Novo fox chega renovado com cara de golf
-
fotos: divulgação
primeiro modelo feito no brasil desenvolvido de dentro para fora, o fox foi também o primeiro volkswagen a adotar as linhas globais de estilo da marca, em 2009. agora, na linha 2015, o modelo passa a ser o primeiro carro nacional da volkswagen a trazer a evolução do design mundial da marca.
é uma evolução que valoriza ainda mais o design do carro. de forma geral, o fox está mais maduro, moderno e imponente. foram cerca de quatro anos trabalhando nesse projeto, que teve como base três pilares: inovação, sofisticação e qualidade , explica o diretor de design e package da volkswagen do brasil, luiz alberto veiga.
o novo fox traz a frente totalmente nova. desde as portas dianteiras (coluna a), todas as linhas de estilo em direção à frente do carro são novas. capô, faróis, para-choques. a característica mais marcante na frente do novo fox são os faróis, mais inclinados em relação aos do modelo anterior e que passam a adotar a assinatura mais quadrada, semelhante a outros modelos volkswagen no mundo. agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no novo golf.
destaca-se também a nova entrada de ar no para-choque, que passa a ser flutuante, ou seja, claramente independente das demais linhas da parte inferior do para-choque. para evidenciar esse elemento de design, os itens cromados aumentaram no novo fox, especialmente quando se analisa a versão highline. as molduras nos faróis de neblina são um bom exemplo. além de dar aparência mais refinada à visão frontal do modelo, essas molduras dão a impressão de continuidade da grade dianteira.
vista lateral
também repaginada, a lateral traz como principal mudança as molduras das caixas de roda, que agora estão mais evidentes. todas as rodas de liga leve e calotas do novo fox são novas. ao todo são cinco acabamentos para as rodas: três tipos de calota – folk e samba, de 15 polegadas, e blues de 14 polegadas (esta para a versão bluemotion) – e duas rodas de liga leve (indie de 15 e tango de 16).
outra mudança de estilo está nas molduras dos espelhos retrovisores, que estão maiores e com novo formato. outro componente que está mais vistoso é o friso lateral, que define bem a área de incidência de luz na parte inferior das portas. as chapas das portas trazem linhas mais proeminentes, destacando-se no desenho do novo fox.
a coluna c, a que fica entre a porta traseira e a tampa do porta-malas, é totalmente nova, não apenas por causa das molduras da caixa de roda, mas também pelas novas lanternas traseiras. visualmente, o resultado é um carro mais bem postado, com linhas bem definidas e de aspecto sóbrio, diz o diretor de design e package da volkswagen do brasil.
traseira
assim como na dianteira, todos os componentes da parte de trás do novo fox são novos. o que mais chama a atenção são as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior (e em posição horizontal).
seguindo a mesma linha adotada em modelos de segmentos superiores, como o novo golf, jetta e passat, por exemplo, o novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas, mantendo a assinatura visual noturna padrão da marca no mundo (volkswagen night appearance). como consequência, a tampa do porta-malas também é totalmente nova para acomodar as lanternas maiores.
o para-choque traseiro também é novo e passa a contar com retrorrefletores integrados na parte inferior, o que confere mais esportividade ao modelo. em todas as versões a área que envolve o retrorrefletor é pintado de preto, dando a impressão de que o carro é mais alto.
centralizado na traseira do carro, o emblema merece um capítulo à parte. o novo fox passa a contar com o easy trunk ( schwenkemblem), sistema de abertura elétrica da tampa traseira pelo logotipo da volkswagen, como já ocorre no cc e no passat. dessa forma, basta pressionar para frente a parte superior do logo para abrir a tampa do porta-malas.
interior
o novo fox traz um interior mais moderno e sofisticado. todos os materiais utilizados são novos ou foram refinados. o painel, por exemplo, passa a contar com uma nova peça plástica, mais lisa e de material mais nobre. agora, todas as versões do fox passam a ter o painel pintado, dando um aspecto mais luxuoso ao modelo.
cada detalhe foi estudado no interior do fox para atender da melhor forma possível as necessidades dos ocupantes do carro. o conceito driver oriented está ainda mais nítido no novo fox, que passa a utilizar tonalidades mais claras no interior. além disso, o cliente tem à disposição mais opções de combinações de cor e de materiais, podendo configurar o carro do jeito e do gosto dele. a oferta prática de acabamentos praticamente dobrou em relação ao modelo anterior. tudo está mais moderno no novo fox, ressalta luiz alberto veiga.
o quadro de instrumentos passa a ter novo grafismo e reforça a iluminação de leds brancos. as saídas de ar também são novas, com formato mais uniforme e destacado em relação ao restante do painel.
cada versão traz um ambiente de cabine diferente, do volante às tonalidades e materiais utilizados. já na versão trendline, de entrada, o painel conta com um aspecto metalizado.
o tecido que cobre o interior também é novo: tear venice cinza, de aspecto mais sóbrio.
na configuração intermediária comfortline, há mais itens cromados no interior e o acabamento é diferenciado. o tecido que forra os bancos e as laterais das portas também é inédito: tear byron cinza. de série o volante é o mesmo da versão trendline, mas há a opção de equipar o modelo com o mesmo volante multifuncional do cc, com comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia.
o novo fox bluemotion segue a filosofia global da marca para definir as versões que têm a eficiência energética como principal premissa. a grade dianteira traz visual exclusivo, com um filete azul, assim como as calotas inéditas (aro 14). o tecido dos bancos conta com figurino exclusivo (malharia maya azul) e a plaqueta que identifica a nomenclatura bluemotion é inédita.
na versão highline, topo de linha, todo o ambiente é diferenciado. o painel traz tom mais claro de série, porém o cliente tem a opção de deixar o interior escuro. o volante multifuncional de série é o mesmo do novo golf. além disso, o fox highline já conta com volante e pomos do câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro com pespontos claros.
o revestimento interno é a exclusiva malharia zuma cinza (ambientação clara) e há as opções de cobrir os bancos e os painéis de porta com exclusiva a malharia zuma hard cinza (ambientação escura) ou um novo native, que traz gravações semelhantes a fibra de carbono e uma faixa vermelha, dando um visual ainda mais superior ao interior do novo fox highline. na versão topo de linha as capas dos pedais são de alumínio e as rodas de liga leve de 15 estilo indie são equipamentos de série.
preços
trendline: r$ 35.900 (1.0) e r$ 39.800 (1.6)
bluemotion: r$ 37.690
comfortline: r$ 38.190 (1.0), r$ 41.490 (1.6 manual) e r$ 44.590 (1.6 i-motion)
highline: r$ 48.490 (1.6 manual) e r$ 51.790 (1.6 i-motion)fonte: volkswagen do brasil
assuntos corporativos e relações com a imprensa