K16 como saber se é nova ou recon
-
acho que a t2 segurava muito o escape.
[snapback]469551[/snapback]
pois é, e mesmo assim ainda tem gente q fala em por t2 em 1.8…até em motor 4.100 de opala um g?nio ja disse aqui que ele montaria e ficaria bom
ah, a turbina tem um lagzinho, mas ta muito melhor de dirigir…. agora esta muito mais carro antes era carrinho hehehehehe
[snapback]469551[/snapback]
essa turbina casa perfeito com motor 1.6 e pode ter ficado um pouco grandinha pro teu 1300, mas trabalhe em cima da alimentação e do ponto com carinho na faixa de giro onde vc sente algum lag. tenho certeza q vc consegue corrigir isso.
-
pois é ka, coloquei um pouco mais de combustivel nos 3000 e 4000 rpm, e ja melhorou bem, diminuiu o lag… o ponto ainda nao da pra fazer nada infelizmente...
ouvi dizer que o refluxo só serve pra diminuir o tranco dado no eixo quando se tira o peh, pq mesmo com valvula de prioridade da um tranquinho pq normalmente elas nao tem vazao suficiente pra zerar a pressao na hora, entao o refluxo ajuda a escoar esse volume, diminuindo a pressao no rotor... verdade ou abobrinha?
-
pois é ka, coloquei um pouco mais de combustivel nos 3000 e 4000 rpm, e ja melhorou bem, diminuiu o lag… o ponto ainda nao da pra fazer nada infelizmente...
ouvi dizer que o refluxo só serve pra diminuir o tranco dado no eixo quando se tira o peh, pq mesmo com valvula de prioridade da um tranquinho pq normalmente elas nao tem vazao suficiente pra zerar a pressao na hora, entao o refluxo ajuda a escoar esse volume, diminuindo a pressao no rotor... verdade ou abobrinha?
[snapback]469602[/snapback]
eu tb ouvi q eh isso msm…. agora se funciona msm sei la....
pra coloca a turbina la em cima vc teve q mandar fazer um coletor so pra coloca ela ali? qto foi? aonde vc fez?
-
tive que fazer tudo né… esse carro nao tem kit... g2 1.3 16v até tem, mas g1 nao... o coletor de ferro fundido do g2 nao serve no g1 pq a turbina bate na mini-frente, pq ela eh mais baixa no g1 do que no g2...
todo o trampo com canos e solda foi feito na tarumã, que fica na eng. caetano alvares, limao. o coletor custou pra mim 350 reais pq tenho uma certa amizade com os kras pq eu praticamente turbinei meu carro la, entrei com ele no sabado original e sai com ele com a turbina pendurada, domingo montei a pressurizacao e pronto era um carro turbo. isso foi 2 anos e 7 meses atras. entao nesse meio tempo acabei pegando amizade com eles, pq acho que sou o cliente mais folgado que eles ja tiveram, usei o elevador deles enquanto eles faziam o escape pro turbo e tal pra passar retorno de combustivel, tirei o carter e pedi pra eles soldarem o niple, tudo la na casa de escapamento
desta vez tb, cheguei original e sai turbo. deu trabalho pra cacete, mas saiu turbo
o kra fez ateh o retorno de oleo de cano de ferro pra mim, depois tiro uma foto por baixo pra vcs verem, ficou muito decente o negocio. ele me ajudou a adaptar a wastegate, cortou pedaco uma outra, soldou, furou, fez o diabo, isso pq wastegate e retorno de oleo nao sao problemas da casa de escape, ve se um binho da vida te ajuda a adaptar as coisas que vao aparecendo como problema quando vc ta montando um carro que nao tem kit, que ta sendo inventado na hora...
ao todo, com coletor, pressurizacao e primeira curva de escape(cano da turbina ateh o flexivel na linha do final do cofre) deixei 550 reais. pra mim ficou baratissimo, pq ateh o mangote que emenda a pressurizacao eles que me descolaram sem cobrar. adaptacao da wastegate, retorno de oleo, mudanca da posicao da mangueira de borracha da direcao hidraulica... sao detalhes que nao sao de responsabilidade deles, e eu pedi pra fazer e o kra fez, e nao cobrou.
eu recomendo a tarumã com a maior confian?a pra todo mundo.
