Avaliação - jac j3 1.5 16v vvt s jet flex 2014
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fotos: marcus lauria
para se reafirmar ainda mais no brasil, e contar com a confiança do consumidor brasileiro, a jac não perdeu tempo e lançou esse ano a nova linha de motores bicombustíveis para os modelos j3 s e j3 turin s. e foi com o hatch j3 s 1.5 jet flex que passamos algumas semanas para conhecer de perto o que a marca tem de melhor para oferecer em nosso país e ver se vale a pena mesmo investir em um modelo chinês.
sob o capô, a maior novidade, o novo motor 1.5 16v vvt jet flex, que segundo a marca, foi devidamente calibrada para dar ao consumidor a oportunidade de experimentar um sedã compacto com alma esportiva . tirando um pouco do exagero da frase, vamos ao fatos. o propulsor rende 125 cv com gasolina e 127cv abastecido com etanol, sempre a 6000 rpm. enquanto que seu torque é de 152 nm (gasolina) e 154 nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. os números de fábrica são bem confiantes, ele faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, e podem chegar a 200 km/h de velocidade máxima. não confirmamos esses números, mas o carro se mostrou bem esperto durante todo o teste. nas ultrapassagens mais arriscadas, ou nas retas mais longas, o motor foi bem exigido durante nossa convivência com o hatch chinês. a elasticidade do motor foi comprovada, assim como o rendimento satisfatório, mas nada muito esportivo como afirmou o fabricante em sua frase emblemática.
em conjunto com o novo propulsor, está o câmbio manual de cinco velocidades, com engates precisos e rápidos, como a maioria dos brasileiros gostam. a boa notícia, é que o pomo do câmbio não é mais de plástico de brinquedo. em relação ao consumo, o motor recebeu a tecnologia vvt, de variable valve timing, ou comando variável de válvulas, que permite a variação no tempo de abertura das válvulas, fazendo com que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, bem como apresente potência nos altos regimes. o resultado foi positivo, durante o teste, praticamente feito todo na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, seu consumo foi de 9,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
de acordo coma jac, o motor foi todo retrabalhado para receber a tecnologia flex fuel, feito em conjunto entre os engenheiros da jac motors e da delphi, tanto na china quanto no brasil. onde foi eliminado o tanque de gasolina para partida a frio. para isso, também teve que receber alguma adaptações, ente elas, a flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível, que ficou maior e mais alta, com o intuito de acomodar novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol.
visto por fora, o j3 s exibe faixas decorativas na parte inferior das portas laterais, que lembram muito aqueles gráficos de videogames da década de 80. que a marca usa para dar um visual mais esportivo ao hatch. além disso, o modelo ganhou novas rodas de 15 polegadas com desenho agradável, calçadas com pneus 185/60 r15. para identificar a versão, estão fixadas junto ao logo, o nome jet flex na tampa do porta-malas. os faróis tem desenho semelhante aos modelos da vw e possuem máscara negra, que tentam deixar o visual mais agressivo.
o j3s é equipado com uma suspensão dianteira independente, tipo mcpherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo dual link também com molas helicoidais. esse conjunto transmite uma sensação de segurança ao volante suficiente para abusar um pouco na hora de dirigir. o carro se comportou bem em curvas e nas retas, sem nenhum aparente desvio de trajetória. a segurança fica por conta dos freios abs com ebd e seu airbag duplo
por dentro, chamam a atenção as costura do volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel em cor vermelha. o modelo também recebeu novos pedais e soleiras. confortável, nele cabem com facilidade até cinco passageiros, incluindo o motorista. os bancos não cansam e tem um acabamento satisfatório. só o uso abusivo de plásticos no painel e laterais das portas que incomodam um pouco, devido ao barulho intenso na cabine durante todo o teste.
uma dos atrativos do novo jac j3s é seu conteúdo de itens de série. ele vem com direção hidráulica, ar-condicionado, cd mp3 player com usb, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em black fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts e luz de leitura. a versão avaliada custa r$ 39.990 e para quem precisa de espaço no porta-malas pode optar pelo j3 turin s por r$ 41.990. opcionalmente existe apenas a pintura metálica, que sai pelo valor de r$ 1.200.
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