de frenagem de emergência), freios com sistema abs e ebd, asr (controle de tração), esp (controle de estabilidade), hill holder, isofix e até sete air bags. o fiat 500 cabrio oferece também direção elétrica dual drive, função sport (com essa função acionada, a direção se torna mais firme, adequada a uma condução esportiva.
o motor responde mais rapidamente ao comando do acelerador), 7 air bags (dois na frente, dois window bags, dois side bags e um knee bags), pacote áudio premium alpine e isofix. o fiat 500 tem garantia de dois anos e atendimento confiat durante este período, além de participar do clube l único.
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