Especificação acea para lubrificantes
-
-
tem valvoline e sel?nia 10w60…só q são carinhos...
custo benefício, o 15w50 amarelo mineral sa shell manda bem...
só que já tivemos gente reclamando q ele deu pra tr?s em uso forçado ...
sabe o legal disso tudo? tem óleo 10w40 que aresiste mais ?s altas temperaturas que muito óleo 20w50 por aí...
especificação cf é o api pra de óleo pra motor diesel...não conheão muito bem isso..mas a combinação de letras deve seguir o memso princão dos óleos pra gasolina/alcool...
cf/cg-4/ci-4
a acea tem e4/e5/e3
-
amarchetti, aqui diz que acea a3 - motores alto desempenho, uso severo ou intervalos longos de troca.
motor de alto desempenho… penso que o meu não seja considerado de alto desempenho (1.6 92cv origineba), mas uso severo, isso sim. devo continuar trocando a cada 5000 kms ou posso dar uma dilatada nesse espaco de tempo? lembrando que o óleo é mineral.
[]s
-
amarchetti, que oleo vc recomenda eu usar no meu gol?
agora ele é motor original, apenas turbinado e o mtor tá com 95.000km
daqui un tempo vou fazer ele e montar forjado com pistão iapel e biela scar ou spa.
de preferencia un mineral ja que troco de oleo a cada 2500km
-
? estranho falar que óleo é bom e qual não presta….não tem essa de ?io bão e meia-boca....
se eu pudesse só usaria mobil 1 0w50 sint?tico..mas meu din din não dá conta....
se vc pensar num motor origes, eu acho q vale a máxima de quanto mais vc puder superar ao sae frio (sem deixar de atender o alto ), melhor...
são te?ricos 5-6 kms até q o motor atinja sua temp ideal de uso..até lá, vc tá tendo maior desgate, maior ocntaminação do óleo...então..o melhor a se fazer é oferecer o máximo de fluidez de óleo no circuito até que o motor e o óleo estejam em temperatura otimizada pra cada um fazer seu trabalho....
se vc pegar um turbo montado, principalmente um forjado, vc estará gerando mais energia e por consequencia mais calor pra dissipar..pode ser q o 40 que atendia o motor antes não faça bem seu trabalho quando vc tiver toda essa carga extra de trabalho pro teu óleo e seu sistema de refrigeração...
partindo deste medo do motor dar pra tr?s qdo exigido pra valer, a galera se preocupa em otimizar a máximo o sae quente e os xxw40 são desprezados...
só q se vc considerar as folgas de um forjado, o quanto um motor destes normalmente roda gordo (? a regra q vc vê por aí)..vc cai na preocupação da contaminação do combustável...e passa a se preocupar em minimizar ao máximo esta contaminação..o caminho seria óleos sint?ticos...
minha opinião é que se vc tiver um carro origes, procure ao máximo melhorar teu sae frio...não que api e acea não sejam importantes..mas eu vejo eles como algo pra se preocupar só depois q eu atender meu sae...
se vc tem um turbão ...acho q a melhor coisa seria um radiador de óleo pra reduzir ao máximo a temp dele quando realmente exigido...de q adianta usar um 25w60 se quando eu ligar o motor chegarem 10 mls de óleo pro rala-rala e este ferver rapidinho? prefiro ter 40 mls al? segurando a onda..mesmo pq quando eu posso exijir do carro eu tá tranquilo, aifnal eu viajo quase que só de madrugada
junta q a maioria usa turbina de diesel..aquele eixo pesad?o, sem refrigeração adiconal (água como nos mts, golfs e ursinhos carinhosos da vida)...por mai de bia q vc ande, tua turbina chega fácil em 20-30k rpms..e vc tá andando de boa..2-3k pro teu motor..e 3, 4 gotas de óleo chegando no teu motor...memso pq tua pressão de póleo nesta rpm é menor do q com o motor girando...
nessa condição eu acho q é importante pra kct ter o máximo volume de óleo....mas se eu for fazer esta turbina girar pra kct lá na frente...a coisa vai esquentar...o 30 vai dar pra tr?s..o 40...até vai segurar a onda..mas bem pro?ximo do seu limite de temnperatura...por isso eu achoq o radiador de óleo deveria ser orbigatério...
nem todo mundo vai encarar um radiador de óleo..então...tem que se preocupar com o momento q botar o bicho pra andar...vai encarar um xxw50....só não pode esquecer de atender o frio..