o coletor dessa vez é dum tubom com a parede duns 2 ou 2,5mm, bem mais grossa que o tubo de escape normal. o material tb é diferente, nao é inox, mas tb nao eh o galvanizado normal que eles fizeram meu coletor na primeira vez. ele até lembra inox, pq tem brilho, e o galvanizado nao tem. acho que esse nao vai trincar, espero.
pra colocar a turbina ali, eu fiquei segurando ela no lugar que eu queria, e o kra deu um ponto de solda com uma barrinha de ferro nas 2 flanges, do motor e da turbina. isso é o suficiente pra vc poder soltar a turbina e ela ficar ali no lugar certinho. depois tira tudo e ele faz o coletor na bancada.
a juncao dos 4 canos foi esmirilhada com carinho, tirando as pontas internas.
por isso que eu falo, os kras fazem as coisas com gosto, vale muito a pena. sao pequenos detalhes que fazem muita diferença nessa area que nego só quer sugar.
-
po, mas a saida do intercooler é longe do motor, vai ser ali onde ta a prioridade mais ou menos… é isso mesmo que vc acha melhor ka? nao eh melhor mais perto do motor? ou antes do intercooler entao pra baixar mais a temperatura, mas ai fica longe do motor po.... num da mais lag ainda nao?
-
dizem que a uns 20-30 cm da brauboleta eh o melhor lugar.. no meu caso nao tenho espaco
-
po, mas a saida do intercooler é longe do motor, vai ser ali onde ta a prioridade mais ou menos… é isso mesmo que vc acha melhor ka? nao eh melhor mais perto do motor? ou antes do intercooler entao pra baixar mais a temperatura, mas ai fica longe do motor po.... num da mais lag ainda nao?
[snapback]469642[/snapback]
não tem problema, o motor vai receber um ar ja alcoolizado , bem misturado.
não colocaria antes do intercooler pra evitar o risco (mesmo q remoto) do alcool voltar a se tornar liquido qdo se chocar com as paredes internas do ic, sem contar que vai oxidar tudo la por dentro.
eu não colocaria ali.
o único problema de fato é uma possivel demora em o combustivel chegar no cabeçote, mesmo assim é dificil de prever até qto isso pode te trazer demora na resposta do motor.
talvez contorne esse problema com uma calibragem de injeção (desses bicos) ligeiramente mais adiantada.
-
mas nao da pra adiantar a entrada dos bicos, os bicos entram dependendo da pressao. se fosse por posicao de borboleta sim, daria pra adiantar a entrada deles…
bom, na curva de frente pra borboleta vcs nao gostaram neh? entao vai ali mais ou menos onde está só que inclinado direitinho...
falei com o flavio da haltek sobre a turbina velha, ele insiste que nao eh velha, disse que eu nao conheco pra dizer se eh velha ou nao (absurdo, ateh minha mae, que foi quem recebeu a turbina em casa, me ligou e perguntou se eu tinha comprado coisa usada), ele disse pra eu ir la pra ver uma que ele tem la que tb diz ser nova , com refluxo...
entao vou la ver se gosto dela, se nao gostar, vou pedir meu dinheiro de volta. pior que eu esmirilhei a borda da boca dela pra encaixar o mangote de 2.5> 2 que fica ali na saida... ela tinha uma borda de 3...
vcs tem ideia quanto vale uma carca?a fria? mais ou menos soh pra ter uma ideia...
pressa eh foda, eu nao devia ter montado com essa turbina, nao que ela esteja ruim, mas eh que nao foi isso que eu pedi. eu pedi uma k16 nova.
-
ixi… ele recebe a turbina de volta?
-
talvez contorne esse problema com uma calibragem de injeção (desses bicos) ligeiramente mais adiantada.
[snapback]469694[/snapback]
puts, viajei no que eu respondi… vc quis dizer adiantar tipo colocar um pouco de combustivel enquanto ainda tiver vacuo né? tipo em -0.1 ja bota um pouco do suplementar...
consegui melhorar bem a entrada da turbina, sinceramente, em terceira quarta e quinta, ela ateh lembra a t2 com quente .47. só em primeira e segunda que ela nao pega abaixo de 4000.
tive que mudar toda a regulagem do suplementar, colocando mais combustivel na entrada da turbina. antes era assim
0.1 = 10%
0.2 = 20%
0.3 = 28%
0.4 = 36%
0.5 = 44%
0.6 = 52%
0.7 = 60%
0.8 = 68%
agora tem que ser assim, melhorou muito a entrada da turbina, ta entrando em 3000 rpm, e em terceira quarta e quinta, em 2000 rpm ja tem 0.2 de pressao, em 3000 ja tem 0.4
0.1 = 15%
0.2 = 30%
0.3 = 38%
0.4 = 46%
0.5 = 54%
0.6 = 64%
0.7 = 72%
0.8 = 80%
tive que jogar mais combustivel pra mesma pressa, aumentando mais na entrada... acho que isso significa com todas as letras mais potencia com a mesma pressao, pois pediu mais combustivel...
tive que fazer correcao por rpm, coisa que com a t2 nao precisava, ficou assim:
1000 rpm = 100%
2000 rpm = 100%
3000 rpm = 120%
4000 rpm = 110%
5000 rpm = 100%
6000 rpm = 90%
7000 rpm = 90%
sem essa correcao, nos 3000 a sonda caia. acho que o mapa de injecao original tem um buraquinho nos 3000, provavelmente pro carro ser economico na estrada a 100kmh. com esse ajuste a turbina pega legal nos 3000
agora preciso colocar o segundo bico, pq esse ja ta com seus 80% abertos aos 0.8 bar... quer dizer que nao alimenta mais que isso.
-
puts, viajei no que eu respondi… vc quis dizer adiantar tipo colocar um pouco de combustivel enquanto ainda tiver vacuo né? tipo em -0.1 ja bota um pouco do suplementar...
[snapback]470101[/snapback]
isso.
consegui melhorar bem a entrada da turbina, sinceramente, em terceira quarta e quinta, ela ateh lembra a t2 com quente .47. só em primeira e segunda que ela nao pega abaixo de 4000.
tive que mudar toda a regulagem do suplementar, colocando mais combustivel na entrada da turbina. antes era assim
0.1 = 10%
0.2 = 20%
0.3 = 28%
0.4 = 36%
0.5 = 44%
0.6 = 52%
0.7 = 60%
0.8 = 68%
agora tem que ser assim, melhorou muito a entrada da turbina, ta entrando em 3000 rpm, e em terceira quarta e quinta, em 2000 rpm ja tem 0.2 de pressao, em 3000 ja tem 0.4
0.1 = 15%
0.2 = 30%
0.3 = 38%
0.4 = 46%
0.5 = 54%
0.6 = 64%
0.7 = 72%
0.8 = 80%
tive que jogar mais combustivel pra mesma pressa, aumentando mais na entrada… acho que isso significa com todas as letras mais potencia com a mesma pressao, pois pediu mais combustivel...
tive que fazer correcao por rpm, coisa que com a t2 nao precisava, ficou assim:
1000 rpm = 100%
2000 rpm = 100%
3000 rpm = 120%
4000 rpm = 110%
5000 rpm = 100%
6000 rpm = 90%
7000 rpm = 90%
sem essa correcao, nos 3000 a sonda caia. acho que o mapa de injecao original tem um buraquinho nos 3000, provavelmente pro carro ser economico na estrada a 100kmh. com esse ajuste a turbina pega legal nos 3000
agora preciso colocar o segundo bico, pq esse ja ta com seus 80% abertos aos 0.8 bar... quer dizer que nao alimenta mais que isso.
[snapback]470101[/snapback]
essa é a parte gostosa da preparação: o acerto
-
a turbina ja ta fumando… de vez em quando quando o carro fica um pouco parado em marcha lenta, quando acelero fuma de leve. acreditam? 5 dias e ja ta fumando
ta louco... bom, pelo menos acho que eu consegui cuprir de assar a turbina o mais rapido possivel
-
a turbina ja ta fumando… de vez em quando quando o carro fica um pouco parado em marcha lenta, quando acelero fuma de leve. acreditam? 5 dias e ja ta fumando
ta louco... bom, pelo menos acho que eu consegui cuprir de assar a turbina o mais rapido possivel
[snapback]470893[/snapback]
k16 eh famosa por fumar hein amigo…...procura saber com os preparadores, mas os mancais dela são bem sens?veis...a minha fuma, mas te digo, q pegada q isso tem..
abraços