Avaliação - toyota corolla 2.0 dual vvt-i xei flex aut. 2015
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fotos: marcus lauria
lançado em março deste ano, tivemos a oportunidade de conhecer o novo toyota corolla em seu lançamento, realizado em campinas, interior de são paulo. o sedan está em sua 11ª geração e chegou cheio de novidades. na ocasião, andamos em duas versões, uma com câmbio manual e outra automática. a primeira impressão foi excelente, apesar do pouco tempo para conhecer melhor o sedan médio mais vendido do país. agora com o teste de uma semana, com um modelo cedido pela marca, as impressões mudaram. confira logo abaixo o que achamos do novo corolla.
a versão escolhida pela marca, para a imprensa avaliar, foi a intermediária xei automática. com linhas mais modernas o modelo chega em quatro versões gli (motor 1.8 com opções de câmbio manual e automático), xei (2.0 automático) e altis (2.0 automático). o modelo renovado vem com tudo para manter a liderança entre seus concorrentes, principalmente o novo civc.
já a parte traseira recebeu retoques e ficou bem mais agressiva, passando a ter contornos da carroceria (agora com defletores de luz na parte inferior) e do porta-malas unidos às laterais e às lanternas. as rodas de 16 polegadas ganharam estilo próprio de acordo com cada versão, sempre combinando com a carroceria. de lateral, o sedan nipônico mostra linhas limpas e ao mesmo tempo ousadas. com vincos aparentes e linha da cintura alta.
segundo a toyota, o novo corolla foi concebido com uma carroceria mais rígida partir do uso de aços de alta resistência à tensão e outros reforços estruturais. o carro agora está mais espaçoso, devido ao ganho de dez centímetros de entre-eixos, totalizando 2,7 metros e 7,5 centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro. os passageiros dos bancos traseiros também ganharam 8,5 centímetros de espaço para os joelhos, agora com total de espaço de 70,6 centímetros.realmente não falta conforto a bordo do sedan japonês.
o corolla xei 2.0 traz de série 5 airbags (frontais, laterais e joelho – motorista); direção eletricamente assistida, freios a disco com abs e ebd nas 4 rodas; volante multifuncional com comandos de som, sistema de áudio com conectividade bluetooth/usb e aux-in, bancos em tecido, chave canivete com comandos integrados e retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas. além de cd mp3 c/ tela de 6,1³ e tv digital, leitor de dvd, câmera de ré, bancos em couro cinza, controle de velocidade de cruzeiro, faróis de neblina, lanternas traseira em led, retrovisor interno eletrocrômico.
a versão avaliada oferece um motor 2.0l flexfuel, dual vvt-i dohc de 16 válvulas, que rende 143 cavalos de potência a 5.600 rpm a gasolina, e 154 cavalos a 5.800 giros, com etanol. o torque é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (etanol), que trabalha em conjunto com uma transmissão cvt (automática) de 7 marchas com trocas sequenciais, a função possui um software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio no modo drive .
o conjunto motriz, aliada a ótima suspensão mais equilibrada em relação a versão anterior ficou muito mais seguro e confiante, segundo a marca, o modelo ficou 15% mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h e 27% mais ágil no teste de retomada entre 80 km/h e 100 km/h. o novo sedã da toyota também já foi submetido à avaliação do programa de etiquetagem veicular do inmetro, e recebeu a nota a em todas as versões de motorização e transmissão. o teste, realizado tanto na estrada quando no perímetro urbano, teve bons resultados referentes ao consumo, sua média nesses trajetos, sempre com o ar-condicionado ligado, ficou em 12,5 km/l.
a versão avaliada parte de r$ 79.990 e oferece todos os itens mostrado a cima. você ainda pode optar pelas cores inéditas vermelho e branco perolizado, ou as tradicionais super branco, prata, cinza, preto e azul. a versão de entrada parte de r$ 66.570 e a topo de linha altis custa r$ 92.900. são preços um pouco a cima da concorrência, que podem atrapalhar as vendas em algumas das versões.
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