Entenda as diferenças entre sw, suv, mpv e crossover
-
fotos: renato pereira e divulgação
até bem pouco tempo, o consumidor brasileiro convivia pacificamente com veículos do tipo hatchback (hatch) 2, 3, 4 e 5 portas, sedan 2 e 4 portas, coupe 2 e 4 portas, station wagon (peruas) de 3 e 5 portas, caminhonetas (pick-ups) pequenas ou grandes e furgões pequenos ou grandes. sabia-se, então, que uma station wagon (perua) que era, simplesmente, uma station wagon ou perua. todas as montadoras tinham sua representante, e todas eram praticamente do mesmo tamanho, com o mesmo propósito: carregar a família, com bagagens, para onde se quisesse ir.
mas essa época acabou, o mundo girou, as caravanas passaram, e tudo mudou. dos modelos oferecidos por poucas montadoras, bem definidos em seus segmentos, com duas ou três versões de acabamento e/ou motorização, e designs que possibilitavam seus reconhecimentos por crianças de 5 a 100 anos à distância e sem grandes esforços, chegamos a atual realidade, bem diferente dos padrões ainda arraigados em nossa consciência.
hoje em dia, diante de tantas alternativas, possibilidades e classificações para os tipos de veículos disponíveis em nosso mercado - são mais de 40 montadoras oficiais, além dos importadores particulares - oriundos de todos os cantos do planeta (e, alguns, com design que sugerem vir de outro planeta), tornou-se uma tortura saber, efetivamente, o que é o que, para que serve e quais os concorrentes diretos em cada segmento. um dos mais confusos, certamente, é o das peruas , já que inventaram uma grande variedade de sub-segmentos, tamanhos, aplicações e alocaram outros tantos modelos dentro dessas classificações complicadas, dando ainda mais nó na cabeça dos consumidores que, no mais das vezes, compram gato por lebre ou nem imaginam para que serve o que compraram.
o objetivo dessa matéria, então, não é outro senão colocar ordem na bagunça para que você, consumidor normal, que não tem a menor obrigação de entender de engenharia mecânica e suas definições, possa conhecer, entender e comparar, antes de colocar a mão no bolso, quais as opções mais adequadas as suas necessidades. assim poderá escolher com mais segurança sua próxima aquisição sabendo que, se ainda assim decidir errado será por sua culpa, independente do empenho do vendedor da concessionária em tentar te empurrar algum carro que está entupindo seu estoque ou só porque você acha o modelo bonitinho!
usarei, para ilustrar as explicações, imagens dos modelos 2013 disponíveis em nosso mercado. isso não significa, no entanto, que esses modelos esbanjem beleza, personalidade e harmonia em seus designs, pois vivemos uma fase da indústria em que, aparentemente, a maioria das montadoras se uniu e delegou, a um único designer, o desenvolvimento de seus modelos e linhas, tornando quase impossível distinguir, sem um exame muito aprofundado, que carro (e qual sua marca) se está olhando, além da necessidade de um tutorial que explique o significado da sopa de letrinhas, sobrenomes e apelidos com que se tenta justificar por que um modelo, que custa x, passa a custar xxx só porque adicionou algo como plus, ii,special ou, seguindo a moda mais recente e de absoluta falta de criatividade, new em seu nome… vamos entender as coisas?
station wagon (sw): inexplicavelmente conhecidas aqui como peruas, são em geral versões ampliadas de modelos hatchback e sedans, com estrutura monobloco (quando o chassi faz parte do veículo), dois volumes - compartimento do motor separado do compartimento de passageiros, com compartimento de carga integrado, incluindo o vidro na porta traseira e com bancos traseiros rebatíveis -, com 3 ou 5 portas, destinadas a uso urbano ou estradas pavimentadas. suas dimensões variam muito pouco, geralmente entre 4,50 m e 5,00 m de comprimento. já suas motorizações variam bastante em potência, partindo de pouco mais de 80 cv até ultrapassar absurdos 450 cv e são (no brasil) via de regra movidos a álcool ou gasolina.
crossover: eram apenas veículos station wagon, pequenos ou grandes, com algumas modificações estilo off-road, como a aplicação de fender flares, estribos, estepe externo, para-lamas reforçados, pneus mais altos e, em raros casos, suspensões mais resistentes. hoje o termo estende-se também aos hatch com as mesmas modificações off-road aplicadas nas sw, e é empregado então em qualquer carro urbano com características, meramente cosméticas e raramente funcionais, sem nenhuma tendência off-road. suas dimensões variam pouco, entre 4,00 m e 5,00 m, com motorização variando entre 100 cv e novamente absurdos 450 cv, normalmente movidos a álcool e gasolina e raramente a diesel. nem pense em enfrentar passeios e desafios off-road, porque vai atolar e estragar sua alegria.
minivan (mpv) - multi purpose vehicle ou (muv) - multi utility vehicle: são veículos monovolume - sem separação externa entre o cofre do motor, habitáculo de passageiros e área de bagagem -, estrutura monobloco,com 3, 4 ou 5 portas, com capacidade para 4 a 9 lugares. são mais altos do que os modelos sedan, hatch ou station wagon de que derivam, compartilhando plataformas e conjuntos mecânicos, com amplo espaço interno e grande área envidraçada, e classificados distintamente em dois segmentos, minivan mini (até 4,20 m de comprimento) e minivan compacta (entre 4,20 m e 4,60 m de comprimento).
a motorização das minivan mini começam por volta dos 80 cv e ultrapassam os 150 cv, movidos a álcool, gasolina ou diesel. já as minivan compactas contam, normalmente, com motores entre 85 cv e 250 cv, a álcool, gasolina ou diesel. já as minivan grandes, com mais de 4,60 m de comprimento, são normalmente derivadas de pick-ups, montadas em chassi separado, sendo então catalogadas junto as vans propriamente ditas, eliminando-as do contexto de uso familiar.
sport utility vehicle (suv): eram veículos utilitários, com tendências esportivas, raras vezes derivados de station wagons, porém são normalmente derivados de picapes grandes ou médias, 2 volumes, com 3 ou 5 portas, montados sobre chassis. com a multiplicação do emprego do termo suv, esses veículos são também classificados por tamanho, sendo: suv mini (até 4,25 m), motorização variando entre 110 cv a 230 cv, a álcool, gasolina ou diesel; suv compacto (entre 4,25 e 4,60 m), motorização entre 180 cv e 300 cv, a álcool , gasolina ou diesel; suv médio (entre 4,60 m e 4,90 m), com motores entre 250 cv e 350 cv, a álcool, gasolina ou diesel e suv grande (acima de 4,90 m), com motores que passam os 560 cv a gasolina e os 300 cv a diesel. em todas as sub-divisões, são veículos bastante sofisticados, com bom ou excelente desempenho off-road, muito luxo e valores estratosféricos. viraram símbolo de status, e raramente seus proprietários cometem a heresia de sujá-los na terra.
antes de efetivar sua compra pesquise, analise, racionalize a utilidade, o valor de compra, da manutenção, do seguro, compare com os concorrentes diretos - esqueça o romantismo de só compro marca x ou detesto marca y; hoje em dia, com a globalização, falências e controles acionários silenciosos em nível mundial, raramente se pode saber com exatidão qual a origem tanto do projeto quanto dos componentes dos veículos, independente do mesmo ostentar a logomarca de sua fábrica favorita -, pesquise a depreciação, o valor de revenda e o mercado do modelo escolhido.