Saiba como ˜nasce um veículo volkswagen no brasil
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fotos: divulgação
o carro que será lançado daqui a quatro anos já está sendo desenhado. na verdade, quando esse veículo chegar às concessionárias, para os designers da volkswagen do brasil, ele já estará desatualizado , pois eles já estarão trabalhando na reestilização ou até mesmo no sucessor desse modelo. isso porque, para o design, o futuro é hoje. é assim que começa a nascer um volkswagen: desenvolvido em um cenário imediato, para ter estilo duradouro e moderno daqui a quatro anos.
o primeiro contato que se tem com um automóvel é com o estilo, com a sua forma. por isso, o design é tão importante. ele é o início da relação entre o homem e a máquina. é um ser humano diante de mais de 3 mil peças montadas. mas para dar certo essa relação, o veículo tem que cativar por dentro e por fora, explica o diretor de design da volkswagen do brasil, luiz alberto veiga.
e essa relação começa com rabiscos. a forma do novo veículo é definida inicialmente pelos sketches (desenhos em duas dimensões). são várias propostas em torno do mesmo veículo até chegar aos temas preferidos.
o sketch conceitual é o verdadeiro embrião da composição de uma nova ideia. a grande batalha dos designers é inovar e evoluir seguindo parâmetros de estilo do grupo volkswagen. o dna volkswagen tem que estar presente desde o primeiro desenho do veículo, diz o supervisor de design, guilherme knop.
na área de package (onde são dimensionados e posicionados os espaços e os componentes do veículo) os técnicos ajustam e definem o tamanho ideal do carro assim como analisam as questões ergonômicas em relação ao ser humano e também de adequação ao meio ambiente com o máximo de qualidade sensorial.
as ideias mostradas nos sketches, adaptadas às medidas definidas do package, são transferidas para um desenho com tamanho real do novo veículo, em escala 1:1. após sua aprovação, chega a fase do clay, uma massa especial para modelagem, composta por barro e demais elementos químicos, para esculpir o modelo em tamanho natural.
nesta fase, a área de engenharia avançada participa ativamente em conjunto com os designers e engenheiros especialistas em package, para viabilizar tecnicamente o veículo. este modelo em clay recebe pintura e todos acabamentos como faróis, grades, vidros etc. para tornar-se o mais próximo possível de um veículo de série.
o segredo do designer automotivo não está na capacidade de criar forma e conteúdo, mas sim em fazer com que seu projeto seja viável e duradouro. então, desde o princípio há uma série de preocupações e detalhes que devem ser priorizados. e isso obviamente passa pelo estilo do veículo, mas abrange o espaço para a cabeça, o tamanho do porta-malas, a visibilidade. é uma equação que exige muito trabalho e dedicação para se resolver, afirma o gerente-executivo de design da volkswagen do brasil, gerson barone.
as mesmas fases ocorrem paralelamente também no trabalho de composição do interior do veículo. painel de instrumentos, laterais de portas, teto e todas as partes visíveis são modeladas em detalhe - exatamente como serão quando vierem a ser produzidas. todas estas tarefas são desempenhadas pela equipe dos modeladores e tapeceiros em um verdadeiro trabalho artesanal.
também paralelamente se dá a escolha das cores e materiais de revestimentos internos e externos do veículo. essas atividades são de responsabilidade da área de color & trim, que pesquisa e reúne as principais tendências do mercado (com o suporte e propostas da área de marketing), de estilo e adequando as novas tecnologias as necessidades do design.
o interior do veículo deve causar aquela sensação de bem-estar, tranquilidade, como se fosse uma zona de conforto. tudo tem de estar bem organizado, os materiais tem que atender os padrões de qualidade da marca e passar essa sensação para os ocupantes do veículo. daí a razão das constantes preocupações com a sensação agradável ao tocar nas peças ou acionar um botão, a ergonomia dos bancos, o figurino da cabine, o encaixe perfeito dos componentes. até o cheiro do carro é uma preocupação do designer, diz a supervisora de color and trim, marilia biill.
cumpridas essas etapas, o novo modelo é levado para a matriz da volkswagen, na alemanha, onde é submetido à direção do design center em wolfsburg. a partir daí, são efetuados os ajustes necessários e começa, então, a fase de construção da superfície matemática que é feita baseada em um scanning do modelo final. o carro inteiro vira cálculo com preocupações milimétricas nas tolerâncias.
essas informações matemáticas vão mais tarde (após extensivos trabalhos de viabilidade técnica e financeira, em conjunto com a engenharia e outras áreas da companhia, como planejamento industrial e produção) definir o modelo virtual, que será a base final para a construção das ferramentas e meios de produção.
definido e aprovado o design do futuro carro, as informações matemáticas são congeladas. ou seja, não mudará, mesmo estando com 18 meses de antecedência ao seu lançamento no mercado.
fonte: volkswagen do brasil