Duvida sobre viscosidade de oleo
-
para opinar melhor sobre seu motor eu precisaria de uma série de dados. o primeiro deles é: qual a carga que seu regulador de pressão suporta atualmente. ele recebeu retrabalho? provavelmente sim, mas que técnica foi usada?
o fato é que motores turbo usam sim, óleo com viscosidades um pouco maiores que motores originais aspirados.
regulador de pressao? vc ta querendo dizer a pressao do turbo? 1 bar….. bomba de oleo? original nada trabalhado. n sei o que é regulador de pressao.
ja vi que vou voltar pra no mim 20-40 denovo kkkkkkkk troquei o oleo ontem wilpng kkkkkkkkkkkk
dessa do turbo eu n sabia, original do meu motor alias é mineral, ainda disse pra eu trocar pra semi sintetico justamente por isso =s..... isso que dá ser marinheiro de primeira viagem em turbo, acredita em tudo que ouve
tem uma outra 'perola' aqui tb mas depois abro um post disso senao vai emboloar muito
-
a bomba de circulação de óleo apenas gera vazão. quem determina a pressão do óleo são as restrições de passagem como os canais de lubrificação, furos de passagens dos tuchos, orifícios de passagens das bronzinas de mancais e de bielas. além disso existe um dispositivo(válvula reguladora de pressão) que é capaz de regular a pressão do óleo do motor em situações iniciais de partida ou quando a pressão gera um excedente de fluxo. este excedente tem que buscar outro caminho de passagem para o cárter afim de não perder nem ultrapassar a pressão determinada pelo fabricante no regime de trabalho do motor. onde se localiza? eu não sei porque cada motor tem projetos de lubrificação e necessidades diferentes e por isso sua disposição muda conforme a necessidade. na maioria dos casos trata-se de um parafuso com molas e arruelas sob medida e previamente testados pelo fabricante.
se seu preparador retrabalhou ou trocou este dispositivo, provavelmente ele o fez de forma a garantir pressão em todos os regimes de trabalho. o difícil é ele assumir que retrabalhou ou trocou, pois em geral isso pode representar muito no que tange à confiabilidade do serviço que ele faz além de representar um diferencial. a gente reconhece um retrabalho deste tipo quando você utiliza um óleo menos viscoso quando se espera um mais viscoso. a maior dificuldade é manter isso em um carro turbo, pois os anéis continuam com as especificações, mas isso pode ser contornado.
-
cassete…... q coisa complexa..
cara sinceramente nem sabia da existencia desta valvula........ mas eu tenho manometro de pressao de oleo.
ele frio em lenta fica 4~5bar... se acelero passa do 7 um pouco (nao sei mais que 7 pq o manometro vai até 7).
quente ele fica estabilizado em uns 1bar (ou pouco mais) e se acelero vai pra 4bar ou pouco mais.
depois de uma esquentada muito bem dada no carro ele costuma cair um pouco tipo 0.8bar em lenta, ai depois volta ao normal (depois de um tempo andando d boa)
(isso ajuda rs?¿)
-
se não houvesse esta válvula, ao dar a partida, a pressão iria subir quase que instantaneamente para uns 14 bar.
-
eu tenho um fiasa turbo, e utilizo óleo 10w60, selenia racing, recomendo, tem uma boa viscosidade de partida, e mantem a pressão de óleo quando quente,
já utilizei 10w40, 20w50, mas dae quando dava uma aquecida legal viravam água, não aguentavam pressão quando quentes,
o milian, óleo 20w40 você não teve problemas com ele quente?
-
milan, por acaso o bloco do motor de seu carro permite um upgrade como a anexação de um radiador de óleo? para motores um pouco mais forte este recurso pode ser considerado como útil no controle secundário da temperatura.
-
milan, por acaso o bloco do motor de seu carro permite um upgrade como a anexação de um radiador de óleo? para motores um pouco mais forte este recurso pode ser considerado como útil no controle secundário da temperatura.
po cara, nao sei essa informação, mas sei que para os ap/md existe um radiador de oleo 'original' vw que vem nos ap 2.0 que é anexado antes do filtro de oleo, resfriado com agua (nao sei se é valido o uso dele.) não é caro é uns 100,00….
acha que devo investir algo nisso?¿...
eu tenho um fiasa turbo, e utilizo óleo 10w60, selenia racing, recomendo, tem uma boa viscosidade de partida, e mantem a pressão de óleo quando quente,
já utilizei 10w40, 20w50, mas dae quando dava uma aquecida legal viravam água, não aguentavam pressão quando quentes,
o milian, óleo 20w40 você não teve problemas com ele quente?
nossa 60 cara... é muito grosso né¿ eu usava 40~60 os tais alta quilometragem antes de fazer o motor. e ai nada a reclamar, usei o motor até acabar e quando foi pra retifica o motor de 30 anos (usando no coro) foi pra 0.25 (isso por garantia pq nem precisava).
agora fiquei curioso , vou procurar sobre ele, eu reparei que o 20-40 (vou nem comentar o 10-30 que usava antes rs).... mantinha a pressao andando normal (igual gente) a 1bar em lenta de 800rpm+- .....isso pra mim é o normal do carro.
porém notei que se eu desse uma esquentada braba mesmo..... depois que ia pra lenta a lenta ia pra 0.8bar 0.7...quando o oleo ficou velho ja tava pra 0.5 nas esquentadas ai passei a ficar ligado nisso.
po sacanagem n ter abrido o topico antes, troquei o oleo sabado =s
-
milan, eu recomendaria se o seu motor aquecesse o óleo a uma faixa crítica de trabalho. seria uma segurança a mais.
