Salão de sp: novo porsche cayenne será revelado
-
foto: divulgação
apenas duas semanas depois de ser apresentado no salão de paris, o novo porsche cayenne estará presente no salão do automóvel de são paulo, entre 30 de outubro e 9 de novembro no pavilhão de exposições do anhembi, em são paulo. o modelo, versão turbo, estará em posição de destaque no estande da porsche. além dele, a marca exibirá seu suv compacto, o macan, nas duas versões comercializadas no brasil (s e turbo). o macan foi lançado no país em junho e já faz tanto sucesso nas vendas quanto o cayenne.
ao expor o novo cayenne no salão do automóvel, a porsche repete a façanha de 2002. naquela ocasião, o modelo, então uma novidade absoluta, foi mostrado no brasil apenas duas semanas depois de seu lançamento mundial em paris. o novo cayenne estará à venda no brasil a partir de 2015, mas a stuttgart sportcar, importadora oficial da porsche no brasil, fez questão de mostrá-lo no salão do automóvel. não poderia ser diferente, pois estamos falando do modelo mais vendido da marca , enfatiza marcel visconde, presidente da stuttgart sportcar. ao longo desses 12 anos de existência, o cayenne tornou-se referência em suv ao levar a níveis de excelência o comportamento esportivo e o desempenho.
o novo cayenne tem mudanças de estilo que tornam ainda mais harmoniosas as linhas do modelo. a dianteira concentra as maiores mudanças, com formas totalmente novas nas entradas de ar, aletas, capô e, principalmente, faróis, que passam a ter leds de quatro pontos. a traseira também foi aperfeiçoada em vários itens: lanternas, nicho para a placa, maçaneta do porta-malas e saídas de escapamento. no interior, destacam-se o novo volante esportivo multifuncional com shift paddles, inspirado no do 918 spyder. a versão exposta será a top de linha cayenne turbo, com motor v8 de 4,8 litros e 527 cv de potência. além dela, virão para o brasil o cayenne s, que passa a ter um novo motor v6 biturbo de 3,6 litros com 425 cv, e, mediante encomenda, o novo cayenne s e-hybrid, que combina motor v6 de 3 litros supercomprimido e motor elétrico. a potência combinada é de 421 cv e o consumo de combustível é extraordinariamente baixo: 29,4 km/l, com possibilidade de autonomia de 18 a 36 km no modo puramente elétrico. todas as versões utilizam transmissão tiptronic s com shift paddles.
o macan, por sua vez, estará representado pelas duas versões comercializadas no brasil, ambas com motor v6 biturbo. na versão s, o motor tem 3 litros e 340 cv de potência; na turbo, 3,6 litros e 400 cv de potência. trata-se de um suv compacto, com comportamento autenticamente esportivo aliado à praticidade e espaço de um modelo com capacidade para acomodar cinco passageiros e babagem com total conforto. o câmbio pdk pode ser automático ou comandado pelo motorista – por meio da alavanca ou dos shift paddles no volante.
no interior, os ocupantes têm a sensação de estarem em um autêntico carro esporte. a disposição dos comandos, a posição dos bancos (mais baixos em relação ao solo do que em outros modelos do mesmo segmento) e o acabamento com qualidade superior, tipicamente porsche, tornam o macan um caso único de conforto extremo aliado a altas doses de emoção. esportivo e elegante, o macan é um dos modelos porsche mais procurados no brasil desde seu lançamento no país, em junho de 2014.
fonte: stuttgart sportcar sp veiculos ltda.