Avaliação - fiat palio fire way 1.0 flex 2015
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fotos: marcus lauria
após a aposentadoria do mille, o posto de carro mais barato da linha fiat ficou com o palio fire, que apesar de espartano e avançado na idade, é um salto e tanto em relação ao mille. mesmo remodelado, faltava algo no palio fire, mais específicamente uma versão aventureira para as massas, papel que era cumprido pelo mille way. faltava, pois a fiat tratou de introduzir no mercado o palio fire way, com suspensão elevada e adereços estéticos na carroceria, cujo resultado ficou bem interessante.
seu preço parte de r$ 28.700, são r$ 1.140 a mais do que o palio fire civil , preço que contempla a suspensão elevada em 1,5 cm, os detalhes aventureiros na carroceria e os bancos com revestimento exclusivo. completo, como o modelo testado, o carro chega a r$ 35.828, acrescentando-se ar-condicionado, comandos elétricos de vidros e travas, roda em liga leve, faróis de neblina e sistema de som que abusa da simplicidade.
na prática o carro ficou mais robusto, e o visual final agrada, especialmente com as rodas em liga leve do modelo testado. mas, enquanto o exterior difere bem o way do palio fire convencional, do lado de dentro, tudo continua na mesma. o novo banco derivado da uno permite uma boa posição de dirigir para motoristas altos, mas o assento continua sem regulagem de altura. o volante tem boa pegada, mas não pode ser regulado em altura ou profundidade.
antiquados, painel e cluster remetem à década de 90, e as novas saídas de ar redondas destoam do conjunto, enquanto a simplicidade do acabamento reforça a sensação de estar em um carro de entrada.
posicionado ao volante, o motorista não encontrará dificuldade para manobrar o carro, graças à boa manobrabilidade do compacto, além de sua boa visibilidade. a direção hidráulica não é das mais leves, mas cumpre bem seu papel. quanto ao espaço interno, apesar do reduzido entre-eixos de 2,37 m e das dimensões compactas (3,83 m de comprimento, 1,63 m de largura), há espaço suficiente para quatro adultos e suas bagagens, devidamente espremidas em 290 litros de porta-malas.
rodar com o palio fire way na cidade é bem agradável, mérito da suspensão elevada e macia, realmente confortável. ruas de paralelepípedos são ignoradas, assim como ruas de asfalto crocante e lombadas de tamanho mais baixo. e o motor 1.0 8v de 75 cv @ 6.250 rpm e 9,9 kgfm @ 4.500 rpm (etanol) não faz feio, desde que o motorista eleve os giros sem dó, ignorando o ponteiro do econômetro que ficará longe da faixa verde. o câmbio é como ying e yang, gozando de bom escalonamento e atormentando o motorista com engates longos e imprecisos.
na estrada o carro também se mostra confortável, filtrando ondulações do piso e agraciando o motorista com um bom silêncio à bordo, mesmo se tratando de um modelo de entrada. o desempenho é o esperado de um carro 1.0, obrigando reduções de marcha constantes em subidas e cuidado nas ultrapassagens, especialmente com o carro cheio. subir os giros é imperativo, e o conta-giros disponível no carro (e ausente no fire civil) ajuda muito. em uso mais selvagem, os freios respondem muito bem, enquanto a estabilidade merece um parágrafo à parte.
a altura de rodagem é alta, e conforme reza a lenda, o palio sempre foi conhecido por ter ajuste complacente de suspensão, mas ainda assim, o ajuste do palio fire way é surpreendente. o modelo vai bem em curvas de alta e de baixa, com tendência suave ao subesterço, quase neutro. a carroceria rola um bocado, isso é verdade, mas não é nada que assuste ou incomode.
ao término dos cerca de 800 km rodados na avaliação, observamos um consumo médio de 11,8 km/l de etanol, medidos na bomba, pois ainda não foi dessa vez que o modelo de entrada da fiat ganhou computador de bordo. é um consumo interessante para um carro que tem o bolso do consumidor como seu maior aliado, e graças ao seu visual aventureiro, oferece um algo a mais no nível mais baixo da cadeia alimentar. a vw, percebendo o sucesso do concorrente, acaba de lançar o cross up!, que traz a mesma proposta do palio fire way, mas que apesar das qualidade, extrapola no preço.
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