? um ap, um gm f2? vai de helix 15w50 amarelo..bom preço.....mas...o 10w40 do memso fabricante aguenta ais temperatura (??? mas é um 40 contra um 50 e memso assim resiste mais ????) é um ap mais novo (pos 2002)...hum..complicou..tenho q atender 10w....
tem 10w60..mas também custa pra kct
o que não rola é o erro que muito lojista te ind?s...acreditar q pq tenhpo um óleo superior eu posso rodar trocentops mkms a mais...
dá raiva olhar no supermercado: óleo pra 5mkm...óleo pra 10 mkm...óleo pra 20 mkms....
não existe isso......
condição ideal de uso é utopia..os 20 mkms do manual de um fire 01 ou fiasa 00 é um sonho irreal...o cara morar na boca de uma rodovia paulista..ligar seu carro, engatar 1a,2a até a 5a e ficar nesta marcha sem exigir o motor a 100 km/h até chegar a seu destino sem nada de transito, sempre usando gasolina sem nenhum batismo...e fazer essecaminho na volta...
o que a gente pega é transito...vóio tosco te segurando na esquerda....muita gente roda 3, 4 kms com o carro...nem chegou aí temp ideal de uso..servião severo master....
e vem um fdp e diz pra vc comprar aquele óleo pq com ele vc roda 20 mkms...vtnc
aquele óleo ninja pode não atender meu motor...o sel?nia 20k tanto recomendado pela fiat (15w40) não oferece o volume de óleo idela pra um zteec rocan na fase fria (5w30)...e esse óleo do rocan não se dá bem quando exigido num simples fiat fiasa ou num vw at 1,0, por exemplo
manual do meu carro diz 15mkm em condições ideais de uso...uso severo seriam 7500...não passo de 5k e nunca deixo de trocar o filtro..
material técnico sobre óleo tem em site dos fabricantes.....se vc ligar pro sac da texaco ou da castrol, os kras tem mandam um monte de folheto técnico..explica isso, explica aquilo..mas sempre diz..este meu óleo xyz é o melhor que tem.....
de uso industrial eu posso pedir um help pro meu pai (vejo muito pouco ele, separou-se da minha m?e quando eu tinha 5 naos e mora em outra cidade)...ele dá cursos de lbrificação industrial e deve ter material que seja legal
o legal daqui é q a galera sabe de verdade o que é isso e aquilo...como usa seu motor e o que precisa de verdade pra ele....assim ninguém cai no conto do frentista..ou no conto do aditivo ninja que opera milagres...
bardahl b12? sua proposta é resistir melhor é contaminação química...só q estamos um 2006..ten óleo mineral que atende graus saes e apis muito superiores ao q a bardahl seuqer imaginava quando inventou este elixir da longa-vida?
militec? aditivo é base de zicno, cromo ou néquel se propoe a formar liga com outros metais....e isso inclui um conduto de óleo que vc pode entupir parcialmente e reduzir a vazão de óleo?
aditivo teflonado? me proponho a fazer um anti-aderente aderir a uma peça metálica para proteg?-la só pelo contato?
moibd?mio (molykote)? esse tem uma teoria mais realista.....mas..só vê ele melecar ainda mais meu corpo de borboleta pelo retorno de vapor do c?rter..nada mais....
e todos quando foram testados se mostraram pofios em toda e qualquer publicação que o testou....
-
preocupacão com a fase fria , n omeu carro, eu não tenho muita. 99% das vezes dou partida nele e vou fazer outra coisa. geralmente chego no carro, ou ele já está com o ventilador armado ou já está dentro da temperatura ideal do funcionamento. e sento o pau no bixo. só por isso que sou cabeca quente com o w50. esse motor vai girando alto por muito tempo, e é um gm f1, com seus crúnicos problemas de lubrificac?o.
só isso.
posso ou não posso dilatar o espaco entre trocas?
se ninguém souber me dizer com certeza, vou continuar mudando com 5000kms, posso estar aos poucos desperdicando dinheiro com trocas curtas, mas poupando no prolongamento da vida útil do meu motor.
só isso.
