Novo honda civic si coupé tem 206 cv e custa r$ 120 mil
-
fotos: divulgação
a honda resgata sua tradição esportiva e amplia a linha civic trazendo ao brasil o novo civic si coupé. considerado um ícone em seu segmento, o modelo chega em sua nova geração com motor mais potente, suspensão reformulada e interior exclusivo. com design arrojado, o modelo está pronto para impressionar os admiradores de alta performance, chegando no final deste mês às concessionárias.
a carroceria coupé enfatiza o espírito esportivo do civic si, característica marcante do dna honda identificada em vários detalhes, como a exclusiva grade com o logo si , faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18 de liga leve diamantadas e linhas fluidas e aerodinâmicas que seguem por toda a lateral do carro. além do design que acentua a esportividade do modelo, o conjunto óptico possui lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque, oferecendo uma iluminação de maior alcance e mais eficiente.
na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema si na tampa do porta-malas.
o sobrenome si (sport injection) traduz toda exclusividade e esportividade deste novo coupé. o modelo chega para conquistar os motoristas que buscam um perfil diferenciado de carro esportivo, aliando alta performance com grande estilo. produzido em alliston, no canadá, o civic si coupé utiliza a mesma plataforma do civic sedã, porém com personalidade própria.
a alta tecnologia de desenvolvimento dos materiais empregados no motor 2.4 i-vtec 16 válvulas dohc a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 - em relação à versão anterior do civic si, 2.0 i-vtec, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgf.m. a rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor elástico capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.
o motor foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes. esta versão i-vtec possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros. no painel, um led laranja acende ao lado do nome i-vtec no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.
mantendo a tradição da marca, que leva para os carros de rua seu dna dos bólidos de pista, o câmbio do civic si coupé é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado lsd (limited slip differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. o modelo também conta com o sistema vsa (vehicle stability assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.
para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo macpherson e a traseira multi-link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. no sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.
os pneus 225/40r18 também contribuem para o excelente desempenho do civic si coupé, assim como a direção com assistência elétrica eps (electric power steering). este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um motor de corrente contínua de alta potência, facilitando a realização de manobras. o motor recebe uma tensão de 12 volts proveniente do gerenciamento da unidade do eps, que capta sinais do sensor de torque. o resultado é uma direção mais leve em manobras de estacionamento, por exemplo, e mais precisa em altas velocidades. no sistema de freios, foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com abs (antitravamento) e ebd (distribuição de frenagem), garantindo segurança em todas as situações.
inspirado em carros de competição, o interior do civic si coupé ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma diferenciação clara em relação ao restante da linha.
o toque final de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. as primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas - a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações. ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor. na parte inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa.
também está integrado ao painel o display de lcd i-mid com a nova função power monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor. no painel central, está o display audio, uma tela de 7 sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do cd/mp3 player, bluetooth, entradas usb e hdmi para ipod/iphone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. o conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
no interior, a versão si está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de cruzeiro. a esportividade e grande estilo são reforçados com o teto solar elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais de alumínio.
disponível nas cores sólidas taffeta white e rallye red e nas perolizadas crystal black e orange fire, o civic si coupé tem preço público sugerido de r$ 119.900,00 independentemente da cor, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
fonte: s2publicom