Conheça a história da skoda
-
fotos: divulgação
pouco conhecida no brasil, a å koda auto é uma montadora, fundada em 1925 (resultado da fusão da empresa de václav laurin e václav klement) como å koda pilsen, na república checa, notadamente excelente fabricante de limusines. em 1945, após a segunda guerra mundial, com a inclusão da checoslováquia no bloco de leste dominado pela união soviética, a produção de automóveis modificou-se radicalmente, com a å koda pilsen, agora estatizada, re-batizada como aznp (automobilové závody, národní podnik) skoda, única montadora nacional e que, mesmo sendo vedado qualquer contato com o ocidente, conseguiu progredir, estabelecendo seu sucesso na construção de carros confiáveis e sólidos, o que não significava beleza ou acabamento minimamente aceitáveis, como comprovam os lançamentos sucessivos dos modelos tudor, spartak e octavia.
na década de 1970, o sistema econômico checo se estagnou completamente, e a å koda só não fechou as portas porque estas portas eram soviéticas e moscou injetou algum dinheiro na montadora, o suficiente para que em 1987, ao lançar o modelo favorit, desenhado pelo estúdio bertone, a situação melhorou. isso possibilitou que, 3 anos mais tarde, em 1991, após a abertura política e econômica do leste europeu com a tão esperada queda do comunismo, o grupo volkswagen, na época já proprietário da audi e da seat, adquiriu o controle total da montadora checa. dessa forma, a å koda pôde, finalmente, se modernizar e lançar seus produtos no mercado internacional, tendo começado pelo felicia e prosseguindo com o octavia e o fabia.
com a visão mercadológica tipicamente alemã, a å koda auto voltou seu foco para o automobilismo de competição, buscando mostrar a força e qualidade de seus novos carros, entrando oficialmente no wrc (world rallye championship) em 1996 com o modelo felicia, posteriormente com o modelo octavia em 1999 e, em 2004, ingressou com o modelo fabia, lançado em 2007, um hatchback compacto que utiliza a mesma plataforma a00 do volkswagen polo e seat ibiza. momentaneamente afastada (oficialmente, mas fornecendo o carro básico para equipes independentes) do cenário automobilístico, a montadora agora se prepara para seu retorno oficial com o lançamento do fábia r5, baseado no novo skoda fabia hatchback 2015. o novo r 5 vem recheado com a mais alta tecnologia, tudo dentro dos novos regulamentos da fia para o wrc 2, sendo mais do que apenas uma evolução do mais do que vencedor fabia super 2000. o novo carro de corridas utiliza um motor 4 cilindros turbo com 1,6 litros, caixa de câmbio sequencial de cinco velocidades e suspensões tipo mcpherson, construido com materiais leves e resistentes, e seu peso total é de 1,230 kg.