Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Notícias
  4. Muscle x muscle, a era de ouro norte-americana

Muscle x muscle, a era de ouro norte-americana

Agendado Fixado Trancado Movido Notícias
1 Posts 1 Posters 142 Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    mlbimmer
    escreveu em última edição por
    #1

    001.jpg

    fotos: renato pereira

    1969 foi um ano atípico nos estados unidos. tudo, em todos os, parecia estar em ebulição; em alguns lugares um pouco mais brandas, em outros começando a tomar calor e em outros, a situação era como estar dentro do krakatoa em plena erupção. tudo acontecia muito rápida e intensamente, um caos controlado, e um mundo atônito começava a acreditar aque o café da manhã dos norteamericanos era uma mistura de nitroglicerina com kriptonita. aproveitandose ativamente deste estado febril que contaminava os quatro cantos do país, as três gigantes do automobilismo não podiam deixar de agir rapidamente, suprindo seus nativos (e estrangeiros) com as mais novas e por vezes estapafúrdias criações.

    0021.jpg

    oa acontecimentos mais importantes em 1969 nos estados unidos foram o richard milhous nixon tornarse o 37° presidente do país; a boeing fazer o vôo inaugural do o boeing 747 jumbo e james mcdivitt, david scott e rusty schweickart testaram o módulo lunar apollo 9 em sua órbita espacial. começou a retirada de  25 mil soldados americanos do vietnam, acontece o festival de woodstock e o submarino soviético k19 colidiu com o submarino americano uss fishcat no mar de barents. o segundo fato mais marcante da humanidade, a aterrisagem do módulo lunar eagle na superfície lunar e neil armstrong dar seus históricos primeiros passos na lua só não foi mais marcante do que a chegada da segunda geração de um dos maiores ícones da indútria automobilística, o oldsmobile cutlass 442!

    0031.jpg

    tudo começou em lansing, capital do estado norteamericano do michigan, nos condados de ingham e eaton, fundada em 1835 e com todos os ingredientes para ser apenas mais uma cidade pequena e sem a menor importância, com menos de 3.000 moradores na época de sua emancipação. foi para lá que se mudou ransom elis olds, filho do ferreiro pliny fisk olds e sarah whipple old, que anos após transfromou a então pequena e pacata cidade em um importante centro industrial. michigan é a capital do automóvel nos estados unidos, e a imensa maioria dos fundadores de montadoras de carros por lá foi, em algum momento, funcionário de uma dessas fábricas até se encher e resolver montar sua própria marca. ransom olds fez diferente, empregando seus próprios conhecimentos para criar sua fábrica, a olds motor vehicle co. em 1897, e muito antes do henry ford ter tido a idéia, já havia criado o sistema da linha de montagem, até sucumbir ao poder da general motors company em 1897, por obra e empenho do genial  william crapo durant.  a oldsmobile se tornou a maior empresa de carros mais vendidos nos estados unidos por muitos anos.

    0041.jpg

    na década de 1960, a disputa interna entre a oldsmobile, a pontiac e a buick na hierarquia da gm começou a se dissolver. criações notáveis da oldsmobile incluíram a introdução do primeiro motor turbo no v8 turbo jetfire em 1962, o primeiro carro de tração dianteira produzida nos estados unidos, o toronado em 1966 e, o primeiro muscle car norteamericano, o 442! inicialmente, o oldsmobile 442 era apenas um pacote opcional do modelo de 1964 do cutlass  f85, que poderia ser vendido com um cabrurador quadrijet, câmbio de 4 marchas manual e dois escapamentos. em 1965, para disputar com o pontiac gto, o original motor original 330 v8 com 310 cv foi substituído por um novo v8 400 6,6 litros e 345 cv. daí surgiu seu nome 442: carburador quádruplo, 4 marchas e dois escapamentos, e estava criada a categoria muscle car nos estados unidos!

    0051.jpg

    a second generation do 442 começou a ser criada em 1968, após anos de desenvolvimentos, para encarar de igual pra igual a onda que assolava o país, que era superar os supercarros. existia na época uma tentativa de se distinguir esses carros, os full muscle car, os midi size muscle car e os pony cars. os full muscle são os excessimamente grandões, e custavam caro. os puristas, que manjam mesmo do assunto, afirmam que os midi size muscle são os verdadeiros muscle cars. e era aqui que o oldsmobile 442 tinha de mostrar sua força.

    006.jpg

    em 1968 o 442 tornouse um modelo separado do restante da linha. sua distância entreeixos cresceu 112mm, ganhou um motor v8 455 w30 com 350 cv e, posteriormente um motor v8 455 w45 ainda mais potente, com 390 cv e atingia a velocidade mácima de 166 km/h, pesando 1.684 kg. estamos falando de 1969. o projeto ficou tão bom que, para 1969, quase nada foi alterado, excetuandose a divisão da grade frontal, freios a disco na dianteira, e enconstos de cabeça nos bancos dianteiros. pouco mais de 900oldsmibile coupé 442 foram construídos, e seus principais concorrentes do segmento mid size mucle car eram: buick gsx, amc rebell, buick gran sport, buick grand national, buick gnx, chevrolet chevelle ss, chevrolet el camino, dodge charger, dodge super bee, ford fairlane gt, ford torino, mercury cyclone, plymouth gtx, plymouth road runner e pontiac gto.

    ficha tecnica: oldsmobile 442 w30 1969

    fábrica: lansing, michigan, estados unidos
    produção: 1968 a 1972
    projeto: john beltz, dale smith e bob dorshimer
    plataforma: abody
    estilo da carroceria: 2 portas sport coupé
    motor: v8 400 6,6 litros, 290 cv / v8 4550 7,5 litros, 350 cv
    carburador: rochester 4mc
    transmissão: muncie 4 marchas manual ou turbohydramatic 3 marchas automático
    dimensões:
    entreeixos 2,845mm
    comprimento: 5,161mm
    largura: 1,935mm
    altura: 1,441mm
    tanque combustível: 75,8 itros
    peso total: 1.648 kg

    1 Resposta Última resposta

    • Login

    • Não tem uma conta? Cadastrar

    • Primeiro post
      Último post
    0
    • Recente
    • Usuários