Coluna alta roda extra - semáforos amigos
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fotos: divulgação
conectividade e automação são duas soluções em que os automóveis, daqui em diante, mais avançarão. o segundo recurso ainda depende de redução de custos e de alguma regulamentação adicional dos códigos de trânsito de cada país. mas a utilização da massa de possibilidades da rede mundial interconectada de computadores, que a internet coloca à disposição, ainda terá desdobramentos surpreendentes para a indústria automobilística.
na recente feira de eletrônica de consumo (ces, em inglês), em las vegas, eua uma nova tecnologia de reconhecimento avançado dos semáforos de trânsito foi demonstrada para aliviar a dura rotina dos motoristas no dia a dia das cidades. de quebra pode melhorar a fluidez e evitar as pesadas multas de desrespeito eventual à sinalização.
iniciativa da audi foi de atrelar a internet a bordo à rede de semáforos inteligentes que muitas cidades utilizam em computadores centrais de controle de trânsito. a novidade é capaz de assimilar em tempo real a sequência e o intervalo de troca de sinais no entorno do carro. em seguida transmite essa referência ao quadro de instrumentos e o sistema de informações ao motorista (sim) mostra a velocidade correta para que alcance o maior número possível de sinais verdes. um ícone representa o semáforo com as três luzes: vermelha, amarelo e verde.
se o automóvel está parado no sinal vermelho, o sim calculará o tempo restante até mudar para o verde e reproduzirá uma contagem regressiva no painel. esse recurso se integra ao sistema desliga-liga o motor e providenciará a partida automática do motor cinco segundos antes de o sinal liberar a passagem.
a empresa calcula que a interação on line da rede de semáforos com os carros em movimento tem potencial de reduzir as emissões de gás carbônico (co<sub>2</sub>) em até 15% em razão de economizar quase um bilhão de litros de combustível por ano, se utilizada em toda a alemanha, cuja frota total é de quase 50 milhões de veículos.
segundo o fabricante, a tecnologia já está totalmente funcional, testada e pronta para entrar em produção em toda a sua linha, à espera apenas de autorização governamental. uma demonstração nas avenidas e estradas em torno de las vegas, em janeiro passado, com 50 semáforos ou faróis, foi bem sucedida. testes também estão em curso na cidade italiana de verona e envolvem 60 sinais que cobrem praticamente todo o centro da cidade.
experiência mais abrangente é em berlim. na capital alemã, 25 clientes de carros comuns equipados com o sistema interagem com sucesso à rede de 1.000 semáforos inteligentes da cidade.
conectividade entre automóveis, motoristas e o mundo digital já permite que o veículo procure sozinho, sem ninguém atrás do volante, uma vaga em estacionamento, faça as manobras para entrar na vaga e depois saia e retorne às mãos do seu dono, apenas ao sinal enviado por telefone inteligente.
acredita-se que antes de se autorizar, em larga escala, a direção autônoma por ruas e estradas, a utilização em velocidade reduzida nos estacionamentos servirá de teste definitivo para a nova tecnologia. afinal, envolve baixos riscos, além de se sujeitar menos a adaptações da legislação de trânsito e a questões jurídicas de responsabilidade civil.