[]s
-
continua com trocas a no máximo 5mkm q é a melhor coisa q vc faz….tranquilidade não tem preço
deixar um motor aquecendo na garagem é a melhor coisa q vc faz pra acelerar a contaminação do óleo...vórios minutos na rpm mais gorda q existe pro motor...
pra vc q tá em sjc, provavelmente do lado da dutra(eu morei na vista verde..na cara da dutra), acho q seria mais negócio ligar a corseta e já sair andando com ele e deixar q a estrada faça seu papel
mas pra formar borra com 5mkms vc tem q usar muitos tanques de solvente em vez de gasola.....
-
ok, manterei com 5k
a ml do meu corsa fui em quem programei, e acredite, ela está bem sequinha…
vc morou no vista verde? minha fam?lia mora tbno vista verde em qual rua vc morou? (off total...)
por enquanto ele usa álcool msm, mas com o preco que está, acho q vai voltar a queimar gasolixo...
? isso, mto obrigado
obs: se existe um cheiro que o óleo do meu carro não tem, é de álcool, gracas é deus..
[]s
-
…
? um ap, um gm f2? vai de helix 15w50 amarelo..bom preço.....mas...o 10w40 do memso fabricante aguenta ais temperatura (??? mas é um 40 contra um 50 e memso assim resiste mais ????) é um ap mais novo (pos 2002)...hum..complicou..tenho q atender 10w....
opa, opa…
vc quer dizer entao que o 10w40 (o da embalagem azul) helix resiste melhor as temperaturas que o 15w50??
nao sei se vc sabe, mas ando de fusca aspro ou turbo (depende a epoca do ano e a minha forca de vontade de me incomodar um pouco na fase turbo) e geralmente vivo brigando com o manometro de oleo. a pressao é alta de demais quando frio e baixa demais quando quente (especialmente apos andar uns 50~60 kms acima de 130 km/h). meu unico medo é que um oleo 10w40 ou 5w40 (custa os olhos da cara) deixe a pressao de oleo cair demais quando o motor estiver quente.
se vc puder conseguir qualquer informacao (preferencialmente eletronica) sobre lubrificantes industriais eu ficaria muito grato.
um abraco.
-
opa..sumi d enovo…
morei na rua cuvba..vim pra sp com 5 anos..
meu avṍ ainda mora snme na costa rica (so sei indo pra la, nunca lembro o nome da rua)...alias..acho q amanha eu tá por aí a tarde
fusca.....nao disse q todos resistem melhor...
o helix azul 10w40 base sint?tica aguentyou mais tranco q ao helix amarelo 15w50 mineral...não quwr dizer q vai aguentar mais q o 20w50 de outra marca....
foi pr amostrar q o sae no r?tulo não diz tanto assim...
a medicao do sae é feita em tubos em laboratorio numa condição tal de temperatura e humidade...
qdo vc enfiar no meio do teu motor, vc vai ter contato com combustivel nao queimado, restos do borra q ja estavam la...e a coisa pod emudar...
nessa hora ter base sint?tica é uma vanategm sobre ser mineral...
só como exemplo...o 50 do helix amarelo tomou pau do 40 do hel;ix azul..mas o 50 do xhp deu uma diferença d e+ de 11o em cima do 40 do helix...
eu usei bastante o magnatec, e o heliz azul,nenhum deles deu pra tr?s no mt...mas é um turbio origes....num turbado com folgas ele pode dar pra tr?s...
como eu nao tinha manometro de oleo nem marcador de temp de oleo...nao posso falar pra vc q ganhos e perdas tive se comparado ao 5w40 ...e com nunca usei 20w50 nesse mt nao tenho base pra comparacao...
tive uma situação, na madruga antes de entregar o mt q foi uma ~despedida~q foram +/- uns 20-25 mins chutando o q podia e não podia na bandeirantes e anhanguera (sem medo de radares pq tinah uma vantagem escondida ) e na volta acendeu luz de injeção, o mt manquificou geral e s[o voltou depois q parei num posto lagoa azual e ele esfriou
o gti_t abriu um topico sobre usar sint?tico e parece q ele encarou 5w40 mineral na goleta....
se ele puder aparecer e dizer como anda o brinquedo, se tiver manometros e medidor de temp, melhor ainda..
