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Especificação acea para lubrificantes

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  • R Offline
    R Offline
    Rix
    escreveu em última edição por
    #1

    gostaria de alguma informação sobre a classificação acea de lubrificantes.

    se alguém puder, por gentileza, me dar uma luz, ficaria muito grato…

    []s

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    • E Offline
      E Offline
      edsonmassao
      escreveu em última edição por
      #2

      dei uma pesquisada rápida no fórum e achei isto:

      gostaria de dizer para aqueles que se preocupam com os carros não devem se ater apenas para as especificações sae.

      a maioria dos nossos carros são europeus e eficientes quanto é emissão de poluentes e tal. assim devo alertar para que passem a olhar também para a especificação acea classe a = veiculos a gasolina.

      acea a1 - motores visando economia no consumo de até 15%

      acea a2 - motores de uso normal com trocar em intervalos regulares

      acea a3 - motores alto desempenho, uso severo ou intervalos longos de troca.

      eu uso o shell helix amarelo 15w50 acea a2, parece ser adequado e não muito caro. acho que na próxima troca vou usar o shell helix plus (azul) que é semi-sint?tico 10w40 acea a3 e um pouco mais barato que o castrol que tem as mesmas especificações.

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      em http://www.preparados.com.br/forum/index.p…0&hl=acea&st=20

      lembro q num topic o user amarchetti deu uma boa explicação sobre isso, mas naum consigo achar…

      sobre óleo ainda, tava vendo q já tem com especificação sae sm :(

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #3

        então, eu tentei procurar algumas vezes no buscador daqui do fórum e em vêrias tentativas eu peguei aquela tela de timeout do servidor sql.

        edson, obrigado pela ajuda aí.

        achei óleo elf sporti sl 20w50 acea a3 a r$9,40, api sl, e tb achei 15w40 também acea a3, tb api sl a r$9,70.

        andei pensando em tentar um desses.

        obrigado pela ajuda, galera.

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          edsonmassao
          escreveu em última edição por
          #4

          então, eu tentei procurar algumas vezes no buscador daqui do fórum e em vêrias tentativas eu peguei aquela tela de timeout do servidor sql.

          edson, obrigado pela ajuda aí.

          achei óleo elf sporti sl 20w50 acea a3 a r$9,40, api sl, e tb achei 15w40 também acea a3, tb api sl a r$9,70.

          andei pensando em tentar um desses.

          obrigado pela ajuda, galera.

          []s

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          preços bons, cyberfast e os óleos são todos acea a3

          outra coisa q pelo menos naum ficou clara pra mim ainda é qual aditivo q pode ser ben?fico…naum é possível q dentre tantas variedades naum haja algum q tenha resultados positivos...

          estava pensando em experimentar um chamado triboil...só preciso ver se o preão compensa...

          isto aqui é meio antigo, mas talvez sirva pra algum esclarecimento sobre aditivos: http://www.fiestahp.com.br/dicas/desempenh…odificacoes.htm

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Konig
            escreveu em última edição por
            #5

            preços bons, cyberfast   e os óleos são todos acea a3

            outra coisa q pelo menos naum ficou clara pra mim ainda é qual aditivo q pode ser ben?fico…naum é possível q dentre tantas variedades naum haja algum q tenha resultados positivos...

            estava pensando em experimentar um chamado triboil...só preciso ver se o preão compensa...

            isto aqui é meio antigo, mas talvez sirva pra algum esclarecimento sobre aditivos: http://www.fiestahp.com.br/dicas/desempenh…odificacoes.htm

            [snapback]453121[/snapback]

            meu pai trabalhou alguns anos com isso. ele sempre usa o oleo mineral com o a segunda letra mais proxima do fim do alfabeto no caso atual sl, q é o óleo mais recente e melhoriznho, nunk usou aditivo, já passou mais de 3000km em troca de oleo e nunk teve problema.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              amarchetti
              escreveu em última edição por
              #6

              assim como tem a sae , existe a api (americana) e desde a dácada de 90 existe a acea (associação dos construtores europeuus automotivos)…

              juram de po junto que as escpecificações acea são muito mais exigentes que as api

              não sei como é testada a classificação acea..

              mas a api é montada em cima de 3 medições padrões:

              pega-se um motor std, adiciona óleoe o mesmo roda em bancada de testes num padrão de x% (snme 90%) da rpm máxima por uma km estipulada.

              ao final do teste, ecoa-se o óleo e este é examinado em laboratério...

              mede-se a quantiodade de dejetos sólidos no óleo (limalha de ferro)

              • teor alcalino do óleo após o teste (quanto ele acelera-desacelera a oxidação dos metais)

