Parte quente do turbo
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a melhor forma de vc ver o quanto esta perdendo em alta (ja q vc acha q não esta amarrando) é vc andar num carro como o seu q tenha uma parte quente maior.
eu tb achava q o meu não amarrava em alta (ja tive .48 tb), até o dia q me deparei com um carro que realmente era solto em alta …
depois desse dia aprendi da pior forma possivel que nem tudo é o q parece e sempre é bom escutar quem conhe?e mais do que nés.
dedicatéria: prof. mack, obrigado pela lição de moral de uma hora ao telefone em 1999…
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galera gostaria q me esclarecessem uma duvida, como saber quando uma parte quente esta pequena? tenho uma saveiro 1.9 turbo forjada, cabeçote, fueltech, etc.. estou usando uma turbina biagio .50/.48 com refluxo rotor 53,5mm e eixo 52mm, algumas pessoas já me falaram q a caixa quente é pequena para o meu motor, q pode matar em alta, embora eu ache q ela esta otima, não amarra em alta (troco a 7200rpm), e nem nada gostaria d saber se na teoria ou por experiencias ela esta pequena mesma? atualmente estou com 1,3kg mas futuramente vou usar booster para +ou- 2,5kg.
valew.
[snapback]459583[/snapback]
o problema é q aki a maioria usa .48, .50/.48 ou .70/.48… qual seria a parte quente ideal para meu motor? prescisa de um eixo maior? tenho medo q fique com um lag enorme.
valew.
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o problema é q aki a maioria usa .48, .50/.48 ou .70/.48… qual seria a parte quente ideal para meu motor? prescisa de um eixo maior? tenho medo q fique com um lag enorme.
valew.
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ando com caixa quente 1.04 e não tenho medo de nenhum carro com .48 numa retomada de 2?. (por exemplo) e tenho giro útil até 7750 rpm. e olha q o meu é um 2.0 com bielas curtas de kombi…
tudo é uma questão de acerto do conjunto. tem gente que não consegue fzr um carro ter pegada com uma turbina maior, então enfia algo pequeno e pronto. o dono do carro (quem permite q coloquem turbo pequeno geralmente é motorista que não conhe?e turbo forte de verdade) sai feliz da vida achando q esta voando.
isso dura até o dia que cruza com outro carro q tem preparação semelhante, só q com um turbo adequado. e ai ja viu...vai tomar
se quiser vir até santos me avise e te mostro um 1.8 com carburador brosol, kit simples, só q com .82q / .50f, ai vc tira suas próprias conclusões.
eu particularmente prefiro caixa quente maior + eixo leve.
andei em carro com caixa quente .48 + eixo grande (64 mm) e não curti muito.
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ando com caixa quente 1.04 e não tenho medo de nenhum carro com .48 numa retomada de 2?. (por exemplo) e tenho giro útil até 7750 rpm. e olha q o meu é um 2.0 com bielas curtas de kombi…
tudo é uma questão de acerto do conjunto. tem gente que não consegue fzr um carro ter pegada com uma turbina maior, então enfia algo pequeno e pronto. o dono do carro (quem permite q coloquem turbo pequeno geralmente é motorista que não conhe?e turbo forte de verdade) sai feliz da vida achando q esta voando.
isso dura até o dia que cruza com outro carro q tem preparação semelhante, só q com um turbo adequado. e ai ja viu...vai tomar
se quiser vir até santos me avise e te mostro um 1.8 com carburador brosol, kit simples, só q com .82q / .50f, ai vc tira suas próprias conclusões.
eu particularmente prefiro caixa quente maior + eixo leve.
andei em carro com caixa quente .48 + eixo grande (64 mm) e não curti muito.
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então colocando a .82q e mantendo o eixo 52mm já ficaria bom? lembrando q meu coletor é monofluxo.
valew.
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então colocando a .82q e mantendo o eixo 52mm já ficaria bom? lembrando q meu coletor é monofluxo.
valew.
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primeira coisa pra melhorar pegada seria usar coletor e caixa quente pulsativos…
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então colocando a .82q e mantendo o eixo 52mm já ficaria bom? lembrando q meu coletor é monofluxo.
valew.
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o problema é o espaço, estou usando um coletor deslocado para mi com ar e direção porque era o unico lugar q cabia, não tem espaço para fazer um pulsativo de canos.
valew.
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como o edson disse, tem q ser tudo pulsativo.
qto a ter ar/dir, tem como contornar esse problema, basta um preparador criativo.
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e no caso d ser monofluxo, melhor nem mexer? colocar um .82q ficaria com muito lag né?
valew.
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como o edson disse, tem q ser tudo pulsativo.
qto a ter ar/dir, tem como contornar esse problema, basta um preparador criativo.
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no meu 1.8 mortadelissimo tou colocando uma .70…
claro q td pulsativo... mas de 2e, de comandinho manso, de cabeçote original, de parte fria pquena e eixo/rotor tb pequeno ( apl 49,5 x 44 )
ai vamu ver qual? que é do cl...
ai posto aki...
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no meu 1.8 mortadelissimo tou colocando uma .70…
claro q td pulsativo... mas de 2e, de comandinho manso, de cabeçote original, de parte fria pquena e eixo/rotor tb pequeno ( apl 49,5 x 44 )
ai vamu ver qual? que é do cl...
ai posto aki...
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o seu pode ser mortadela , mas tenho certeza que sera uma mortadela bem temperada
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vc tem cabeçote feito ?
pq nao faz um pulsativo de cano ?? daria pra meter uma 1.04
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tenho sim cara mas o problema é o espaço…alem de ter o ar e direção tenho 4 suplementares na parte d tras do coletor de adimissão, malemal passa a pressurização, para fazer esse pulsativo teria q ser no farol.
valew.
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ok, foi exatamente isso q pensei, e colocando a .63 fica bom?
valew.
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não é o certo, mas ainda sim fica melhor do q o q vc tem no momento.
vc q gosta de rendimento, deveria procurar urgente trocar esse coletor deslocado. isso é pra turbo gen?rico, pra quem monta só pra espirrar…
e vejo q não é o seu caso, vc quer um turbo pra andar de verdade.
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não é o certo, mas ainda sim fica melhor do q o q vc tem no momento.
vc q gosta de rendimento, deveria procurar urgente trocar esse coletor deslocado. isso é pra turbo gen?rico, pra quem monta só pra espirrar…
e vejo q não é o seu caso, vc quer um turbo pra andar de verdade.
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isso é verdade, mas optei por esse por causa do espaço, vou ver o q posso fazer.
valew.