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Retífica - motor do classe-a (1.6)

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  • C Offline
    C Offline
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    #1

    olá amigos,

    preciso retificar esse motor mas estou com alguns problemas. o primeiro deles é que ao consultar um concessionário autorizado disseram que a mb fornece os pistões apenas em medida standard pois o procedimento padrão deles é enviar o bloco de volta para fábrica e encamisar novamente. o motivo disso são as camisas de silitec que não permitiriam maior abertura. o preço vocês devem imaginar…

    além disso não encontrei pistões, bronzinas, etc, de marcas conhecidas. apenas chineses no ml. procurei nos catálogos da mahle e também não encontrei nada.

    a idéia inicial seria mandar o bloco para retífica e arriscar uma sobremedida pois _parece _que há material suficiente por ali e usar pistões maiores.

    alguém teria dicas?

    obrigado.

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    • _ Offline
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      _NandoO_
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      #2

      e quais pistões vais usar se for usar sobre-medida? porque não encamisa na retifica mesmo?

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      • C Offline
        C Offline
        Comendador
        escreveu em última edição por
        #3

        por enquanto achei apenas pistões de marcas desconhecidas e somente nas medidas standard e 1,00.

        encamisar seria algo muito menos ortodoxo e vejo maiores chances de falha na retífica, não?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Milan
          escreveu em última edição por
          #4

          cara, se nao vai turbinar ou botar para andar. não há mal em encamisar na retifica.

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          • O Offline
            O Offline
            oldboy
            escreveu em última edição por
            #5

            acho que deveria encamisar…

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              Comendador
              escreveu em última edição por
              #6

              turbinar nem pensar mas o que seria botar para andar?

              pois estico as marchas até 6.000rpms com frequência já que é um motor 1.6…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Milan
                escreveu em última edição por
                #7

                heuehuhe isso é botar para andar, usar o motor no limite…. esgoelar... esmirilhar....

                agora andando "civilizadamente" não tem porque disso... heuheue no meu andando de boa passo a marcha em 1600 no max 2000...

                dizem que usar assim nesse limite não é legal encamisar, mas sinceramente nunca vi um caso. em turbo então, nego foge disso aqui.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Comendador
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  hehe…

                  uso assim pois esse motor tem uma curva de torque/potência que sobe linearmente conforme as rotações então para o carro "andar" é preciso esticar mesmo.

                  acredito que, ao menos originalmente, as fábrica fazem motores para aguentar esse tipo de regime de forma contínua, ou não?

                  e segue a saga, pois ainda não consegui avançar nada na retífica...

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    JMZ
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    pode retificar com pistões de marcas do mercado e bronzinas também. encamisar também não tem problemas. pode esmirilhar sem problemas. só saiba de duas coisas seu motor tem que ser retificado por pessoas honestas e que façam o serviço correto, folgas corretas, medidas corretas e tudo mais. e tenha em mente que se um motor de fabrica durar 300mil km o retificado durando 200 eh por benção divina. cada marca de pistão usa folgas diferentes, conferir a folga de acordo com a marca, não de acordo com a mercedez. outra opção se teus pistões estão em bom estado não os troque. utilize os mesmos com anéis novos e encamise o bloco. quantos kms está seu motor?. ainda está fechado? tentou algum pistão de medida similar com 80 ou  81 de diametro. 81 é ap 1.6 e 1.8 snme tem conferir o diametro do pino e a altura de compressão. pergunte para a retifica até quanto da para abrir o bloco. você pode acabar podendo colocar um pistão maior e ganhao potencia e torque na brincadeira. alem de custo mais em conta.

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Comendador
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      você se refere aos pistões e bronzinas do ml que ou não tem marca ou são chinesesó não tenho coragem, infelizmente… preciso de uma marca conhecida garantindo.

                      fiz engenharia mecânica e tendo a preferir que os cilíndros sejam abertos ao invés de encamisar. não pelo processo de encamisar em si mas por não confiar na retífica para um serviço desses. abrir medida não dá pra errar, vai... o resto do serviço farei eu mesmo.

                      gostaria de um pistão feito para esse motor (m166.960) justamente para as folgas coinciderem com o manual mercedes. mas, se não for possível... pensei nessa possibilidade de existir outro pistão que sirva mas acho difícil, também.

                      o motor ainda está fechado e rodando, portanto não sei o estado dos pistões. está com 345.000km. rodando bastante na cidade e viagens longas que tem 3.000km cada perna.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        naooooooooo fuja de suloy e derivados po…. coisas boas ks, metal leve,  mahle, cofap, balbalbal

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          WILPNG
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          precisa saber as medidas gerais do pistão para adaptar de outro veículo, ap, gm, fiat, moto e por ai vai…

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            além do diâmetro do pistão há duas medidas a serem consideradas: a distância entre o topo e o pino do pistão e o quanto o furo do pistão está descentralizado e para que lado há essa assimetria (como você tem formação em engenharia sabe que este último item é totalmente intencional e faz parte do projeto de construção do pistão).

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Comendador
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              casantosef,

                              É justamente por esses motivos que tenho preferência por um pistão feito para esse motor.

                              milan,

                              mahle/metal leve não tem. revirei o catálogo deles na loja de autopeças hoje pela manhã.

                              após a retífica vou andar com o carro tempo suficiente para ter certeza que está confiável e depois venderei. mas me recuso a passar uma bucha para o próximo dono.

                              foi me ofertado um bloco+pistões 0km oriundo de new old stock por r$5.000.

                              o que acham?

                              1 Resposta Última resposta
                              • _ Offline
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                                _NandoO_
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                considerando que são peças mercedes novas, o preço não tá de tooodo mal assim, eu acho. quanto ia sair retífica+pistões+anéis?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  po seila, nao conheco precos… 5000 compra 2 carros iguais o meu hauhauhauhau

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Comendador
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    pessoalmente também acho caro mas diante da falta de peças de boa qualidade, estou ficando sem opções…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Milan
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      É mercedes né, voce tem que pegar as medias dos pistons e formato da cabeca e tal e ver se tem outras opcoes no mercado.

                                      falando hipoteticamente.

                                      as vezes (acontece muito isso no mundo dos carros), voce compra uma peça de audi e custa 1000,00 reais, e uma peça de passat custa 100,00…. só que se por as 2 peças uma do lado dda otura sao as mesmas, muda só algum detalhe que nao interfere em nada.

                                      só depende de como voce chega no balcao.

                                      me da a tal peca de audi........ ou passat rs

                                      1 Resposta Última resposta

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