              • o 3o ?tem eu não me recordo... :(

              se tiver 500g de limalha ele não atende a norma sl, mas pode atender a sh, por exemplo

              desta forma, um óleo de classificação api menor mantém suas propriedades por uma km mnor do q o maior..mas a antecipação da troca resolve o problema...vanategm que não ocorre se vc não atender aas especificações mínimas de sae

              a espcificação acea a1 é voltada a lubrificantes que tenham como objetivo economizar combustável...normalmente são motores de baixo atrito ...menor poot?ncia específica e menor faixa de rpms...

              ace a3 é a mais exigente..motores que normalmente trabalham ema maior rpm, maior potência específica ..em resumo..uso severo...

              tambémm é comum se especificar acea a3 pra motores que o fabricante estipula intervalos altos d etroca de óleo, como os 1,0 que a reanult brasil cisma em dizer q aguenta 20mkms entre as trocas :eca:

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fusca84
                escreveu em última edição por
                #7

                …

                sobre óleo ainda, tava vendo q já tem com especificação sae sm :d

                [snapback]453049[/snapback]

                se for mineral vai custar uns 25 reais o litro e se for sintentico vai sair por uns 100 paus o litro :(

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  edsonmassao
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  se for mineral vai custar uns 25 reais o litro e se for sintentico vai sair por uns 100 paus o litro :(

                  []s

                  [snapback]453701[/snapback]

                  poutz, muito caro…tive q trocar umas peças numa loja e acabei catando o cr?dito em óleo...valvoline 20w50 sj a pouco mais de 7 reais o litro...creio q aguenta bem uns 30 mil km :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fusca84
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    …

                    sobre óleo ainda, tava vendo q já tem com especificação sae sm :d

                    [snapback]453049[/snapback]

                    eu nao tenho permissao para editar post

                    http://www.valvoline.com.br/dura_10w30.html

                    http://www.valvoline.com.br/dura_10w40.html

                    sao importados.

                    amarchetti, uma duvida boba…

                    alguns oleos, na pagina da valvoline, aparecem com api sj e outros como api sj/cf

                    o que seria o cf?

                    :( a valvoline nao tem mais o 5w50 :d

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      já vi sm mineral a 10 reais. na av. paraibuna tem.

                      mas estou interessado nesse elf sl acea a3.

                      eu queria colocar um a3 15w50 no corsa, mas num acho p/ vender…

                      15w40 num atende é minha preocupação de 3 horas a 6000rpms.

                      vou de 20w50 mesmo, acea a3, sl.

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        amarchetti
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        tem valvoline e sel?nia 10w60…só q são carinhos... :(

                        custo benefício, o 15w50 amarelo mineral sa shell manda bem...

                        só que já tivemos gente reclamando q ele deu pra tr?s em uso forçado ...

                        sabe o legal disso tudo? tem óleo 10w40 que aresiste mais ?s altas temperaturas que muito óleo 20w50 por aí...

                        especificação cf é o api pra de óleo pra motor diesel...não conheão muito bem isso..mas a combinação de letras deve seguir o memso princão dos óleos pra gasolina/alcool...

                        cf/cg-4/ci-4

                        a acea tem e4/e5/e3

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          stry_mh2o
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          para motores preparados coloque o novo sm

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Rix
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            amarchetti, aqui diz que acea a3 - motores alto desempenho, uso severo ou intervalos longos de troca.

                            motor de alto desempenho… penso que o meu não seja considerado de alto desempenho (1.6 92cv origineba), mas uso severo, isso sim. devo continuar trocando a cada 5000 kms ou posso dar uma dilatada nesse espaco de tempo? lembrando que o óleo é mineral.

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              fusca84
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              amarchetti, só mais uma coisa. gosto desse assunto de lubrificantes. aonde consigo mais informacoes a respeito de lubrificantes para motor e de uso industrial??

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                marcioap
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                amarchetti, que oleo vc recomenda eu usar no meu gol?

                                agora ele é motor original, apenas turbinado e o mtor tá com 95.000km

                                daqui un tempo vou fazer ele e montar forjado com pistão iapel e biela scar ou spa.

                                de preferencia un mineral ja que troco de oleo a cada 2500km

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  ? estranho falar que óleo é bom e qual não presta….não tem essa de ?io bão e meia-boca....

                                  se eu pudesse só usaria mobil 1 0w50 sint?tico..mas meu din din não dá conta....

                                  se vc pensar num motor origes, eu acho q vale a máxima de quanto mais vc puder superar ao sae frio (sem deixar de atender o alto ), melhor...

                                  são te?ricos 5-6 kms até q o motor atinja sua temp ideal de uso..até lá, vc tá tendo maior desgate, maior ocntaminação do óleo...então..o melhor a se fazer é oferecer o máximo de fluidez de óleo no circuito até que o motor e o óleo estejam em temperatura otimizada pra cada um fazer seu trabalho....

