Honda lança civic 2016 “ versão exr está de volta
-
a honda apresenta a linha 2016 do civic, o vice-líder em vendas na categoria dos sedans médios. o modelo, que na linha 2015 era oferecido nas versões lxs e lxr, terá de volta a versão topo-de-linha exr, que traz visual bem semelhante ao do lxr – com novo para-choque, grade com moldura cromada e aberturas hexagonais, rodas aro 17” com pneus 205/50, além de itens exclusivos da nova versão: maçanetas externas cromadas e teto solar elétrico.
esta versão traz os controles de tração e estabilidade, direção progressiva (ma-eps, motion adaptive electric power steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo, assistente de partida em ladeiras (hill start assist, que mantém o freio acionado por alguns segundos para auxiliar a saída em subidas) e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).a principal novidade interna é o sistema multimídia, com tela de lcd escamoteável (para o acesso ao cd player) de 7 polegadas, navegador (o gps conta com informações de trânsito de quatro capitais: são paulo, rio de janeiro, brasília e belo horizonte), conexão wi-fi com uso de browser para acesso à internet (quando o civic estiver parado), conexão bluetooth para atender/realizar chamadas telefônicas e reprodução de áudio, entrada hdmi (permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens armazenados em notebooks, câmeras digitais e outros dispositivos), duas entradas usb, entrada auxiliar e visor da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além da guia dinâmica, as faixas virtuais que acompanham a direção do volante.
as versões lxr e lxs 2016 possuem central com monitor menor, de 5 polegadas, e são exibidas informações gerais do carro, a imagem da câmera de ré e os dados do sistema de áudio, com cd player, entrada auxiliar, usb e bluetooth. estas versões também trazem ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, bancos revestidos em couro, botões de comando no volante com aro cromado, direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas com abs e ebd (distribuição de frenagem).
o exr conta com motor 2.0 i-vtec flexone, com aquecedores que atuam já ao ato de destravar das portas e dispensam o reservatório de partida a frio, rendendo 150/155 cavalos @ 6300 rpm (com gasolina/etanol, nesta ordem). o câmbio, automático, possui seis marchas e aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais. o motor 1.8 i-vtec resiste na versão lxs (e em breve será incorporado ao utilitário hr-v), com 139/140 cv e câmbio manual de 6 marchas ou automático de 5 marchas.
a linha 2016 do civic tem como versão de entrada a lxs manual, por r$ 70 900. a versão lxs automática sai por r$ 3 mil a mais (r$ 73 900). já o lxr, mais equipado e com transmissão automática de série, custa r$ 78 400, e o exr, também disponível unicamente com câmbio automático, atinge r$ 88 400. em todas as versões, a pintura metálica ou perolizada acrescenta r$ 1200 aos preços.