Coluna mecânica online® nº 74 | um novo cenário na produção nacional de veículos
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fotos: divulgação
qual o fabricante nacional de veículosó o brasil não tem um único nessa seleta lista mundial de marcas como volkswagen, ford, fiat, general motors e tantas outras. e olha que fabricamos aviões, mas não carros. fabricamos sim, mas sempre por meio de multinacionais.
ainda assim, a notícia é positiva. um novo cenário na produção nacional de veículos começa a ser desenhado com o aumento da quantidade de fábricas instaladas em nosso território. um agente que impulsionou esse crescimento foi o programa inovar-auto, que, de certa forma, obrigou qualquer empresa estrangeira a investir numa linha de montagem local para ter condições de competir.
nada menos que nove fábricas estão sendo inauguradas nos próximos anos, duas delas inclusive, já estão operando e abriram essa nova onda de investimentos, a da toyota, em sorocaba, e a da hyundai, em piracicaba.
apesar da concentração no estado de são paulo, já observamos a descentralização. santa catarina e pernambuco, onde bmw e fiat investem em novas instalações fazem suas estreias nesse mapa.
o nordeste avança, acompanhando o bom momento econômico da região e suas previsões de consumo, cada vez maiores.
a convite da ford estive na cidade de horizonte, no ceará, onde a fabricante realizou a reinauguração da fábrica da troller, onde é produzida a nova geração do t4. foram mudanças significativas em todos os setores para a produção da segunda geração do utilitário, com foco na qualidade e produtividade. o objetivo foi estruturar a unidade para a ampla renovação feita no veículo, que vai desde a carroceria até a motorização e equipamentos.
os investimentos na modernização da planta incluíram novos processos de estamparia, soldagem, pintura e montagem e também a construção e reforma de instalações de apoio. entre elas, dois novos depósitos de peças, pista de testes, estacionamento, portaria, restaurante e vestiários, além de reforços na infraestrutura, como uma nova subestação de energia, canais de drenagem, sistemas de iluminação e segurança.
com a ampliação a fábrica passou a contar com 21 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 95 mil metros quadrados. a soldagem por robôs e a estampagem de peças por compressão a quente estão entre os novos sistemas adotados na manufatura.
solda por robôs e estampagem a quente – o novo troller t4 utiliza chassi com perfil retangular fechado e um novo conceito de carroceria, chamado space frame . a sua estrutura tubular metálica é soldada por robôs, o que garante mais qualidade na montagem e estabilidade dimensional do veículo. sobre essa base são aplicadas as peças estampadas em compósito especial - um material de fibra de vidro, resistente ao fogo, corrosão e impactos.
a produção dessas peças também é feita por um processo novo e exclusivo, chamado smc ( sheet moulding compound), de moldagem por compressão a quente em moldes de aço. suas principais vantagens são a estabilidade dimensional e resistência, além de menor peso e excelente acabamento de superfície, que refletem na qualidade final do produto.
o sistema de pintura da fábrica também recebeu importantes modificações. uma nova cabine foi instalada, com uma tecnologia que permite a definição da cor do veículo através do toque de apenas um botão. ela torna o processo mais rápido e eficiente e conta com equipamentos que reduzem a emissão de compostos orgânicos voláteis.
na linha de montagem foram instalados novos dispositivos, ferramentas e um novo sistema eletrônico para aperto e torque de parafusos. além disso, a fábrica passou a contar com um novo processo de testes e validação de todo o conteúdo eletrônico dos veículos.
além das mudanças na área de manufatura do novo t4, os investimentos na planta incluíram a construção de nova portaria, novos vestiários, um novo restaurante para os empregados e uma pista para testes específicos em todos os veículos que saem da linha de produção, com simulação de pisos de estrada e fora de estrada.