                                  se vc pegar um turbo montado, principalmente um forjado, vc estará gerando mais energia e por consequencia mais calor pra dissipar..pode ser q o 40 que atendia o motor antes não faça bem seu trabalho quando vc tiver toda essa carga extra de trabalho pro teu óleo e seu sistema de refrigeração...

                                  partindo deste medo do motor dar pra tr?s qdo exigido pra valer, a galera se preocupa em otimizar a máximo o sae quente e os xxw40 são desprezados...

                                  só q se vc considerar as folgas de um forjado, o quanto um motor destes normalmente roda gordo (? a regra q vc vê por aí)..vc cai na preocupação da contaminação do combustável...e passa a se preocupar em minimizar ao máximo esta contaminação..o caminho seria óleos sint?ticos...

                                  minha opinião é que se vc tiver um carro origes, procure ao máximo melhorar teu sae frio...não que api e acea não sejam importantes..mas eu vejo eles como algo pra se preocupar só depois q eu atender meu sae...

                                  se vc tem um turbão ...acho q a melhor coisa seria um radiador de óleo pra reduzir ao máximo a temp dele quando realmente exigido...de q adianta usar um 25w60 se quando eu ligar o motor chegarem 10 mls de óleo pro rala-rala e este ferver rapidinho? prefiro ter 40 mls al? segurando a onda..mesmo pq quando eu posso exijir do carro eu tá tranquilo, aifnal eu viajo quase que só de madrugada

                                  junta q a maioria usa turbina de diesel..aquele eixo pesad?o, sem refrigeração adiconal (água como nos mts, golfs e ursinhos carinhosos da vida)...por mai de bia q vc ande, tua turbina chega fácil em 20-30k rpms..e vc tá andando de boa..2-3k pro teu motor..e 3, 4 gotas de óleo chegando no teu motor...memso pq tua pressão de póleo nesta rpm é menor do q com o motor girando...

                                  nessa condição eu acho q é importante pra kct ter o máximo volume de óleo....mas se eu for fazer esta turbina girar pra kct lá na frente...a coisa vai esquentar...o 30 vai dar pra tr?s..o 40...até vai segurar a onda..mas bem pro?ximo do seu limite de temnperatura...por isso eu achoq o radiador de óleo deveria ser orbigatério...

                                  nem todo mundo vai encarar um radiador de óleo..então...tem que se preocupar com o momento q botar o bicho pra andar...vai encarar um xxw50....só não pode esquecer de atender o frio..

                                  ? um ap, um gm f2? vai de helix 15w50 amarelo..bom preço.....mas...o 10w40 do memso fabricante aguenta ais temperatura (??? mas é um 40 contra um 50 e memso assim resiste mais ????) é um ap mais novo (pos 2002)...hum..complicou..tenho q atender 10w....

                                  tem 10w60..mas também custa pra kct

                                  o que não rola é o erro que muito lojista te ind?s...acreditar q pq tenhpo um óleo superior eu posso rodar trocentops mkms a mais...

                                  dá raiva olhar no supermercado: óleo pra 5mkm...óleo pra 10 mkm...óleo pra 20 mkms....

                                  não existe isso......

                                  condição ideal de uso é utopia..os 20 mkms do manual de um fire 01 ou fiasa 00 é um sonho irreal...o cara morar na boca de uma rodovia paulista..ligar seu carro, engatar 1a,2a até a 5a e ficar nesta marcha sem exigir o motor a 100 km/h até chegar a seu destino sem nada de transito, sempre usando gasolina sem nenhum batismo...e fazer essecaminho na volta...

                                  o que a gente pega é transito...vóio tosco te segurando na esquerda....muita gente roda 3, 4 kms com o carro...nem chegou aí temp ideal de uso..servião severo master....

                                  e vem um fdp e diz pra vc comprar aquele óleo pq com ele vc roda 20 mkms...vtnc

                                  aquele óleo ninja pode não atender meu motor...o sel?nia 20k tanto recomendado pela fiat (15w40) não oferece o volume de óleo idela pra um zteec rocan na fase fria (5w30)...e esse óleo do rocan não se dá bem quando exigido num simples fiat fiasa ou num vw at 1,0, por exemplo

                                  manual do meu carro diz 15mkm em condições ideais de uso...uso severo seriam 7500...não passo de 5k e nunca deixo de trocar o filtro..

                                  material técnico sobre óleo tem em site dos fabricantes.....se vc ligar pro sac da texaco ou da castrol, os kras tem mandam um monte de folheto técnico..explica isso, explica aquilo..mas sempre diz..este meu óleo xyz é o melhor que tem.....

