Salão de sp: subaru revela wrx e wrx sti
-
fotos: divulgação
a enorme legião de fãs da marca subaru e os apaixonados por velocidade encontrarão no subaru wrx sti a adrenalina de um verdadeiro esportivo. ele sintetiza o know-how e inovação da subaru tecnica internacional (sti), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de competição.
a versão wrx sti, que será uma das atrações do estande da subaru na 28ª edição do salão internacional do automóvel de são paulo, é uma característica herdada dos modelos da marca que, por três vezes, conquistaram o campeonato mundial de rali (wrc - world rally championship).
o wrx sti traz um motor também nascido nas provas de rali, o boxer turbo 2,5 litros, com potência máxima de 305 cv, que, aliado ao sistema de tração integral subaru all wheel drive (sawd) -, proporciona uma dirigibilidade única para o segmento dos sedans esportivos.
a condução foi aprimorada pelo novo chassi, com maior rigidez, suspensões mais firmes e direção ainda mais rápida. uma novidade do modelo é o active torque vectoring (vetoreamento ativo do torque), que se associa a um pacote tecnológico de comprovada eficácia, que inclui também o diferencial multimodos controlado pelo condutor (dccd), sistema de tração integral subaru all wheel drive (sawd), controle dinâmico do veículo e sistema de freios brembo de alta performance com abs super-sport.
o subaru wrx sti incorpora, o conceito “força pura sob controle”. para isso, a subaru equipou o wrx sti com o motor boxer turbo 2,5 litros, com injeção direta de combustível (dit), cujo desempenho e robustez foram amplamente testadas nas competições automobilísticas.
durante o período de desenvolvimento, a marca refinou ainda mais a dirigibilidade do wrx sti, testando-o em várias condições de uso. como nas gerações anteriores do modelo, os testes incluíram provas em altíssima velocidade no circuito de nürburgring, na alemanha, conhecido por suas árduas condições. com isso, a subaru elevou o desempenho da carroceria, chassi e outras áreas do veículo até seus limites, e os integrou em uma mesma unidade. isto aumentou o desempenho geral do carro, resultando no ápice da performance esportiva do sistema subaru all-wheel drive (sawd), disponibilizando alta potência nas pontas dos dedos do motorista.
o design externo do wrx sti expressa muita esportividade. a dianteira foi desenvolvida para criar uma forma dinâmica, começando pelo tema de design unificado da subaru, a grade hexagonal. o formato dos novos faróis “olhos de falcão” se harmoniza com o estilo largo e agressivo pelo qual o wrx sti é conhecido.
nas laterais, a parte inferior da coluna a foi estendida 20 cm para a frente e a coluna c agora se funde suavemente à superfície do porta-malas, criando uma silhueta mais fluida. aberturas nos para-lamas dianteiros e as saias laterais inferiores mostram a natureza esportiva do wrx sti.
o design traseiro reforça ainda mais a vocação do wrx sti como um modelo de alto desempenho. o para-choque com difusor e duas ponteiras duplas de escapamento integrados ressaltam a esportividade e a performance. o grande aerofólio, marca registrada do modelo wrx sti, tem importante função aerodinâmica, gerando uma elevada força vertical sobre o eixo traseiro quando o carro se desloca em alta velocidade.
novas e exclusivas rodas forjadas bbs de liga com 18 polegadas foram criadas para serem mais leves e resistentes. a tecnologia led é empregada nos faróis, lanternas traseiras e na terceira luz de freio.
logotipos com a inscrição “sti” estão posicionados no exterior, na grade e para-lamas dianteiros.
a audaciosa personalidade do wrx sti também se reflete no interior do carro, onde os novos bancos em preto com laterais e costuras em vermelho contrastantes dão o tom para o ambiente refinado e esportivo.
outros detalhes vermelhos, exclusivos do wrx sti, também estão presentes na alavanca do câmbio e no centro do painel de instrumentos. o interior é preto do assoalho ao teto, criando uma unidade interna reforçando ainda mais a esportividade desse novo produto subaru.
uma referência às corridas é a tela do display multifuncional que mostra a pressão do turbocompressor do motor boxer. o wrx sti utiliza sistema de áudio harman/kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes - incluindo subwoofer – com 440 watts de potência e amplificador com processador dsp.
o chassi baseado no sistema de tração integral subaru all wheel drive (sawd) e o desempenho da carroceria foram amplamente incrementados para permitir a utilização até o extremo da força do motor boxer turbo. isto é o que torna possível a “força pura a seu controle”.
o propulsor boxer e a configuração simétrica do trem de força contribuem para baixar o centro de gravidade do subaru wrx sti, um fator que reforça ainda mais suas características esportivas de dirigibilidade.
o trabalho para enrijecer tanto a carroceria como a suspensão melhorou a velocidade de resposta da direção e, simultaneamente, elevou os limites de desempenho nas curvas. além disso, os sistemas active torque vectoring (vetoreamento ativo do torque) e multi-mode vehicle dynamics control (vdc – controle multimodal da dinâmica do veículo) contribuem para uma condução mais agradável.
a tecnologia multi-mode vehicle dynamics control permite ao motorista do wrx sti intervir no funcionamento do controle de estabilidade, selecionando entre três tipos de programação disponíveis.
o subaru wrx sti também conta com o diferencial central com controle do nível de bloqueio. com esse dispositivo, o condutor do veículo pode selecionar a proporção da distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras, possibilitando o maior nível de aderência, nos mais variados tipos de terrenos. o sistema oferece a opção auto, em que essa distribuição é realizada de forma automática.
exclusividade do wrx sti, o sistema de freios brembo performance utiliza discos super sport ventilados, com 13 polegadas de diâmetro na dianteira e 12,4 polegadas na traseira. o acionamento das pastilhas de freio é realizado por pinças de quatro cilindros, na dianteira, e por outras, de dois cilindros, nas rodas traseiras, ambas produzidas pela brembo.
o wrx sti é equipado com o motor boxer turbo 2,5 litros, com injeção direta (dit), um símbolo da alta performance e confiabilidade da subaru, aprimorado nas pistas de corrida. através de uma precisa regulagem, ele atinge a potência máxima de 305 cv a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque a 4.000 rpm.
trabalhando em conjunto com o propulsor está o câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para oferecer ao motorista uma sensação mais esportiva nas trocas de marchas. com uma alavanca de curso reduzido, esta combinação transforma a condução do wrx sti em pura emoção.
o sistema de gerenciamento do trem de força si-drive (subaru intelligent drive) permite ajustar as características de dirigibilidade do carro escolhendo entre três diferentes modos – intelligent, sport e sport sharp por meio de um botão no console central.
fonte: departamento de comunicação - caoa