Palio turbo com problemas
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ola amigos, estou com um problema no carro do meu irmão. È um palio com motor 1.8 8 v turbo forjado, injeção pandoo e 4 bico de 80 libras, turina 63,50. seguinte o carro começo a falhar o giro subia devagar e estouros constantes no escapamento. trocamos velas e bobina, sensor de rotação e achamos um defeito em um canal da pandoo, ela foi reparada na fabrica colocamos no carro e aparentemente ficou normal, mas apos o motor aquecer começo a dar problemas novamente, abrimos o motor e reparamos uma carbonização nas valvulas e velas, foi feito o assentamento das válvulas e apos checar a vedação do cabeçote ficou tudo ok, colocamos velas novas e montamos o motor, funcionou 1 dia e o problema voltou, percebemos sempre que 1 cilindro falha e ao trocar a vela ele volta ao normal.
pergunto o que poderia queimar as velas tão rapido???
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cara ,
queimar velas rapido é mistura muito errada mesmo. e para dar estouros no escape geralmente é mistura muito pobre.
é gasosa ou alcool?
para carbonizar????
turbininha grande heim o.o
assim. tem nenhuma sonda ai nao?
ah, qual esta o ponto e gap das velas?
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ola , seguinte amigo, ele possui sonda sim uma wide, que marca por volta de 0.8 variando a 0.75 tanto na lenta quanto em alta, achei muito rico, mas como esta com 0.9 de pressão e bicos deka de 80 libras, achei plausível. roda no alcool, vou ver o modelo das velas mas são ngk grau 8, mas preciso confirmar. relembrando a turbina é quente 63 e fria 50 com refluxo da biagio trocada em janeiro, novinha a pegada vem meio tarde apos os 4000 rpm, mas como é pra uso diário, fico legal
vou confirmar os dados do avanço e ponto e posto mais tarde
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carbonizando demais ou eh excesso ou vela com grau termico muito alto. depois de acertar a mistura na lenta e has parcias com baixa carga. confira o oleo do motor que pose estar diluído pot mistura muito rica. imagine se sua referencia e lambda .75 na lenta so ligar o carro deve ter maid uns 20% de enriquecimento para a partida a frio. faça um regime nessa faze inicial e vai ter ima faze aspirada muito maid potente e economics.
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como ta a abertura das velasó gap
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um video meio mal feito mas mostra a partida do carro
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tenho esse motor com configuração bem parecida, ando com 1.5 bar.
minhas velas tem 40.000kms, iridium. apenas duas delas eu troquei por que quebrei sem querer na hora de tirar para verificar haha, mas as duas originais da montagem do motor ainda estão firme e forte.
carga parcial até uns 70% de pressão de coletor em relação a pressão atmosférica e marcha lenta é lambda 1.00 sem choro, se estiver fora disso está errado, consumindo mais, contaminando óleo, resfriando a câmara.
com 0,9 bar de pressão eu uso lambda 0.86 e ainda é mais rico que o necessário somente por segurança, com 1.5 bar uso 0.83.
lambda 0.75 é plausível somente em motores onde a pressão de combustão é muito alta mesmo, motor que anda com 2.5 bar pra cima, com taxa de compressão elevada e tal…
o primeiro passo seria acertar corretamente o carro, e depois ver se as velas realmente não estão durando por isso ou por algum outro motivo.
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um video mais completo olha ai gente http://1drv.ms/1fg8fqd
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tenho esse motor com configuração bem parecida, ando com 1.5 bar.
minhas velas tem 40.000kms, iridium. apenas duas delas eu troquei por que quebrei sem querer na hora de tirar para verificar haha, mas as duas originais da montagem do motor ainda estão firme e forte.
carga parcial até uns 70% de pressão de coletor em relação a pressão atmosférica e marcha lenta é lambda 1.00 sem choro, se estiver fora disso está errado, consumindo mais, contaminando óleo, resfriando a câmara.
com 0,9 bar de pressão eu uso lambda 0.86 e ainda é mais rico que o necessário somente por segurança, com 1.5 bar uso 0.83.
lambda 0.75 é plausível somente em motores onde a pressão de combustão é muito alta mesmo, motor que anda com 2.5 bar pra cima, com taxa de compressão elevada e tal…
o primeiro passo seria acertar corretamente o carro, e depois ver se as velas realmente não estão durando por isso ou por algum outro motivo.
longe de mim contestar um calibrador da fiat...mas isso ai de 0,86 com 0,9bar só serve pra alcool e com taxa abaixo de 11,5:1 (que seria maiomeno a taxa de um motor turbo de fabrica a alcool kkk)... tenta andar de 0,86 num punto tjet com 0,7bar de pressão e seus 10:1 de taxa. :)
0,75 é o seguro... se vc num tem acesso a saber se tem detonação via um knock ou microfone ou o que seja é aonde vc deve começar o acerto (nunca abaixo disso) e ir subindo e vendo como se comporta principalmente egt...se subir pra mais de 950c vai derreter. se o egt despencar é detonação e vc tem que tirar ponto..e assim vai
fabrica por exemplo deixa com 0,75 la pra cima do regime de potencia máxima pra resfriar caso o sujeito queira botar pra derreter numa "pista infinita"...
pra gente que tem pouco recurso pra saber qto aguenta..e o bolso aguenta menos do que a fabrica no empirismo deixa com uns 0,8 a 0,83 que num vai te matar um ou outro cavalo que perca
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ah, o punto é gasolina, tem catalisador, turbina bem pequena. não precisa nem ser turbo para enriquecer isso tudo…o motor que trabalho hoje com 11.8:1 de compressão aspirado se mantiver plena carga a 6000rpm já vai lá pros 0,80-0.85 de lambda na gasolina, mas para proteger o catalisador (turbina no caso dos tjet). não tenho dados exatos do tjet e nem poderia expor aqui, mas o que faz enriquecer mesmo é proteção da turbininha minúscula e catalisador.
só temos que tomar cuidado com a temperatura que temos como referência. a ecu original limita em aproximadamente 950ºc a temperatura do catalisador, mas a temperatura dos gases saindo do motor está mais baixa.
em situações de plena carga e rotação alta acontece muitas vezes do catalisador estar passando de 950ºc e o probe que fica nas saídas dos cilindros ainda estar nos 800ºc. isso acontece por que o catalisador é um treco complicado e suas reações são exotérmicas na maior parte do tempo, então o lambda que a fábrica usaria para manter o catal a 950ºc não é o mesmo que nós usaríamos para manter os gases de escape a 950ºc nos nossos turbo sem catalisador integrado ao coletor.
no motor que calibro (11.8:1) posso rodar a 6400 em plena carga com lambda 1 se o coletor de escape estiver sem a monolita. vai trocar calor com água e óleo pra cacete hahaha, mas não derrete nada no motor.
hoje os motores mais novos com coletor de escapamento integrado ao cabeçote e resfriado por câmara dágua tem intuito justamente rodar o mais pobre possível resfriando os gases para não precisar enriquecer por proteção de catal, ou pelo menos enriquecer beeem menos que os de concepção mais antiga.
ah, e concordo sem nenhum ponto contrário que 0.80 de lambda vai ser bem seguro com 0.9 bar, mas com ~0.86 com álcool e 0.9 bar eu não ví detonação antes do mbt, e mesmo assim ainda voltei uns 3 graus do mbt. fica a critério de cada um.
e para de ser véio boiola com essas histórias "agora é calibrador disso bla bla" haha por que não tem nada a ver. se você soubesse as vezes o que ouço...você não ia acreditar.
abraço por trás.
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na verdade apesar do alvo ser 0.86, o real é 0.84 por um desvio que a minha wide tem.
então corrigindo, com 0.9bar uso lambda 0.84:
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ah, o punto é gasolina, tem catalisador, turbina bem pequena. não precisa nem ser turbo para enriquecer isso tudo…o motor que trabalho hoje com 11.8:1 de compressão aspirado se mantiver plena carga a 6000rpm já vai lá pros 0,80-0.85 de lambda na gasolina, mas para proteger o catalisador (turbina no caso dos tjet). não tenho dados exatos do tjet e nem poderia expor aqui, mas o que faz enriquecer mesmo é proteção da turbininha minúscula e catalisador.
só temos que tomar cuidado com a temperatura que temos como referência. a ecu original limita em aproximadamente 950ºc a temperatura do catalisador, mas a temperatura dos gases saindo do motor está mais baixa.
em situações de plena carga e rotação alta acontece muitas vezes do catalisador estar passando de 950ºc e o probe que fica nas saídas dos cilindros ainda estar nos 800ºc. isso acontece por que o catalisador é um treco complicado e suas reações são exotérmicas na maior parte do tempo, então o lambda que a fábrica usaria para manter o catal a 950ºc não é o mesmo que nós usaríamos para manter os gases de escape a 950ºc nos nossos turbo sem catalisador integrado ao coletor.
no motor que calibro (11.8:1) posso rodar a 6400 em plena carga com lambda 1 se o coletor de escape estiver sem a monolita. vai trocar calor com água e óleo pra cacete hahaha, mas não derrete nada no motor.
hoje os motores mais novos com coletor de escapamento integrado ao cabeçote e resfriado por câmara dágua tem intuito justamente rodar o mais pobre possível resfriando os gases para não precisar enriquecer por proteção de catal, ou pelo menos enriquecer beeem menos que os de concepção mais antiga.
ah, e concordo sem nenhum ponto contrário que 0.80 de lambda vai ser bem seguro com 0.9 bar, mas com ~0.86 com álcool e 0.9 bar eu não ví detonação antes do mbt, e mesmo assim ainda voltei uns 3 graus do mbt. fica a critério de cada um.
e para de ser véio boiola com essas histórias "agora é calibrador disso bla bla" haha por que não tem nada a ver. se você soubesse as vezes o que ouço...você não ia acreditar.
abraço por trás.
kkkk ta vendo... usa 0,84 kkkk
a maioria que vejo ja entra no bts (proteção) bem antes mesmo...mas é fabrica e ela quer tudo menos dor de cbaeça com garantia...
ja falei... te ensinei apenas o basico do basico e agora vc tem obrigação de me repassar tuuudo o que aprender kkkkk