Relembre o bicampeonato mundial de emerson fittipaldi
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nesta segunda-feira comemoramos os 40 anos do segundo título mundial de emerson fittipaldi na fórmula 1, conquista que foi muito mais suada que a primeira dois anos antes com a lotus.para falar deste feito, é necessário voltar à aquela época e trazer a tona os principais personagens daquele campeonato. emerson tinha deixado a lotus após perder a chance de conquistar o bicampeonato mundial em 1973 e ainda ter ficado enfurecido com colin chapman, que não deu a ordem de equipe combinada antes do gp da itália. no novo time, a mclaren, ele levou dois patrocínios de peso que eram a petrolífera texaco e os cigarros marlboro. ele teria como companheiros de equipe denny hulme (campeão mundial de 1967) e mike hailwood.
- veja: lewis hamilton vence o gp do japão
a tyrrell não tinha mais jackie stewart, aposentado após o acidente fatal de françois cevert nos treinos de classificação para o gp dos eua em watkins glen. agora defendiam os carros azuis de ken tyrrell o sul-africano jody scheckter e o francês patrick depaillier. a lotus vinha com ronnie peterson e jacky ickx. a ferrari tinha uma nova dupla com clay regazzoni e um piloto jovem que faria sucesso anos depois, niki lauda. a brabham tinha como destaque o argentino carlos reutemann e mais adiante naquele ano traria o brasileiro josé carlos pace, que começou o ano na surtees, mas que não aguentou a falta de competitividade do time de john surtees.
o ano começou com o gp da argentina vendo reutemann liderar, mas ter problemas com o periscópio de ar de seu carro perto do fim e perder o primeiro lugar para hulme, naquela que seria sua última vitória na f1. no evento seguinte, em interlagos, emerson venceu a corrida que foi suspensa com 32 das 40 voltas em interlagos completadas devido a chuva e assim ele se reabilitava do mau começo em buenos aires, onde uma chave de ignição mal localizada o fez perder tempo.
na africa do sul, reutemann conseguiu vencer e embolar a competição. já em solo europeu, a f1 veria na espanha a primeira vitória de um dos maiores pilotos de todos os tempos, niki lauda. na bélgica, fittipaldi venceu a corrida com lauda no seu encalço.
em monaco, peterson levou o velho lotus 72 ao triunfo. na suécia, a tyrrell venceu com jody scheckter. em zandvoort, na holanda, lauda triunfou. já na frança, peterson voltou a ganhar. scheckter ainda faria festa mais uma vez, na inglaterra e regazzoni entrava na lista dos vitoriosos, com seu primeiro lugar na alemanha. reutemann ainda venceria mais uma, na áustria e o campeonato chegava às jornadas finais.
na itália, a ferrari dominava o gp, mas tanto lauda quanto regazzoni sucumbiram e peterson venceu, com fittipaldi logo atrás. no canadá, emerson venceu com regazzoni em segundo e peterson em terceiro. os resultados após 14 etapas colocavam emerson e clay em primeiro com 52 pontos, sendo que o brasileiro levava vantagem sobre o suíço no numero de vitórias (3 x 1). em terceiro com 45 aparecia scheckter e só estes três poderiam sair de watkins glen com a taça. a missão do sul-africano era a mais complicada, pois ele teria que vencer e nem emerson ou clay poderiam pontuar. aos outros dois, qualquer resultado na frente do outro bastaria para o título.
o gp dos estados unidos.
a prova em 'the glen' era marcada por toda a expectativa de uma decisão de campeonato e nesta decisão, a pole não ficou com nenhum dos três candidatos a taça. carlos reutemann comandou a primeira fila com james hunt (hesketh).mario andretti (parnelli) e carlos pace (brabham) fizeram a segunda fila. jody scheckter saiu em sexto, emerson era o oitavo e regazzoni o nono.
na largada, reutmann parte na frente, tendo atrás dele hunt, pace, niki lauda, scheckter, fittipaldi e regazzoni. porém, a alegria do suíço duraria pouco, pois um braço de suspensão com problemas deixou o carro pesado para pilotar e ele teve que ir ao box para reparar, o que custou muito tempo e o fim de suas pretensões de título. na briga seguiam emerson e scheckter
porém, a festa deu espaço à tragédia. helmut koinnig (surtees) perdeu o controle do carro na curva toe e ao passar pelo guard-rail, ele acabou decapitado, perdendo a vida.
voltando à pista, emerson ia numa estratégia conservadora, deixando scheckter ir à sua frente, pois mesmo que terminasse atrás do sul-africano, ele seria o campeão mundial. na frente, reutemann liderava com folga e hunt sofria com a chegada de pace na briga pelo segundo lugar, que conseguiria devido aos problemas de freio do inglês da hesketh. na 44ª volta, a situação da briga pelo título estaria definitivamente resolvida com o abandono de scheckter. no final, reutemann, pace, hunt e emerson foram ao pódio. o 'rato' chegou aos 55 pontos, mas sem os dois rivais na pista poderia até abandonar que ainda assim seria bicampeão mundial de f1.