Fiat e ambev se unem em campanha para prevenir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos
-
fiat e ambev firmam parceria para entregar a cartilha do projeto papo em família aos 23 mil funcionários da fábrica de automóveis, localizada em betim (mg). o material, produzido pela ambev com a maurício de sousa produções, traz orientações para auxiliar os pais a falar com os filhos sobre consumo indevido de bebidas alcoólicas. estimular uma conversa franca com os filhos sobre os riscos do consumo de bebidas alcóolicas é de extrema importância. para a fiat, a parceria com a ambev representa uma oportunidade de levar às famílias dos nossos empregados um conteúdo rico e didático com orientações e esclarecimentos, de forma transparente e honesta, enfatiza marco antônio lage, diretor de comunicação corporativa e sustentabilidade da fiat chrysler automobiles (fca) para a américa latina.
nós da ambev estamos muito satisfeitos pela parceria com a fiat. nosso objetivo é engajar a maior quantidade de pessoas em prol do consumo responsável. diversas pesquisas mostram a importância da comunicação entre pais e filhos para conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas. saber que este material feito com tanta dedicação vai chegar a 23 mil famílias é uma grande satisfação, comenta ricardo rolim, diretor de relações institucionais da ambev.
o papo em família, lançado em 2013, contém uma cartilha, revistinhas, webséries e tiras. todas as peças são ilustradas com personagens turma da mônica jovem e turma da tina. o material está disponível gratuitamente no site http://www.ambev.com.br/consumo-responsavel.html.
o conteúdo foi desenvolvido com base em estudos de instituições internacionais especializadas no assunto como a ong canadense éduc alcool, e em pesquisas do cisa “ centro de informações sobre saúde e álcool, referência nacional sobre o tema. esse processo contou com a participação de um grupo de especialistas de três áreas distintas do conhecimento “ educação, medicina e sociologia “ na adaptação do material à realidade brasileira. são eles: a psicóloga e educadora rosely sayão; o psiquiatra e coordenador do grupo interdisciplinar de estudos de álcool e drogas da usp, dr. arthur guerra de andrade; o professor da unifesp e fundador da associação brasileira multidisciplinar de estudos sobre drogas (abramd), dartiu xavier da silveira; o cientista social e professor da faculdade de saúde pública da usp, edemilson antunes de campos; e a médica especialista em prevenção e saúde coletiva bettina grajcer.
a cartilha é o principal material. dividida de acordo com as diferentes faixas etárias dos jovens, trata-se de um guia que ressalta a importância e a eficácia do diálogo entre pais e educadores com seus filhos e alunos. as revistinhas, as tiras e as webséries são feitas com base nas orientações da cartilha e mostram situações do cotidiano como, por exemplo, a orientação de não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas.