Retífica - motor do classe-a (1.6)
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pode retificar com pistões de marcas do mercado e bronzinas também. encamisar também não tem problemas. pode esmirilhar sem problemas. só saiba de duas coisas seu motor tem que ser retificado por pessoas honestas e que façam o serviço correto, folgas corretas, medidas corretas e tudo mais. e tenha em mente que se um motor de fabrica durar 300mil km o retificado durando 200 eh por benção divina. cada marca de pistão usa folgas diferentes, conferir a folga de acordo com a marca, não de acordo com a mercedez. outra opção se teus pistões estão em bom estado não os troque. utilize os mesmos com anéis novos e encamise o bloco. quantos kms está seu motor?. ainda está fechado? tentou algum pistão de medida similar com 80 ou 81 de diametro. 81 é ap 1.6 e 1.8 snme tem conferir o diametro do pino e a altura de compressão. pergunte para a retifica até quanto da para abrir o bloco. você pode acabar podendo colocar um pistão maior e ganhao potencia e torque na brincadeira. alem de custo mais em conta.
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você se refere aos pistões e bronzinas do ml que ou não tem marca ou são chinesesó não tenho coragem, infelizmente… preciso de uma marca conhecida garantindo.
fiz engenharia mecânica e tendo a preferir que os cilíndros sejam abertos ao invés de encamisar. não pelo processo de encamisar em si mas por não confiar na retífica para um serviço desses. abrir medida não dá pra errar, vai... o resto do serviço farei eu mesmo.
gostaria de um pistão feito para esse motor (m166.960) justamente para as folgas coinciderem com o manual mercedes. mas, se não for possível... pensei nessa possibilidade de existir outro pistão que sirva mas acho difícil, também.
o motor ainda está fechado e rodando, portanto não sei o estado dos pistões. está com 345.000km. rodando bastante na cidade e viagens longas que tem 3.000km cada perna.
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além do diâmetro do pistão há duas medidas a serem consideradas: a distância entre o topo e o pino do pistão e o quanto o furo do pistão está descentralizado e para que lado há essa assimetria (como você tem formação em engenharia sabe que este último item é totalmente intencional e faz parte do projeto de construção do pistão).
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casantosef,
É justamente por esses motivos que tenho preferência por um pistão feito para esse motor.
milan,
mahle/metal leve não tem. revirei o catálogo deles na loja de autopeças hoje pela manhã.
após a retífica vou andar com o carro tempo suficiente para ter certeza que está confiável e depois venderei. mas me recuso a passar uma bucha para o próximo dono.
foi me ofertado um bloco+pistões 0km oriundo de new old stock por r$5.000.
o que acham?
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pessoalmente também acho caro mas diante da falta de peças de boa qualidade, estou ficando sem opções…
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É mercedes né, voce tem que pegar as medias dos pistons e formato da cabeca e tal e ver se tem outras opcoes no mercado.
falando hipoteticamente.
as vezes (acontece muito isso no mundo dos carros), voce compra uma peça de audi e custa 1000,00 reais, e uma peça de passat custa 100,00…. só que se por as 2 peças uma do lado dda otura sao as mesmas, muda só algum detalhe que nao interfere em nada.
só depende de como voce chega no balcao.
me da a tal peca de audi........ ou passat rs