Honda apresenta nova nxr 160 bros no brasil
-
fotos: divulgação
a honda supera mais uma vez todas as expectativas e traz novidades para o mercado de motocicletas on/off road de baixa cilindrada no brasil. trata-se da nxr 160 bros, que chega com muitas inovações, design diferenciado e estilo revigorado, além do exclusivo motor de 160cm³. características como visual esportivo, robustez, ótima relação custo/benefício, segurança e baixa manutenção são alguns de seus principais atrativos, que atendem às necessidades dos consumidores que precisam de uma opção versátil tanto para o transporte diário quanto para as viagens de lazer.
do modelo anterior, a nxr 160 bros mantém apenas o seu nome. todo o projeto foi reestruturado com o objetivo de oferecer um produto totalmente novo, de tecnologia avançada e design moderno. o resultado trouxe uma motocicleta atualizada e um novo motor de 160 cm³, já em conformidade com o promot 4 (programa de controle da poluição do ar por motociclos e veículos similares). a nxr 160 bros estará disponível nas versões esdd, com sistema de freios a disco na dianteira e traseira; e esd, apenas na dianteira.
consagrada entre os consumidores que buscam economia e conforto, além de facilidade de pilotagem em uma motocicleta de baixa cilindrada, a nova nxr 160 bros chega para dar continuidade à liderança da marca no segmento on/off. o início de comercialização do modelo na rede de concessionárias ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano.
as mudanças visuais propiciaram maior personalidade à nova nxr 160 bros. cada detalhe foi pensado com o objetivo de modernizar suas linhas e grafismos. na dianteira, uma carenagem está integrada ao farol e ao novo painel de instrumentos digital. está muito mais fácil a visualização das informações do velocímetro, tacômetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico e mecânico.
o tanque ganhou novas formas e agora inclui bomba de combustível interna. com capacidade para 12 litros, seu design está mais compacto, o que contribuiu para um visual mais moderno e avançado. a adoção de tampa de combustível esportiva e novas carenagens laterais mais encorpadas propiciaram detalhes exclusivos e linhas mais imponentes.
outra novidade na nxr 160 bros é o assento mais estreito e próximo ao tanque, com altura de 842 mm em relação ao solo. o posicionamento mais adequado para a pilotagem trouxe mais conforto ao piloto, principalmente em percursos mais longos. o guidão ganhou novo posicionamento e está mais baixo, próximo ao piloto, o que melhora a dirigibilidade.
a rabeta incorporou uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3d, além de nova alça desenvolvida para o garupa, remodelada e mais resistente. destaque ainda para o novo escapamento, que foi reposicionado com maior ângulo de inclinação da ponteira, acentuando ainda mais esportividade do modelo.
com o lançamento da nx 160 bros, a honda inovou mais uma vez ao incorporar o primeiro motor bicombustível de 160 cc do mundo ao modelo, com conceito flexone. projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor tem grande eficiência e desempenho, com rápidas respostas e boas retomadas na aceleração, o que assegura uma pilotagem mais prazerosa, com conforto e segurança.
com capacidade de 162,7 cm³ e arrefecido a ar, o motor da nxr bros 160 é monocilíndrico ohc (over head camshaft,) com balancins roletados para diminuir atrito e vibrações, e injeção eletrônica pgm-fi (programmed fuel injection). inclui câmara de expansão instalada próxima à saída do escape para aumentar o torque em baixas rotações, característica que facilita a condução em centros urbanos. a tampa de válvulas é mais estreita e conta com dutos especiais de lubrificação para facilitar a manutenção.
a potência máxima é de 14,5 cv a 8.500 rpm quando abastecido com gasolina, e 14,7 cv também a 8.500 rpm com etanol. o torque é de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina), e 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (álcool). o resultado mostra mais performance e retomadas mais rápidas, com baixo consumo e menor índice de gases poluentes. o câmbio da nxr 160 bros é de cinco velocidades, com a transmissão final feita por corrente, que conta agora com capa maior para proteger o usuário de possíveis detritos e sujeira durante os deslocamentos.
na ciclística, a nxr bros 160 utiliza quadro de semiberço duplo em aço, que garante ótima rigidez para um modelo on/off road. a melhor centralização de massa possibilitou um centro de gravidade (cg) mais baixo e garantiu maior equilíbrio na condução. outra novidade é a nova medida do cáster, que resultou em maior distância entre eixos (3 mm), agora com 1.356 mm, o que torna a motocicleta mais estável, sem perder a agilidade.
as suspensões da nxr 160 bros garantem mais conforto e segurança em diferentes situações, tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. na dianteira, utiliza garfo telescópico, com curso de suspensão de 180 mm. na traseira, é do tipo monoamortecida, com curso de 125 mm e possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. os pneus têm medida de 90/90-19 (dianteiro) e 110/90-17 (traseiro).
as versões esdd e esd contam com sistema de freios a disco na dianteira, com diâmetro de 240 mm. na traseira, a esdd dispõe também de freio a disco, de 220 mm, enquanto na esd é a tambor, de 110 mm.
produzida na fábrica de manaus (am), a nxr 160 bros estará disponível nas cores preta, vermelha e branca, com preço público sugerido de r$ 9.350,00 (esd) e r$ 9.650,00 (esdd), base no estado de são paulo, não inclusas as despesas com frete e seguro. a garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
fonte: linkpress assessoria e comunicação