Trabalho na suspensão passat antigo
-
bom dia!fui no track day em santa luzia no mega space,e o carro se comporto muito bem!!não consegui fazer curvas muito rápidas pq saia mto de frente e o pneu tava pegando no paralama,mas gostei mto de como o carro obedeceu!!as saídas de curvas de alta ficam um pouco complicadas pois até de terceira curvando um pouco o carro destracionou muito.mas na pista é completamente diferende da rua,muito mais segurança ao fazer as curvas.nem parecia o mesmo carro,so brinquei com um golf tsi desses novos mas nao sei so cara era bom piloto pq nao teve nem graça,ele so ganhava de mim em rotamadas mais em curvas e retas ele fiocu tra trás!
o problema agora é outro,o carro estava esquentando muito e estava desregulado,avabei quebrando alguma coisa no motor pois qdo dei a ultima volta começou um tec tec mais alto la e com certeza eh algo q foi pro saco.
será que se eu abrir um tópico sobre isso o pessoal ajuda?preciso de ideias de como melhorar o arrefecimento pra nao ter problemas com aquecimento e nas curvas a pressão de oleo baixava a 0 preciso de algumas ideias de como montar um motor ap pra track days.
putzzzzzz cara… quantas voltas tu deu no coro????
po então voce está precisando de mais pressao na dianteira, o ideal é sair de dianteira sim (afinal é um carro de tracao dianteira e peso na dianteira), mas deve 'baixar por igual', até porque numa escapadinha traseira voce acelera e corrige.
sobre os paralamas ou voce está com rodas muito grandes ou o carro estava saindo tanto de dianteira que voce estava virando bastante o volante , ou o carro estava baixando muito mesmo.
tipo, você não é o primeiro que eu vejo falar que 'esquentou' numa pista, um maluco aqui tem um gol gts(ou i) que disse a mesma coisa, em 10 voltas ja tava com temperatura no talo.
assim dependendo da pressão que voce anda tem que maneirar o pé mesmo, outra coisa que não dá pra dar coro o tempo todo sem um bom radiador de óleo (item que estou pra instalar no meu carro e nem comprei ainda rs) e um intercooler por menor que seja.
eu imagino o quanto tu largou o pé rs, essa semana viajei , fui dando corinhos nos malucos que viam um carro velho passar e vinham correndo atras, depois de uns 60km de sacanagem olhei a pressao do óleo e tava muito baixo, tipo. a 80km;h 2000rpm a pressao tava 2bar. tem carro que tem isso de lenta pra ter ideia. olhei a temperatura da agua e ja tava uns pontinhos acima do normal, ai larguei a 5 fiquei em cruzeiro um tempo para dar uma resfriada. (e tenho intercooler, sem radiador de õleo nao dá).
agora abre um post que o pessoal ajuda sim. o qque deve ter esquentado nem deve ter sido o arrefecimento, mas ar admitido e oleo que deve ter ido nas alturas.
sobre a pressao do oleo cair pra 0 é um defeito desses carros, o meu também faz isso em freadas muito bruscas ou curvas para o lado direito muito brabas acho, mas nao pode, num turbo e na pista é pedir pra quebrar.
agora sobre o destracionar quando voce ajustar a suspensao vai melhroar, mas precisava mesmo de um diferencial mais blocado (eu tb quero) mas sinceramente nao sei onde achar e como por e quem bota.
-
o nando novamente valeu pela atenção.
então,eu tava rodando com 1,4 de pressão.o carro tava esquentando muito rapido,mesmo na rua era duas puxadas a 180 e a temperatura ia la nas alturas era coisa de 2 voltas e o carro tava super quente!!e era mais duas voltas passeando pra esfriar.imagino que seja acerto mesmo ponto sei la mas tava esquntando muito facil.
eu coloquei o intercooler do tempra turbo um dia antes de ir ao track day,eu sei que é muito pequeno mas foi ganhado então era o q tinha para colocar.eu ate tinha um outro frontal bem grande mas nao axei forma de colocar no passat.
mas aí eu esbarrei num problema,o intercooler até resfriava o ar,dava pra ter ideia pela tempratura dos tubo de inox,só que meu coletor de admissão passa água do motor,aí fiquei na duvida se realmente tava adiantando intercooler ja que esfirava o ar vamos falar pra 50° (chute) e depois o ar esquentava denovo na mufla carburador coletor 90°.
vou trocar de preparador,o meu é um cara mto bacana mais eu preciso que leve mais a serio qdo eu falar q vou num track day eu não vo pra passear.
sobre o sair de frente,as rodas que uso são aro 15 com pneus 195 45 de ferro,porem eu joguei elas pra fora 18mm aí tavam pegando bastante.
quanto tiver um tempo vou abrir o novo topico com fotos e tal pra ver se o pessoal me da umas ideias,pois eu não ando mais com o meu passat na rua!semana que vem vou em outro preparador mais acostumado com os de pista e começo o projeto pra março que é quando vai ter o track day denovo!
