Sandero e logan ganham câmbio automatizado
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fotos: divulgação
para quem quer mais conforto, principalmente nas grandes cidades, a renault passa a oferecer nos modelos sandero e logan uma solução automatizada econômica em combustível e a preço bem atrativo. trata-se da moderna transmissão automatizada easy r de cinco marchas, que chega aos modelos como opcional nas versões com motor 1.6 8v (expression e dynamique), por r$ 2.400.
além da praticidade, outra vantagem do câmbio automatizado é o baixo consumo de combustível, cerca de 20% inferior ao de um câmbio automático convencional (com conversor de torque).
o câmbio automatizado, diferentemente dos automáticos convencionais, possui embreagem e um câmbio mecânico semelhante ao da versão manual. um sistema eletrônico controla a embreagem e faz as trocas automaticamente.
no easy r, a troca de marchas é realizada de maneira eletroeletrônica. o motorista também pode escolher trocar as marchas de forma manual sequencial, com toques na alavanca de marcha.
há também a possibilidade de dirigir de forma mais econômica ou esportiva automaticamente, pois o sistema se adapta ao modo de dirigir do motorista. em caso de acelerações bruscas (o chamado kick down ), o câmbio easy r fará as trocas tornando a condução esportiva ou possibilitando uma ultrapassagem mais segura.
para facilitar as manobras de estacionamento, o easy r traz a função creeping, que faz com que o veículo se mova lentamente bastando tirar o pé do freio com o veículo engatado em primeira marcha ou marcha a ré. o creeping auxilia também nas arrancadas em rampas de até 4 graus de inclinação.
com o câmbio easy r, o sandero expression 1.6 8v tem preço sugerido de r$ 43.000 e o sandero dynamique, r$ 47.180. o logan expression 1.6 8v sai por r$ 45.490 e o logan dynamique por r$ 50.180.
o câmbio easy r utiliza o sistema eletroeletrônico da alemã zf e foi desenvolvido ao longo de 3 anos, com mais de um milhão de quilômetros rodados em bancos de ensaios e em testes dinâmicos nos novos sandero e logan em três continentes. na renault, essa tecnologia faz a sua estreia mundial no brasil.
sandero e logan têm garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. o plano de manutenção dos modelos prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
dividindo-se o custo total do programa de manutenção pelo número de dias dos três anos de garantia, o resultado é um custo de manutenção em torno de r$ 1 por dia (para as versões sem ar-condicionado) - um dos mais baixos das categorias.
fonte: imprensa renault