Lotus lança evora 400 em genebra
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apresentado no british motor show de 2008, o lotus evora evolui e ganha o “sobrenome” 400. externamente, o esportivo ganha novas grades frontais (com luzes de leds nas aberturas laterais), para-choques mais agressivos, luzes de ré deslocadas para baixo, saída de escape unificada e aerofólio redesenhado, com brake-light integrado à parte central, além das rodas com novo estilo (aro 19” na frente e 20” atrás, calçadas com pneus michelin pilot super sport, 235/35 na frente e 285/30 atrás).
seu interior adota novo quadro de instrumentos, de leitura facilitada, além de novo quadro de comandos acima da tela do sistema multimídia, e de novos revestimentos em alcantara ou couro escocês. a ausência da alavanca de câmbio se explica: trata-se da versão automática, que utiliza botões no console e paddle-shifts atrás do volante para trocas sequenciais, mas a configuração manual continua disponível. os bancos dianteiros estão três quilos mais leves, e os pequenos assentos traseiros, mais largos, também emagreceram 3,4 kg.
curiosamente, o coeficiente aerodinâmico do evora 400 piorou ligeiramente com as modificações externas – de 0,33 para 0,35. mas a downforce, força que mantém o carro em sua trajetória, aumenta em significativos 32 quilos a uma velocidade de 240 km/h. além disso, a carroceria emagreceu 22 quilos e o motor 3.5 v6 ganhou rendimento (pode gerar 350 ou 406 cavalos, dependendo da configuração, e 40,8 ou 41,8 kgfm de torque entre 3500 e 6500 rpm). assim, o evora 400 acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, e alcança a velocidade máxima de 300 km/h.
para atender à demanda, a lotus espera ampliar sua capacidade produtiva de 45 para 70 automóveis por semana até setembro. a atual rede de concessionárias pelo mundo (atualmente 168) deverá aumentar para 200 até o final de 2015.