-
fusca…..nao disse q todos resistem melhor...
o helix azul 10w40 base sint?tica aguentyou mais tranco q ao helix amarelo 15w50 mineral...não quwr dizer q vai aguentar mais q o 20w50 de outra marca....
foi pr amostrar q o sae no r?tulo não diz tanto assim...
a medicao do sae é feita em tubos em laboratorio numa condição tal de temperatura e humidade...
qdo vc enfiar no meio do teu motor, vc vai ter contato com combustivel nao queimado, restos do borra q ja estavam la...e a coisa pod emudar...
nessa hora ter base sint?tica é uma vanategm sobre ser mineral...
só como exemplo...o 50 do helix amarelo tomou pau do 40 do hel;ix azul..mas o 50 do xhp deu uma diferença d e+ de 11o em cima do 40 do helix...
eu usei bastante o magnatec, e o heliz azul,nenhum deles deu pra tr?s no mt...mas é um turbio origes....num turbado com folgas ele pode dar pra tr?s...
como eu nao tinha manometro de oleo nem marcador de temp de oleo...nao posso falar pra vc q ganhos e perdas tive se comparado ao 5w40 ...e com nunca usei 20w50 nesse mt nao tenho base pra comparacao...
tive uma situação, na madruga antes de entregar o mt q foi uma ~despedida~q foram +/- uns 20-25 mins chutando o q podia e não podia na bandeirantes e anhanguera (sem medo de radares pq tinah uma vantagem escondida ) e na volta acendeu luz de injeção, o mt manquificou geral e s[o voltou depois q parei num posto lagoa azual e ele esfriou
o gti_t abriu um topico sobre usar sint?tico e parece q ele encarou 5w40 mineral na goleta....
se ele puder aparecer e dizer como anda o brinquedo, se tiver manometros e medidor de temp, melhor ainda..
[snapback]455756[/snapback]
bom, como já tinha passado uma decada da hora da troca, ontem eu resolvi esperimentar o helix 10w40 no fusca. o oleo tem um cheiro gostoso (serio). botei e vim pra casa. já no caminho comecei a sentir cheiro de oleo queimado (oleo novo, diga-se de passagem).
hoje de manha ao dar a partida, para minha felicidade nao precisa esperar os tradicionais 2 minutos para o oleo esquentar e a pressao baixar. tava dando 4 kg de pressao na lenta (antes chega a 8kg). sai na manha e fui fazer que tenha que ser feito.
andei muito em trecho urbano, transito pesado, mas, em alguns momentos era possivel chegar a usar 3a ou 4a. marcha.
motor quente, estico a 3a. até 3000 rpm e espero para ver aonde o manometro chega. nao deu 2kg de pressao com o oleo a 80 graus. no mineral sempre vinha cerca de 2,3 a 2,5 kg de pressao. girando 4500 mal conseguiu chegar a 3kg.
oleo quente, 90 graus. marcha lenta, 0,2 kg de pressao e….. cheiro de oleo queimado no ar. 40 kms apos a troca, fiz outra. agora por mineral, 20w50 castrol gtx.
pressao de oleo normal de novo.
conclusao, oleo sintentico nao funciona em fusca. esse negocio presta pra motor que foi feito para usar oleo sintetico. se o motor pede mineral, deve-se usar mineral, pois certamente as folgas sao diferentes e a pressao cai.
ahhh, em tempo, o shell helix da embalagem amarela (15w50), conseguiu destruir um motor apos 25 mil kms de uso. na minha opiniao, é um oleo muito ruim.
[]s
-
essa de cheirar óleo é nova..não vai viciar, hein
teu motor não curtiu a brincadeira mesmo….
em teoria os vw ar deveriam ter folgas amiores q um motor atual..ao mesmo tempo q germ menor esforão térmico e um deveria equilibrar o outro nessa brincadeira..o q não rolou pelo q vc mediu
ter menor pressão de trabalho da bomba é até de se esperar, afinal o esforão pra fazer este óleo circular deveria ser menor...mas não esperava uma digferen?a tão significativa de pressão ...
o óleo q vc escoou, com q estava? se ele estava atinginjd seu limite térmico, deveria ter formado alguma pelotinhas.....
baixou nível de óleo acima do normal nesse tempo q vc usou o óleo?
