Ford ganha participação no mercado de caminhões
-
a ford caminhões fechou 2014 com um ganho de 1,2 ponto percentual na participação, apesar da queda dos volumes da indústria.
a indústria de caminhões fechou 2014 com um recuo de 11,6% nas vendas e a ford foi a que menos caiu entre as principais marcas. seu total de 19.598 unidades ficou apenas 4% abaixo do volume de 2013. entre os fatores que contribuíram para esse desempenho estão o lançamento da nova série f, com os modelos f350, f4000 e f4000 4×4, e do cargo 1119, de 11 toneladas.
junto com o cargo 816, esses produtos deram à ford a liderança no segmento de leves – o maior da indústria , no qual a sua participação subiu de 20,7% para 27%. em termos de volume, o crescimento da marca nessa faixa foi de quase 20%, para mais de 8.500 unidades. no segmento de semileves, com apenas quatro meses de vendas o f350 já conquistou 14,2% do mercado.
no segmento de caminhões médios de 15 toneladas, o modelo cargo 1519 foi o grande destaque e assumiu a liderança com 41,6% das vendas. nos extrapesados, os dois modelos da ford – cargo 2042 4×2 e cargo 2842 6×2 – cresceram mais de 93% em volume, com 654 unidades, e continuaram a ganhar espaço frente a produtos tradicionais na categoria.