-
galera a noopcar fica em sp-capital eu acho, eles fazem mts carros de arrancadas campeões de competições, www.noopcar.com.br eu acho melhor vocês ligarem pra lá e tirarem dúvida com os caras, ou ir direto lá com o carro se puderem.
-
então,eu tava rodando com 1,4 de pressão.o carro tava esquentando muito rapido,mesmo na rua era duas puxadas a 180 e a temperatura ia la nas alturas era coisa de 2 voltas e o carro tava super quente!!e era mais duas voltas passeando pra esfriar.imagino que seja acerto mesmo ponto sei la mas tava esquntando muito facil.
eu coloquei o intercooler do tempra turbo um dia antes de ir ao track day,eu sei que é muito pequeno mas foi ganhado então era o q tinha para colocar.eu ate tinha um outro frontal bem grande mas nao axei forma de colocar no passat.
mas aí eu esbarrei num problema,o intercooler até resfriava o ar,dava pra ter ideia pela tempratura dos tubo de inox,só que meu coletor de admissão passa água do motor,aí fiquei na duvida se realmente tava adiantando intercooler ja que esfirava o ar vamos falar pra 50° (chute) e depois o ar esquentava denovo na mufla carburador coletor 90°.
vou trocar de preparador,o meu é um cara mto bacana mais eu preciso que leve mais a serio qdo eu falar q vou num track day eu não vo pra passear.
sobre o sair de frente,as rodas que uso são aro 15 com pneus 195 45 de ferro,porem eu joguei elas pra fora 18mm aí tavam pegando bastante.
quanto tiver um tempo vou abrir o novo topico com fotos e tal pra ver se o pessoal me da umas ideias,pois eu não ando mais com o meu passat na rua!semana que vem vou em outro preparador mais acostumado com os de pista e começo o projeto pra março que é quando vai ter o track day denovo!
agradeci a pessoa errada!!vlw milan!!kkkkkkkkkk
-
po o preparador que fez meu carro foi o inverso, achou que eu nao ia andar na rua só corria. kkkk
po sobre o intercooler o meu é pequeno (creio que menor que o seu) gol 1.0 16v turbo. e nem está na freeeente do carro. tem a foto dele no youtube num video (voce tem carro turbo?)… youtube aqui é bloqueado.
entao explicou porque as rodas raspam, seu perfil ainda é menor que o meu. (50).
mas se está esquentando muito facil possivelmente está vazando compressao pro arrefecimento.
outra coisa é o óleo, num track day tem que ter o radiador (se tiver ideia de como adaptar no passat me fala porque estou tentando imaginar de conseguir por embaixo do carro kkkk.
meu carro tava assim, eu dava uma esquentada 100 até 200. passava facil de 100 graus, 6 segundos de acelerada.
ai botei o intercooler,,,,,, dei monte de coro... po nao chegou nem perto de 100.
agora isso do coletor aquecido, o meu também ... mas a agua fica em 95 graus... com ic nao chega a isso , ou nao deveria.
-
nossa, fiquei assustado o milan falando de em 2000 rpms estar a 2bar o óleo, qnd ligo meu carro chega quase a 5 ou passa nunca reparei, qnd acelero, não costumo nem acelerar, muito menos segurar, volta em 1,2 em lenta, andando muito em transito, calor do trabalho do motor fica em 1,4 na lenta….uso akele mobil 4t, e tem o trocador de calor na base do filtro.....
milan, não da pra usar akeles adaptadores/deslocadores de filtro pra adaptar o radiador de óleo?
nem lembrei de olhar, passei 2x na washington luis/interlagos esse fds esqueci de reparar se tao no mesmo endereço de antigamente, q se não to enganado era la...
-
milan,conversei com o preparador e parece q o que foi pro saco foi ou tucho o bronzina!!isso sem ver,só com o que eu contei!vamos conferir o radiador que era pra ser novo,a bomba d'agua colocar defletor no carter e radiador de oleo!mas acho que pra track day devo precisar de um radiador melhor!!
quanto á instalção do radiador de oleo,o preparador que meche pra mim é bom pra essas adaptações!quando tiver pronto eu te mostro.
alguem aí sabe me dizer se posso tirar deixar o coletor sem água?segundo o preparador o carro fica embolando mas eu imagino que seja só frio,mas a questão é o coletor esquenta mais com ou sem a água passando por ele?quero carro só pra acelerar então se vai ficar ruim frio pouco me importa dese que quente ele ande mais!kkkkkkkk
-
milan,conversei com o preparador e parece q o que foi pro saco foi ou tucho o bronzina!!isso sem ver,só com o que eu contei!vamos conferir o radiador que era pra ser novo,a bomba d'agua colocar defletor no carter e radiador de oleo!mas acho que pra track day devo precisar de um radiador melhor!!
quanto á instalção do radiador de oleo,o preparador que meche pra mim é bom pra essas adaptações!quando tiver pronto eu te mostro.
alguem aí sabe me dizer se posso tirar deixar o coletor sem água?segundo o preparador o carro fica embolando mas eu imagino que seja só frio,mas a questão é o coletor esquenta mais com ou sem a água passando por ele?quero carro só pra acelerar então se vai ficar ruim frio pouco me importa dese que quente ele ande mais!kkkkkkkk
cara o melhor que vc faz é comrpar ou um radiador spa ou bota um de ar condicionado sem valvula termostatica (é soh pra pista mesmo)., pode também aumentar o percurso e quantidade de agua.