-
aki eu coloqui elf sporti 20w50, acea a3.
filtro de óleo novo (seempre…)
percebi que a temperatura média do motor aumentou, apesar que tá fazendo um calor?o.... acabei ficando meio q sem par?metro real.
mas uma coisa que percebi: o giro tá subindo substancialmente mais rápido.
as batidinhas de tucho continuam.
o óleo velho escoou normalmente, sem bolhas, sem calombinhos nem nada.
[]s
-
essa de cheirar óleo é nova..não vai viciar, hein
teu motor não curtiu a brincadeira mesmo….
em teoria os vw ar deveriam ter folgas amiores q um motor atual..ao mesmo tempo q germ menor esforão térmico e um deveria equilibrar o outro nessa brincadeira..o q não rolou pelo q vc mediu
ter menor pressão de trabalho da bomba é até de se esperar, afinal o esforão pra fazer este óleo circular deveria ser menor...mas não esperava uma digferen?a tão significativa de pressão ...
o óleo q vc escoou, com q estava? se ele estava atinginjd seu limite térmico, deveria ter formado alguma pelotinhas.....
baixou nível de óleo acima do normal nesse tempo q vc usou o óleo?
[snapback]455780[/snapback]
escoou como se fosse agua. a temperatura maxima que atinge moendo muito é cerca de 100 graus (coisas que só um radiador de oleo fazem por voce).
nao apareceram as pelotinhas, alias nunca apareceram.
o nivel nao medi, mas se baixou foi muuuito pouco. por sinal, eu perco mais oleo pelo suspiro, que vai para o chao, asfalto, do que pelas guias de valvulas e aneis.
hoje fiz uma viajem de 220 km com o castrol gtx. pressao de oleo sempre em 2,5 kg, andando na base de 110 a 120 km/h.
tambem fiz um ajuste de ponto (tava muito atrasado, pois tava andando com gasolina e fui tacando alcool). mantem 4 kg de pressao @ 6500 rpm, tenta subir mais, chega a dar picos de 5kg, mas, como voce diz, o esforco termico (dissipacao?) forca a pressao a cair para 4kg enquanto o giro vai subindo.
[]s
-
se nao tava formando pelotinha, entao o oleo nao tava dando pra tr?s..tinha vazão no circuito…
krai..100o de temp de óleo? tá show de bola...
vc pode taxcar 0w30 aí q não vai fritar nunca...rsrsrsrsrs
-
pra voce te ideia, dos tempos de turbo @ 1,3kg e combustivel a vontade fornecidos por 2 bicos monoponto suplementares (um para cada bancada), eu fazia trechos de 7, 8 kms com o po no assoalho e o ouvido espichado para tras para ver se nao tava dando pre ignicao. andava a 200~210 por hora durante 3, 4 minutos, aliviava, quase parava e retomava de 2a. 3a. (até 7200 rpm) e 4a. que chevaga entre 6000 a 6200 rpm. parava o carro, deixava funcionando na lenta por uns 40 segundos e a temperatura do oleo passava um pouco dos 100 graus (nunca chegou a 110).
isso durante o verao, de madrugada obviamente, com temperatura do ar na casa dos 28 graus.
hoje para conseguir 100 graus tem que moer muito. como passei a utilizar alcool, apesar do ponto de ignicao bem mais adiantado, a temperatura do oleo esta tendendo a se manter um pouquinho mais baixa do que com gasolina.
segundo informacoes do departamento tecnico da ipiranga (eu usava f1 master na epoca) o oleo mineral deles 20w50 sj é oleo até 119 graus.
0w30?? ja despencou pressao com 10w40, imagine um w30?
um abraco
-
ahh, so uma coisa para complementar. eu havia falado a respeito de lubrificantes industriais. conheco. sae90 e sae 140 (o primeiro usado em caixa de transmissao e o segundo em difereciais de caminhao).
o que eu posso ajudar a acrescentar a respeito desses oleo, sao que o sae90 fede pra caralho o sae 140 fede muito mais pra caralho.
a gente tem na empresa uma maquina extrusora de plastico. sao cerca de 50cv@80 rpm, e isso da um singelo torque de 460kgfm no ultimo eixo da caixa redutora. 1 ano e meio trabalhando sem problemas e sem troca de oleo. a redutora usa sae140 que se aquece por atrito até 65 graus (medido com pistola laser).
[]s