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Coluna mecânica online® nº 78 ” como funciona o novo uno liga-desliga

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    mlbimmer
    escreveu em última edição por
    #1

    fotos: divulgação

    já imaginou parar o veículo e o motor morrer? essa pode ser a primeira impressão de quem dirige um veículo com o sistema start&stop (s&s), tecnologia que vem de série na nova versão evolution do novo uno 2015. enquanto outros fabricantes investiram na produção de motores menores, com três cilindros, a fiat inova com o primeiro modelo fabricado no brasil com a tecnologia e ainda por cima funcionando tanto com gasolina quanto com etanol.

    este recurso verde de última geração desliga e religa o motor automaticamente. uma redução de até 20% no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente. e ainda melhora o conforto acústico do carro, já que não há o ruído característico do motor na marcha lenta.

    o funcionamento é intuitivo e simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente.

    no painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. o sistema s&s também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).

    por trás desta simplicidade de operação existe muito trabalho de engenharia, que também acrescentou novas tecnologias para chegar ao resultado. todo o sistema de partida do carro foi reformulado, desde o motor de arranque ” desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência ”, até o gerenciamento eletrônico do novo equipamento.

    a bateria de 60 ah, que traz mix acid element (misturador do eletrólito), além de células de energia com tecnologia heavy duty, garante partidas e recargas mais rápidas. existe também o sensor inteligente de bateria (ibs), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo s&s. este sensor ibs trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico do carro, garantindo que o s&s só atue quando a bateria estiver acima dos 75% de carga.

    ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 ah. e mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.

    com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema start&stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.

    para o funcionamento do s&s, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. só depois desta checagem eletrônica é que o start&stop começa a atuar. tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.

    todo este gerenciamento é muito eficiente por meio de uma arquitetura eletrônica aperfeiçoada e o novo sistema canbus, que passou de 11 bits para 29 bits. isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.

    durante o lançamento do novo uno 2015, em buenos aires, tivemos a oportunidade de testar em trânsito pesado o comportamento do sistema, que muito agradou. principalmente quando colocamos o pé na embreagem para colocar a primeira marcha, o ligar foi rápido e sem maiores vibrações do veículo, o que poderia vir a incomodar.

    condições auto stop

    ·         temperatura do líquido de arrefecimento do motor acima de 40°c.

    ·         cinto de segurança do motorista afivelado.

    ·         porta do condutor e capô fechados.

    ·         ter atingido anteriormente velocidade superior a 7 quilômetros por hora por 2 segundos.

    ·         carga da bateria maior que 75%.

    ·         última marcha engatada não ser a ré.

    ·         freio de estacionamento não estar acionado.

    condições auto start

    ·         ao se acionar a embreagem.

    ·         mesmo em ponto-morto, se a velocidade for superior a três quilômetros por hora.

    ·         baixo vácuo de freio.

    ·         ligar o ar condicionado manualmente.

    ·         tempo de motor desligado maior do que 60 segundos com o ar condicionado ligado.

    ·         após 165 segundos do auto stop, caso o ar condicionado esteja desligado.

    ·         quando há alta demanda elétrica dos equipamentos do carro, como faróis, limpadores e desembaçadores, por exemplo.

    tarcisio dias - profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecânica com habilitação em mecatrônica e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacader

    coluna mecânica online® – menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º prêmio sae brasil de jornalismo 2013, promovido pela sociedade de engenheiros da mobilidade.

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