Chevrolet lança linha 2015 do cruze
-
fotos: divulgação
modelo global da chevrolet mais vendido no mundo, o cruze passa no brasil por sua primeira evolução. além de mudanças estéticas, o veículo recebe importantes alterações mecânicas e conteúdos inéditos.
em relação a performance, o cruze 2015 mostra maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.
estas novidades estreiam simultaneamente no sport6 e no sedã cerca de três anos após o lançamento deles no país. desde então, a dupla, equipada com o moderno motor ecotec 1.8 flex de 144 cavalos, ocupa o posto de automóvel de passeio nacional topo de linha dentro do portfólio chevrolet no brasil.
as mudanças promovidas na carroceria do cruze estão concentradas na parte frontal do veículo. o para-choque foi completamente redesenhado. marca registrada dos veículos globais da chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão ltz.
já os inéditos faróis drl (luzes diurnas) chegam como item de série. compostos de leds e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. o acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada. o cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões lt e ltz.
duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: branco vintage e cinza aztec, que se juntam às azul macaw, branco summit, bege desert, preto carbon flash, prata switchblade, cinza mond e vermelho pepper, essa exclusiva para o sport6.
os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo.
este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão ltz, que ganha ainda acabamento interno premium. bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (brownstone e jet black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados.
desde a configuração lt de entrada, o cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (esp), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro.
ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.
o modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com gps, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão start/stop no painel.
além da recalibração do moderno motor ecotec 1.8 flex (144 cv), os engenheiros da chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de gf6-2. tanto o modelo sedã como o sport6 mostram mais agilidade e suavidade nas trocas, melhorando significativamente a performance e o conforto ao dirigir.
os números comprovam isso. em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol. retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como no automático.
isso porque o propulsor ecotec 1.8 flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados. entre elas o cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do propulsor muito rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada.
o coletor de admissão variável (vim) é outro destaque. privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas. para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.
já a versão automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas. por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives.
fonte: gm do brasil