Avaliação - chamonix spyder 550-s 1.8 flex 2014
-
fotos: fernando gennaro
nada como um belo dia, sem nuvens de chuva por perto, para andar em um conversível de muito prestigio e que carrega em sua bagagem uma grande história de sucesso. estamos falando do chamonix spyder 550-s. réplica do lendário porsche spyder 550 que se consagrou nas pistas de corridas do mundo inteiro e que ficou ainda mais famoso após o astro de hollywood, james dean, morrer em um acidente com um modelo deste.
sem dúvida, pilotar a replica deste esportivo, que pesa apenas 680 kg é pura diversão. possui uma posição de guiar bem próxima de um carro de corrida, praticamente suas pernas ficam esticadas, o volante junto com a manopla do câmbio bem posicionada, facilitando a dirigibilidade.
construído em um chassi tubular e carroceria em fibra de vidro, o esportivo contato com a suspensão dianteira do tradicional vw sedan e a parte traseira utiliza uma suspensão independente, desenvolvida pela própria chamonix, com eixo dedion, proporcionando segurança em velocidades altas, com uma ótima estabilidade tanto nas retas quanto nas curvas.
o interior é bem espartano, típico de um verdadeiro esportivo, ele é equipado com bancos de couro tipo concha, e o cliente pode personalizar o veículo da forma que quiser, deixando ele mais próximo do original ou realizando adaptações até que fique do seu gosto. já que existe uma grande variedade de cores, acessórios, opcionais entre outros itens.
a parte de instrumentos é simples mais possui tudo o que o motorista necessita como: velocímetro, conta-giros, temperatura do motor e marcador de combustível, todos imitando o mesmo grafismo de como era na época. sem dúvida, este belo esportivo nacional com sangue alemão chama a atenção por onde passa. quem busca esportividade e exclusividade, ai está uma boa dica para se divertir e curti um momento único.
sob o capô está um motor vw 1.8 flex de 115 cv que possui 16kgfm e chega a 5.250 rpm. basicamente é uma mecânica simples e convencional, porém muito eficiente e de fácil manutenção. além disso, o chamonix spyder tornou o primeiro esportivo nacional com motor flex. o câmbio é o mesmo da família vw gol g5/santana, manual de 5 velocidades. com relação aos freios são a disco nas 4 rodas, proporcionando maior segurança, para frear este esportivo. o preço não foi divulgado pela empresa, mas em breve teremos novidade sobre os valores.
continua na página 2