Superesportivo híbrido nsx estreia no salão de detroit 2015
-
o superesportivo híbrido nsx fez sua estreia mundial hoje (12/1), durante a coletiva de imprensa da acura, marca de luxo da honda, como um dos grandes destaques do north american international auto show (naias), em detroit (michigan, estados unidos).
com a inovadora tecnologia de propulsão sport hybrid shawd (super handling all wheel drive), o modelo oferecerá uma experiência inédita no segmento, fiel ao conceito de superesportivo que deu origem ao nome nsx.
o veículo é equipado com um novo motor v6 biturbo de injeção direta, transmissão de dupla embreagem (dct) de nove velocidades e três unidades elétricas do sistema sport hybrid. tudo isso integrado a uma carroceria ultrarígida de baixo peso construída com materiais e processos de fabricação de alta qualidade.
a produção do nsx começará em 2015, no novo centro de performance e produção em ohio, estados unidos, e o modelo será lançado no mercado americano ainda este ano.
a carroceria do modelo apresenta as clássicas proporções largas e baixas, aliadas aos detalhes modernos e atraentes do design. para acomodar o novo motor v6 biturbo longitudinal e a transmissão de dupla embreagem, o veículo de produção teve o comprimento ampliado em 45 mm (4.470 mm), a largura em 130 mm (1.940 mm) e a altura aumentada em 45 mm (1.215 mm).
cada elemento da carroceria foi ajustado para permitir um uso estratégico do fluxo de ar tanto para estabilidade, aumentando a pressão aerodinâmica, quanto para os sistemas de arrefecimento do veículo. o nsx foi submetido a inúmeros testes no moderno túnel de vento da marca em raymond, ohio, resultando em diversas e significativas modificações do design conceito ao formato final da carroceria, incluindo alterações nas entradas de ar do capô, do parachoque dianteiro e laterais, além de uma base otimizada para o aerofólio.
o cockpit do nsx oferece uma visibilidade dianteira excepcional, controles simples e intuitivos, e uma ergonomia sem igual na categoria, especialmente dos bancos, com estrutura firme e ao mesmo tempo confortável, além de permitir fácil acesso ao veículo.
o powertrain do nsx representa uma evolução da tecnologia honda, tanto na alta performance do motor quanto nos sistemas híbridos elétricos, incluindo a tração integral shawd. o novo propulsor 75º dohc v6 com dois turbocompressores possui lubrificação por cárter seco para auxiliar na redução do centro de gravidade. a nova transmissão de dupla embreagem de nove velocidades proporciona trocas rápidas em todas as situações, seja para cima ou para baixo.
o motor elétrico traseiro tipo direct drive, alojado entre o propulsor a combustão e a transmissão, auxilia na aceleração, frenagens e trocas de marcha. as rodas dianteiras do nsx são movimentadas por dois motores elétricos independentes de alta potência, localizados entre os eixos dianteiros, que são responsáveis pela distribuição do torque nas rodas de forma instantânea.
o nsx usa seus motores elétricos dianteiros para vetorização de torque, além de melhorar o desempenho de aceleração, controle do veículo e frenagem. o resultado é o zero atraso no desempenho em partida e resposta de direção.
o nsx apresenta um pacote esportivo avançado, com a localização otimizada de componentes do powertrain para concentrar a massa do veículo na parte de baixo e em direção ao centro, aumentando ainda mais a resposta dinâmica. a combinação do conceito deste pacote com a carroceria leve proporciona ao modelo o mais baixo centro de gravidade da categoria.
o conjunto de suspensão é totalmente independente e construído em alumínio. as rodas são de liga de leve nas medidas 19×8,5 (dianteira) e 20×11 (traseira), com pneus de alta performance 245/35z r19 e 295/30z r20, respectivamente. para garantir uma frenagem eficiente foram adotadas pinças de freio com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, pressionando os discos de cerâmica de alta performance.
a dirigibilidade foi aperfeiçoada pelo sistema de tração integral sport hybrid shawd, com respostas rápidas aos comandos do motorista, mantendo alto desempenho na aceleração, estabilidade e controle da tração nas quatro rodas.
o sistema de dinâmica integrada (ids) do nsx oferece os modos quiet(tranquilo), sport, sport+ e track (pista), alterando as respostas do veículo, que se tornam cada vez mais rápidas e dinâmicas. o modo quiet é utilizado para velocidades mais baixas e pequenas distâncias, pois é acionado apenas o sistema elétrico de propulsão. o nsx também apresenta um dispositivo que permite respostas imediatas de aceleração, auxiliado pelo motor central e pelos três motores elétricos.