Regra dos capacetes é represália contra veto de times
-
a nova regra que obriga os pilotos a manterem uma pintura de capacete ao longo de uma temporada foi determinada pela fia como uma retaliação a um veto dos times ao aumento do tamanho dos números usados pelos pilotos nos carros.
segundo a revista alemã auto motor und sport, as equipes disseram não a mais uma ideia de bernie ecclestone, alegando que com números maiores, o espaço destinado aos patrocinadores estaria sendo invadido. com a negativa dos times, veio a imediata retaliação articulada pelo inglês e pelo presidente da fia, jean todt.
outro desejo da entidade era que os carros usassem uma solução já adotada no mundial de endurance, onde os carros aparecem com uma barbatana atrás da tomada de ar com a abreviação do nome usada pelos competidores e a bandeira de seu país. a explicação para a rejeição das equipes é que esta solução afetaria a aerodinâmica e exigiria um trabalho maior dos engenheiros.
contudo, a sauber parece estar na contra-mão da decisão dos times e apareceu para os testes dessa semana em barcelona com os números estampados no bico e nas laterais em tamanho maior que os demais carros.