Ama supercross: ken roczen começa 2015 na frente
-
anaheim, na califórnia, recebeu no último final de semana a ama supercross west para a primeira etapa da temporada. o angel stadium estava completamente lotado e o público foi a loucura com as disputas. o formato é bem simples! ao todos foram 40 pilotos e eles foram divididos em duas corridas com 20 pilotos em cada. os quatro melhores de cada corrida se classificaram para a final.
os 32 pilotos que sobraram disputaram duas semifinais com 16 em cada uma e os cinco melhores de cada prova também garantiram vaga. o saldo era 18 pilotos classificados e 22 desclassificados. houve uma repescagem para dar uma última chance para mais quatro sortudos para participar da grande final e desta forma chegou-se aos 22 pilotos classificados para a decisão.
os quatro primeiros da primeira corrida foram andrew short, ken roczen, ryan dungey e jason anderson. roczen travou um belo duelo contra short no fim da prova, mas não conseguiu tirar a vitória do rival. os dois cruzaram a linha de chegada separados por 226 milésimos. já na segunda corrida os classificados fora eli tomac, trey canard, david millsaps e chad reed. tomac chegou a cair para quinto na largada, mas se recuperou e venceu.
os classificados na primeira semifinal foram brett metcalfe, blake baggett, mike alessi, weston peick e jacob weimer. baggett tentou de todas as formas vencer. chegou a passar metcalfe no último giro, mas levou o troco e terminou 383 milésimos atrás. na semi-final dois se classificaram justin barcia, que venceu com tranquilidade, justin brayton, broc tickle, joshua hill e joshua grant.
na repescagem, última chance de 22 pilotos de se classificarem, quem se deram bem foram dean wilson, cole seely, kyle partridge e tevin tapia. a corrida foi marcada por um acidente envolvendo cinco pilotos, que viram assim as chances de classificação ir por água abaixo. foram eles adam enticknap, fredrik noren, ben lamay, a j catanzaro e cody gilmore.
na grande final andrew short começou na frente, mas foi logo superado por ken roczen. short ainda foi superado por jason anderson e ryan dungey. eli tomac, um dos favoritos a vitória, acabou caindo e saiu da briga. com 4,199 segundos de vantagem para anderson, roczen venceu com muita tranquilidade.
confira abaixo o resultado final da corrida: