Avaliação - nissan march sv 1.0 16v flex 2015
-
fotos: marcus lauria
a nissan vem conquistando aos poucos os consumidores brasileiros, prova disso é o march. o primeiro compacto japonês vendido no brasil, como ficou conhecido por aqui. o modelo vem atraindo cada vez mais novos compradores, tanto que as vendas da versão com motor 1.0 correspondem a 45% das vendas do new march. e com isso, a marca começa a se reerguer e conquistar mais espaço nas ruas brasileiras, situação difícil de se ver atualmente me nosso mercado, cada vez mais competitivo.
desta vez conseguimos avaliar por um final de semana a versão intermediária com motor 1.0 do march, a sv. vendido atualmente em quatro versões: conforto, s (1.0 / 1.6), sv (1.0 / 1.6) e sl (1.6), o compacto da nissan é um excelente carro para uso diário nas grandes metrópoles. o modelo é fácil de manobrar, oferece um certo conforto para os ocupantes e uma posição de dirigir agradável, enfim, é um carrinho muito equilibrado para a sua proposta.
posicionada imediatamente abaixo do modelo topo de linha, o sl, a versão sv avaliada pelo site, já vem bem equipada e com detalhes externos no padrão da versão mais completa. visto de frente, o modelo conta com faróis de neblina, para-choque dianteiro adornado por um friso cromado e um desenho bem agressivo, com vincos bem aparentes no capô. de lado, o compacto japonês revela as novas rodas de 15 polegadas de alumínio, com desenho bem agradável aos olhos e linhas bem discretas e lisas.
na parte traseira, ele conta com um aerofólio com break light integrado e lanternas pequenas e saltadas nas extremidades. há quem goste bastante do design e outros nem tanto, mas no geral o new march agradou a maioria.
por dentro, o new march sv chega bem equipado, entre os principais equipamentos, podemos destacar o sistema de som, que é um cd player com leitor mp3 e usb, além de conectividade para ipod. bem moderno, o sistema tem conexão via bluetooth com o telefone celular permitindo atender chamadas telefônicas e também streaming de áudio.
um detalhe que chama a atenção nesse segmento para o march, é o volante com teclas multifuncionais, permitindo controle do sistema de som. além dos bancos, que tem ótimo acabamento e cores exclusivas para essa versão e por serem muito confortáveis, não cansam em viagens mais longas. tudo isso pode ser adquirido pelo preço inicial de r$ 37.990, como opcional, existe apenas a pintura metálica por r$ 990.
o march sv conta com os seguintes itens de série: ar-condicionado, direção com assistência elétrica, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura. além de vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas elétricas das quatro portas e do porta-malas, chave de telecomando para travamento das portas e do porta-malas e retrovisores elétricos.
ele é empurrado por um motor de quatro cilindros 1.0 16v com 74 cavalos a 5.850 rpm (etanol e gasolina), a 13,1 kgfm de torque máximo. o que permite ao new march acelerar de 0 a 100 km/h em 14,48 segundos com gasolina. depois que conhecemos e testamos os modelos equipados com motores de três cilindros, como o vw up!, fica difícil encaram um motor 1.0 de quatro cilindros. a falta de potência e de torque passam a ser incômodo no dia a dia. o propulsor de 16v deixa a desejar em vários momentos, principalmente nas arrancadas. mas com o tempo, voltamos acostumar com a lentidão e priorizar o consumo. esse, segundo o inmetro, fica em 8.7 km/l de etanol em cidade, e de 12,5 km/l de gasolina em ciclo urbano. na estrada o consumo passa para 10,4 km/l de etanol e de 14,8 km/l de gasolina.
nossa conclusão é que o new march 1.0 sv é ideal para quem quer um carro para o dia a dia, com ótima posição de dirigir, econômico e que não se importa em andar mais rápido. mais pensando bem, como o trânsito nas grandes metrópoles andam cada vez pior, para que pressa.
continua na página 2