Ex-piloto dispara contra promotores do gp do japão
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o ex-piloto derek warwick falou ao jornal the guardian sobre os acontecimentos do gp do japão, disputado no último domingo (5) em suzuka. para um dos homens que é sempre selecionado pela fia para ser comissário nas corridas da f1, a entidade deveria ter feito todo o possível para antecipar o horário da largada, uma vez que um tufão estava se aproximando da pista.a prova teve sua largada autorizada com safety car, devido a forte chuva e foi suspensa com bandeira vermelha após duas voltas. passada meia hora, a disputa foi novamente autorizada e suspensa em definitivo após o acidente de jules bianchi (marussia) na curva oito do traçado nipônico. o francês segue internado na uti em estado critico, porem estável.
“antes de tudo, precisamos esperar pela recuperação de jules. não devemos perder de vista o fato de que temos um piloto gravemente ferido. mas é um pouco ridículo. eles, a fia, bernie ecclestone, charlie whiting, os promotores, os operadores do circuito – sabiam que o tempo seria ruim, eles sabiam que teriam de lidar com a pouca luminosidade e que pergunto por que, no sábado, quando podiam informar as pessoas, não adiantaram a corrida”, indagou.
derek foi perguntado se a entidade e o detentor dos direitos comerciais da f1 poderiam fazer alguma mudança no horário da largada.
“se a fia ou bernie vão a qualquer circuito e dizem que querem correr uma hora mais cedo e expõem suas razões, eu acho o circuito se curva a essa pressão”, falou.
warwick garante que quanto a batida de adrian sutil, seguida do acionamento do trator para resgate, havia a necessidade de acionar o safety car.
“olhando para o que houve, é claro que deveria ter sido chamado o safety-car. mas se toda vez que tivermos um incidente e que for preciso retirar um carro formos chamar o safety-car, então será uma bagunça. na verdade, sempre teremos situações extraordinárias e temos de ter cuidado para não tomar decisões precipitadas. e não acho que haja um culpado aqui”, comentou.
“se todo mundo quer que o safety-car saia a cada vez que um carro é colocado para fora, então, tudo bem, vamos trabalhar nisso. mas eu não acho que é necessário, é melhor deixar pessoas como charlie e sua equipe tomarem as decisões. será que ele vai acertar sempre? provavelmente não, mas meu voto é sempre deixar a decisão final para os profissionais”, concluiu.