Como saber qual a força aplicada nas bielas
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pessoal,
estava aqui pensando, se torque em kgf é calculado se aplicando x de forca na extremidade de uma alavanca de 1 metro, como calcular aproximadamente a força exercida nas bielas, tendo passado o carro no dina e sabendo seu torque aproximado?
pensei na seguinte formula:
t = torque lido no dina
c = curso do virabrequim
r = raio do virabrequim
b = peso nas bielas
r = c / 2
b = ( 1000 / c ) * t
num exemplo que meu carro teve 33k de torque medido no dina
r = 78,9/2 = 39,45mm
b = (1000 / 39,45 = 25,3) * 33k = 836kg
o peso aproximado sobre as bielas, claro, soh pra ter uma nocao, seria de 836kg?
devo dividir esse peso por 2 por ter 2 queimas por volta do vira? ou por 4 por serem 4 bielas?
nada a ver?
sei la, me ajudem a ter uma nocao de quanto as bielas do meu carro suportariam, mesmo se o que interessa eh potencia e nao torque
valeu
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eu sei que varia kra, como eu disse, eh soh pra ter uma nocao por alto…
mas nesse dina, carros originais renderam a potencia original bem proximo, acho que nao eh tao fora nao, por nao estar perfeito, mas tb nao eh totalmente errado visto que vc sabe que o carro fazia 0-100 em 7.1s saindo totalmente cagado, que se fosse alguem que tem a manha dirigindo com certeza faria menos de 7s.
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pessoal,
estava aqui pensando, se torque em kgf é calculado se aplicando x de forca na extremidade de uma alavanca de 1 metro, como calcular aproximadamente a força exercida nas bielas, tendo passado o carro no dina e sabendo seu torque aproximado?
pensei na seguinte formula:
t = torque lido no dina
c = curso do virabrequim
r = raio do virabrequim
b = peso nas bielas
r = c / 2
b = ( 1000 / c ) * t
num exemplo que meu carro teve 33k de torque medido no dina
r = 78,9/2 = 39,45mm
b = (1000 / 39,45 = 25,3) * 33k = 836kg
o peso aproximado sobre as bielas, claro, soh pra ter uma nocao, seria de 836kg?
devo dividir esse peso por 2 por ter 2 queimas por volta do vira? ou por 4 por serem 4 bielas?
nada a ver?
sei la, me ajudem a ter uma nocao de quanto as bielas do meu carro suportariam, mesmo se o que interessa eh potencia e nao torque
valeu
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isso, 836 divide por 4 pra ter a força aplicada em cada biela.
mas o que realmente importa é essa força em uma determinada velocidade, ou seja, potência.
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mas entao a grosso modo posso medir mais ou menos quanto a biela aguenta colocando em uma prensa hidraulica? heheheheh deveria suportar 200k se for nessa medida, tudo bem que no motor alem desse peso ainda tem a vibracao e tal, mas soh pra ter uma nocao de com quantos quilos ela comeca a virar s…
entao nao chutei tao longe neh, o calculo até tem fundamento
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se colocar numa prensa vc vai ter o limite estático…que teoricamente deve ser superior ao limite din?mico...
o que sei é que na pratica qdo se compra uma biela de pedigree vc dimensiona ela para torque e rotação...ela pode quebrar tanto pela força (torque) quanto pela força a cada rotação (entenda como o popular chama de inercia )...até por isso os parafusos tipo arp são tão vendidos...
em média uma biela original de carro aspro aguenta uns 35mkgf e uns 280cv...tem alguns que aguentam mais...tem uns que aguentam um pouco menos... fora isso tem outros por?ns como a rotação em que ocorre a potência máxima, se o motor está balanceado, etc...
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mas entao a grosso modo posso medir mais ou menos quanto a biela aguenta colocando em uma prensa hidraulica? heheheheh deveria suportar 200k se for nessa medida, tudo bem que no motor alem desse peso ainda tem a vibracao e tal, mas soh pra ter uma nocao de com quantos quilos ela comeca a virar s…
entao nao chutei tao longe neh, o calculo até tem fundamento
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em teoria sim. mas pra isso não usamos uma simples prensa. e sim uma m?quina de ensaios de tração, que aplica muito mais força, além de ter um softer capaz de interpretar as mudanças ocorridas na peça e fornecer o gr?fico tensão x deformação.
com esses valores em mãos e alguns outros par?metros, vc analisa o quanto essa biela vai girar e determina a sua vida em fadiga ou o numero de ciclos capaz de realizar para aquela carga aplicada.
eu mesmo já me ofereci para realizar esse teste, porém não tenho nenhuma biela nova pra testar e até o momento ninguém pode disponibilizar uma.
abraços.
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opa, quer uma usada do meu carro? tenho 3 daquelas aquecidas podres… a quarta quebrou
se quiser testar uma delas é só falar, tenho um medo do caramba de botar um pouco mais de pressao e as bixinhas virarem s...
entao kra, era só pra titulo de nocao mesmo, tipo soh pra ver com quantos kilos a parada entorta...