                                  de uso industrial eu posso pedir um help pro meu pai (vejo muito pouco ele, separou-se da minha m?e quando eu tinha 5 naos e mora em outra cidade)...ele dá cursos de lbrificação industrial e deve ter material que seja legal

                                  o legal daqui é q a galera sabe de verdade o que é isso e aquilo...como usa seu motor e o que precisa de verdade pra ele....assim ninguém cai no conto do frentista..ou no conto do aditivo ninja que opera milagres...

                                  bardahl b12? sua proposta é resistir melhor é contaminação química...só q estamos um 2006..ten óleo mineral que atende graus saes e apis muito superiores ao q a bardahl seuqer imaginava quando inventou este elixir da longa-vida?

                                  militec? aditivo é base de zicno, cromo ou néquel se propoe a formar liga com outros metais....e isso inclui um conduto de óleo que vc pode entupir parcialmente e reduzir a vazão de óleo?

                                  aditivo teflonado? me proponho a fazer um anti-aderente aderir a uma peça metálica para proteg?-la só pelo contato?

                                  moibd?mio (molykote)? esse tem uma teoria mais realista.....mas..só vê ele melecar ainda mais meu corpo de borboleta pelo retorno de vapor do c?rter..nada mais....

                                  e todos quando foram testados se mostraram pofios em toda e qualquer publicação que o testou....

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                                  • R Offline
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                                    Rix
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    preocupacão com a fase fria , n omeu carro, eu não tenho muita. 99% das vezes dou partida nele e vou fazer outra coisa. geralmente chego no carro, ou ele já está com o ventilador armado ou já está dentro da temperatura ideal do funcionamento. e sento o pau no bixo. só por isso que sou cabeca quente com o w50. esse motor vai girando alto por muito tempo, e é um gm f1, com seus crúnicos problemas de lubrificac?o.

                                    só isso.

                                    posso ou não posso dilatar o espaco entre trocas?

                                    se ninguém souber me dizer com certeza, vou continuar mudando com 5000kms, posso estar aos poucos desperdicando dinheiro com trocas curtas, mas poupando no prolongamento da vida útil do meu motor.

                                    só isso.

                                    []s

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                                    • A Offline
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                                      amarchetti
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                                      #18

                                      continua com trocas a no máximo 5mkm q é a melhor coisa q vc faz….tranquilidade não tem preço

                                      deixar um motor aquecendo na garagem é a melhor coisa q vc faz pra acelerar a contaminação do óleo...vórios minutos na rpm mais gorda q existe pro motor...

                                      pra vc q tá em sjc, provavelmente do lado da dutra(eu morei na vista verde..na cara da dutra), acho q seria mais negócio ligar a corseta e já sair andando com ele e deixar q a estrada faça seu papel

                                      mas pra formar borra com 5mkms vc tem q usar muitos tanques de solvente em vez de gasola.....:^^:

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                                      • R Offline
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                                        Rix
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                                        #19

                                        ok, manterei com 5k

                                        a ml do meu corsa fui em quem programei, e acredite, ela está bem sequinha…

                                        vc morou no vista verde? minha fam?lia mora tbno vista verde em qual rua vc morou? (off total...)

                                        por enquanto ele usa álcool msm, mas com o preco que está, acho q vai voltar a queimar gasolixo...

                                        ? isso, mto obrigado

                                        obs: se existe um cheiro que o óleo do meu carro não tem, é de álcool, gracas é deus..

                                        []s

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                                        • F Offline
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                                          #20

                                          …

                                          ? um ap, um gm f2? vai de helix 15w50 amarelo..bom preço.....mas...o 10w40 do memso fabricante aguenta ais temperatura (??? mas é um 40 contra um 50 e memso assim resiste mais ????) é um ap mais novo (pos 2002)...hum..complicou..tenho q atender 10w....

                                          opa, opa…

                                          vc quer dizer entao que o 10w40 (o da embalagem azul) helix resiste melhor as temperaturas que o 15w50??

                                          nao sei se vc sabe, mas ando de fusca aspro ou turbo (depende a epoca do ano e a minha forca de vontade de me incomodar um pouco na fase turbo) e geralmente vivo brigando com o manometro de oleo. a pressao é alta de demais quando frio e baixa demais quando quente (especialmente apos andar uns 50~60 kms acima de 130 km/h). meu unico medo é que um oleo 10w40 ou 5w40 (custa os olhos da cara) deixe a pressao de oleo cair demais quando o motor estiver quente.

                                          se vc puder conseguir qualquer informacao (preferencialmente eletronica) sobre lubrificantes industriais eu ficaria muito grato.

                                          um abraco.

                                          1 Resposta Última resposta

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