F-truck: leandro totti pode garantir título 2014 em londrina
-

integrando o grid do campeonato brasileiro de fórmula truck desde a metade da temporada de 2003, leandro totti construiu uma das carreiras mais vitoriosas da categoria. o paranaense de 37 anos em o quinto maior número de vitórias, 16, obteve o título nacional de 2012 e, liderando a atual temporada depois de ganhar seis das oito corridas já disputadas, vive a expectativa de poder comemorar o segundo título diante de sua torcida.
totti é piloto de londrina, cidade onde neste domingo (2) será disputada a nona e penúltima etapa do campeonato de 2014. piloto do volkswagen-man número 73, ele terá o bicampeonato assegurado se finalizar o gp petrobras à frente do paulista giaffone, seu companheiro na rm competições e vice-líder da competição. 'conforme o resultado dele na prova eu posso até ficar uma ou duas posições atrás para ser campeão', faz as contas.
estipular prognósticos a partir de combinações de resultados não é algo que faça parte dos planos de totti. 'eu sei que é apertado, que londrina é uma pista onde muita gente anda bem rápido, mas quero ser campeão ganhando a corrida. já ganhei tanta corrida em tanto lugar e nunca consegui ganhar uma na pista da minha cidade. o foco maior é o campeonato, mas vou trabalhar muito para tentar dar uma vitória à torcida de londrina', diz.
apenas dois dos dez autódromos que compõem o calendário de corridas de 2014 da fórmula truck ainda não tiveram vitórias de totti. o de santa cruz do sul, que recebeu em agosto a sexta etapa, e o de londrina. 'minha situação no campeonato é boa, bem favorável, eu percebo que isso mexe com a torcida também. neste ano dá para perceber uma procura bem maior, o pessoal quer ir para o autódromo, torcer pelo piloto da casa. isso é bem legal', define.
também representante paranaense, wellington cirino, da abf-santos desenvolvimento, é o terceiro colocado na classificação do campeonato e tem uma chance matemática de título - para isso, dependeria, entre outros fatores, de totti não marcar nenhum ponto nas duas últimas corridas. 'praticamente, a disputa está entre o felipe e eu, mesmo. minha briga é dentro da equipe e nós dois temos equipamentos iguais. aí fica mais difícil', observa o líder.
a temporada de 2014 é a segunda de leandro totti como piloto da rm competições. 'quando cheguei à equipe no ano passado o compromisso foi de condições iguais para todos os pilotos e isso tem acontecido. a única exigência é que não aconteça nenhum enrosco na pista entre dois pilotos da equipe. a gente tem a mesma condição, troca muita informação, um conhece o caminhão do outro muito bem. o jogo é limpo e aberto', comenta o paranaense.
classificação:
1. leandro totti (volkswagen), 183 pontos
2. felipe giaffone (man), 149
3. wellington cirino (mercedes-benz), 120
4. roberval andrade (scania), 93
5. geraldo piquet (mercedes-benz), 83
6. paulo salustiano (mercedes-benz), 73
7. andré marques (volkswagen), 72
8. beto monteiro (iveco), 64
9. danilo dirani (scania), 52
10. adalberto jardim (volkswagen), 49*os dez primeiros