-
milan, eu recomendaria se o seu motor aquecesse o óleo a uma faixa crítica de trabalho. seria uma segurança a mais.
beleza, vou ver isso alem de ser um 'up' é uma seguranca a mais , é relativamente barato e nao é dificil de instalacao, basta eu cortar a mangueira que sai do reservatorio colocar nele e a ponta que vai pra bomba botar nele tb. vou ver isso entao (deixa virar o mes) xd
o 10w60 não necessariamente é grosso pois ele inicia com temperatura baixa (10) ta na hora da troca de oleo do meu e vou ver este na maquina, gostei porque ele aguenta mais temperatura que o 20w50
eh ele inicia fino demais pro meu gosto (apesar de estar com 10-40).
po cara agora sicneramente nao entendi, me mandaram por 10-30 semi sintetico porque agora é turbo e tem que por oleo mais fino pra lubrificar melhor….. ai vcs me dao o papo completamente diferente kkkkkkkk to ferrado com meu mecanico rs
-
faça o seguinte teste: utilize um bujão do cárter daqueles magnéticos, pese este bujão em uma balança de precisão com pelo menos 3 dígitos pós vírgula. use um óleo 10w40 e após a troca do óleo pese o bujão. depois faça o mesmo com o 10w30 e veja a diferença. esse é o primeiro teste, simples e eu diria até rudimentar, porém a execução permite a análise de limalha retida. o que pesar mais você pode descartar.
-
eu já fiz esse teste de limalha, vale apena testar, da pra ficar impressionado com o que fica no bujão, que ver na caixa, chega parecer um porco espinho o tal do bujão kkkkkkkkkkkk
no meu caso, a melhor combinação foi o 10w60 motor (selenia racing) e o gl5 90 lubrax na caixa…
na minha opinião o carro não sendo tucho hidráulico pode usar o 60 tranquilo, e para a partida a frio quanto mais fluido melhor, 0,5,10w
e um óleo bom nunca é demais né....
pra quem não usa radiador de óleo o final 60 é recomendado, e pra quem usa radiador de óleo até o 10w40 ta top.
-
onde arrumo um bujao desse?¿….. e tenho q ver onde arrumo uma balanca dessa kkkkkkk nossa que doidera isso nunca ouvi falar neste teste. (se eu colar um ima nele funciona???// kkkkkk)
mas ja vou pensando no oleo do amigo ai selenia racing, eu sempre gostei de castrol sera que a castrol tem um modelo de 'racing' altas rpm tb?¿
casantosef: esse é o bendito trocador de calor de oleo
mas na boa..... alguem acha que isso consegue esfriar alguma coisa??????¿¿¿¿¿¿
-
bujão de caixa quase todos são magnéticos, pois a caixa não possui filtro, caso for utilizar procure um com rosca compatível, eles nada mais são do que imas, você sabe que ele é magnético usando uma chave, se grudar é esse mesmo,
se você quiser usar um ima pra ver se funciona, pega o óleo que saio dor carter e joga dentro, amarra o ima com uma cordinha, deixa la um tempo no fundo depois tira pra ver…..
geralmente vem bastante coisa.
-
quando falei em imã, propus o teste para o óleo do motor. e milan, a capacidade de refrigerar o óleo com este dispositivo não reside em seu tamanho e sim no fluxo estreito, veloz e com a temperatura da água em relação ao óleo.
-
castrol edge, tem diversas viscosidades, que vai do 0,até o 20w, e do 30 até o 60.
coisa ai de 40,00 o litro aqui no brasil.
eita ….. muito caro..... vou ver o selenia msm...... mas ai oleo 0 viscosidade deve ser igual agua com detergente... quem usa um oleo assim???
bujão de caixa quase todos são magnéticos, pois a caixa não possui filtro, caso for utilizar procure um com rosca compatível, eles nada mais são do que imas, você sabe que ele é magnético usando uma chave, se grudar é esse mesmo,
se você quiser usar um ima pra ver se funciona, pega o óleo que saio dor carter e joga dentro, amarra o ima com uma cordinha, deixa la um tempo no fundo depois tira pra ver.....
geralmente vem bastante coisa.
po joguei o oleo fora ja... mas ta anotado a experiencia... final do ano a proxima troca ;)
quando falei em imã, propus o teste para o óleo do motor. e milan, a capacidade de refrigerar o óleo com este dispositivo não reside em seu tamanho e sim no fluxo estreito, veloz e com a temperatura da água em relação ao óleo.
sim mas é muito pouco percurso nao acha? tipo digamos que o oleo vem a 100 graus no coro passando por ali, pega agua a 90 graus (uns 8cm de percurso digamos))....... po acho que esfriaria praticamente nada =s
tipo um desse não funcionaria melhor além de ser mais barato? (do fusca)
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-565408236-radiador-de-oleo-p-fusca-_jm
cara pelo q to vendo os de moto funcionam melhor que esses de carro o.o (procede?)
-
vou falar o q acontece no gorfi
sim ele tem esse dispositivo mostrado na base do filtro, o protetor de carter parece uma blindagem e tem uma entrada estrategicamente posicionada pra direcionar o ar pro filtro e essa base….
uso o mobil 20w50 e apos muito acelerar a pressao do oleo cai a 1,2 se andar normal acelerar mais nao segurar fica em 1,4digo q chegou a 1,2 no dia q o painel pinokio marcou mais de 250km/h
qnd ligo frio, passa e muito so 7bar do fim, chega a travar tipo vdo com qq acelerada
agora nao sei q oleo pede original.....
-
eu sugeri o radiador que usa a água da radiador justamente por ser um item original e não necessitar de adaptação alguma. se fosse para adaptar, eu adaptaria o da motor por ser menor e permitir uma maior flexibilidade em sua disposição no cofre do motor conforme a melhor ventilação.