(voce é de qual estado? ja penso em ir nele porque nessas adaptacoes eu não tenho ferramentas pra isso kkkkkkk)
cara eu andei sem aquecimento de coletor (tem video no youtube tambem kkkk (aquecimento do coletor, retirar ou nao) kkk)…. cara... inviavel andar na rua. o coletor praticamente vira um ar condicionado!!!.. você mete a mao no motor ta pelando 90 graus... mete no coletor ta gelado uns 15!!!!!!!!!!!!!... fica maior suadouro, lenta horrivel, mistura pobre por mais que vc meta combustivel para dentro porque nao pulveriza.
porÉm...... como é pra pista, de alta, vai ficar uma maravilha,,, depois de um rpm alto vira quase um segundo intercooler rs.... mas esqueça lenta/baixa, minhas velas nao duravam 3meses por isso.
mas assim, retirando essas mangueiras voce está diminuindo a quantidade e percurso da agua, (menos agua mais propicio a esquentar).
eu sinceramente nao sou muito adepto a ter um carro meu só pra pista, eu sempre tento botar pra ser razoavel nas 2 situacoes (sei que é dificil) mas...
nossa, fiquei assustado o milan falando de em 2000 rpms estar a 2bar o óleo, qnd ligo meu carro chega quase a 5 ou passa nunca reparei, qnd acelero, não costumo nem acelerar, muito menos segurar, volta em 1,2 em lenta, andando muito em transito, calor do trabalho do motor fica em 1,4 na lenta....uso akele mobil 4t, e tem o trocador de calor na base do filtro.....
milan, não da pra usar akeles adaptadores/deslocadores de filtro pra adaptar o radiador de óleo?
nem lembrei de olhar, passei 2x na washington luis/interlagos esse fds esqueci de reparar se tao no mesmo endereço de antigamente, q se não to enganado era la...
po pois é cara, eu tirei uma foto e mandei pro grupo do whatsup esses dias pro rafael ver. em lenta, com ar ligado 800rpm num engarrafamento fica 0.6~0.7+ bar.
não sei se é comum no meu carro isso, mas a lubrificação dele , bomba e tudo é tudo original.
ele frio faz igual o seu, bate quase 7bar quando ligo. em lenta depois fica 1.5+-. com giro alto sobe até uns 4bar.
eu pensei no trocador de calor. mas sinceramente to tentando acreditar que essa merrequinha pequenininha consegue resfriar o oleo num coro. (varias pessoas também disseram que nao presta) =s
ai pensei num radiador de oleozinho, mas os que vejo tem pressao máxima de 6bar+-, ou seja, risco de estourar só em ligar o carro (fora que tenho que acelerar um pouco, carburado + alcool+ frio). e não sei onde instalar , to procurando, meu carro tem muito bagulho. to procurando espaço para instalar a tubulação do cai e o reservatorio de oleo (quando for numa pista).
e com os coros tavam assim 80km;h 2000rpm 2bar.... temp da agua 2pontinhos acima... foi a hora que parei de largar o pé e fiquei uns 5km encostando no acelerador e de olho nas pressoes e temperaturas.
-
o trocador não vai resolver, eu acho tmb….mas akeles adaptadores pra por o filtro em outro lugar, vc vai ter uma tubulação com grande chance de ter ótimo local pra instalar.....
fiquei preocupado vc achar essa pressão baixa, em relação a lenta não acredito ser o milagre do trocador de calor causar essa diferença pra mais pressão no meu....é algo bem pequeno mas estratégico na verdade......
o protetor de carter tem so 2 furos, q na verdade foram um defletor pra jogar o ar no filtro e no trocadorzinho....
-
po olha como é complexo.
ontem um maluco que preparou um ap pra pista/track day disse o inverso de tudo que ouvi, que um radiador de oleo tem que ser bem pensado pois pode esfriar demais e dá zica, (ok isso eu sabia), mas ai continua,q ue pra pista e track day o trocador de calor é "mais que suficiente" e ainda mantem o oleo na mesma temperatura do motor ou proximo a isso.
eu to quase botando isso mesmo. vai me tirar muito esquema de adaptacao.
heuehue to quase botando o radiador de ar quente (que eu tenho guardado que tirei do meuc arro) e colocando no retorno da turbina pro carter, é pequenininho, ali nao tem tanta pressao porque o oleo desce… e "nao interfere no motor" apenas desce da turbina pro carter, vem pelando do eixo da turbina e ja esfria antes do carter embaixo do ladinho do carro hauhauhauahua