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se colocar numa prensa vc vai ter o limite estático…que teoricamente deve ser superior ao limite din?mico...
o que sei é que na pratica qdo se compra uma biela de pedigree vc dimensiona ela para torque e rotação...ela pode quebrar tanto pela força (torque) quanto pela força a cada rotação (entenda como o popular chama de inercia )...até por isso os parafusos tipo arp são tão vendidos...
em média uma biela original de carro aspro aguenta uns 35mkgf e uns 280cv...tem alguns que aguentam mais...tem uns que aguentam um pouco menos... fora isso tem outros por?ns como a rotação em que ocorre a potência máxima, se o motor está balanceado, etc...
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e aqueles lance de polir a biela? tem algum fato ou é só mito?
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em média uma biela original de carro aspro aguenta uns 35mkgf e uns 280cv…
isso você se refere a um motor específico né? tem muito motor aspirado mais forte que isso original…..
hehe eu sei que vc sabe, mas é bom esclarecer senão o pessoal generaliza...rsrs
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e lost, tem uma f?rmula pra calcular o peso na cabeça dos pistões atravṍs da pme…. é simplesinha e razoavelmente fiel...
como regrinha em originais, até o dobro de pme geralmente aguenta.... com no máximo 20 m/s de velocidade do pistão (isso se refere é rotação limite)..
mais detalhes na tecnomec rsrsrs
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mas toda essa volta seria pra perguntar o seguinte:
quantos cvs essa bielinha perninha de frango aguentaria, lembrando que a fiat diz ser de aão c70(sei la quanto eh mais resistente sendo fabricada nessa espessura e comprimento)?
chegou a 212 com 1.2 bar na t2 com quente .47 (t22) e aguentou de boa, cheguei a colocar ateh 1.4 de pressao por um tempo e nao empenou… acho que uns 220cv com 1.4 de pressao nao é muita viagem...
agora com k16 a historia vai ser diferente, nao quero mandar o bloco novinho pro espaço.... sera que aguenta 250 cvó acho que isso viria com os 1.2 bar... (40 cv por trocar uma t22 por uma k16 + gerenciamento de combustivel decente com atraso de ponto acho que nao ta muito viagem neh?)
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mas toda essa volta seria pra perguntar o seguinte:
quantos cvs essa bielinha perninha de frango aguentaria, lembrando que a fiat diz ser de aão c70(sei la quanto eh mais resistente sendo fabricada nessa espessura e comprimento)?
chegou a 212 com 1.2 bar na t2 com quente .47 (t22) e aguentou de boa, cheguei a colocar ateh 1.4 de pressao por um tempo e nao empenou… acho que uns 220cv com 1.4 de pressao nao é muita viagem...
agora com k16 a historia vai ser diferente, nao quero mandar o bloco novinho pro espaço.... sera que aguenta 250 cvó acho que isso viria com os 1.2 bar... (40 cv por trocar uma t22 por uma k16 + gerenciamento de combustivel decente com atraso de ponto acho que nao ta muito viagem neh?)
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bom, pelas formulinhas não vai aguentar não, mas tem um método que eu gosto muito também:
chama-se montar e acelerar
heheuahaua (putz pior que esse método é o único que te dá uma resposta irrefutável ) rs
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lost, se quiser é só mandar.
apenas uma resalva:
uma biela usada pode ser usada para o ensaio sim, visto que segundo manson, a resist?ncia ao escoamento (em regime estático) de um material virgem e de um usado é o mesmo. porém o melhor ainda seria ter uma biela nova e livre de qqr dano causado pelo uso severo. assim não ficariam dúvidas no ar.
polir uma biela é bom, pois deixa a superf?cie sem riscos ou marcas que possam originar uma trinca. porém, o mais correto, é efetuar um shoot pening ou melhor ainda, um brunimento, que adicionam tensões de compressão na superf?cie da peça e torna ainda mais difácil a propagação de trincas.
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pois é tiagones… esse teste é o unico que eu não posso fazer
streit, acho que uma biela usada deve ser menos resistente que a nova caso tenha algum dano pelo uso, entao, melhor ainda, pq se teria um parametro mais seguro ainda
esse shoot pening seria aquele lance de atirar microesferasó parece que isso é feito nessa biela se nao me engano, esse lance das microesferas eu quero dizer...
essas bielas que eu te mandariam seriam do jogo da foto, que foi o jogo esquentado no ma?arico, em que uma biela quebrou e mandou meu motor pro lixo, entao sao mais cagadas ainda, mas é o que eu quero, uma margem bem segura.
mas foi com essas bielas esquentadas que aguentou 33k de torque a 4 mil rpm, e 212 cv a 5500 se nao me engano...
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pois é tiagones… esse teste é o unico que eu não posso fazer
streit, acho que uma biela usada deve ser menos resistente que a nova caso tenha algum dano pelo uso, entao, melhor ainda, pq se teria um parametro mais seguro ainda
esse shoot pening seria aquele lance de atirar microesferasó parece que isso é feito nessa biela se nao me engano, esse lance das microesferas eu quero dizer...
essas bielas que eu te mandariam seriam do jogo da foto, que foi o jogo esquentado no ma?arico, em que uma biela quebrou e mandou meu motor pro lixo, entao sao mais cagadas ainda, mas é o que eu quero, uma margem bem segura.
mas foi com essas bielas esquentadas que aguentou 33k de torque a 4 mil rpm, e 212 cv a 5500 se nao me engano...
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manda que ai eu testo.