Schumacher x barrichello
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achei isso em um site e achei interessante… só não sei de quando é isso...
a f1 magazine mostrou esses gr?ficos de telemetria comparando como o barrichello e schumacher controlam os seus carros. basicamente schumacher freia mais em cima, e troca as marchas depois do rubinho. ele também sai da curva acelerando antes e mais forte que o barrichello. e o pior de tudo é que o alemão usa o po esquerdo pra frear, enquanto o rubinho usa o po direito (igual a um carro de rua comum). aí ele precisa tirar o po do acelerador para frear, e virse-e-versa, pulando de um pedal pra outro. o schumacher acelera com o esquerdo e freia com o direito, assim ele pode manter a aceleração mesmo freiando, tendo mais controle do carro.
a telemetria:
http://speed.supercars.net/boardpics/2004-…3-bobitrona.jpg
você não pode entrar de po embaixo na primeira curva, mas schumacher entra com 10% de aceleração, ao mesmo tempo em que o outro po controla o freio, deixando o carro balan?eado.
já o rubinho tira o po por completo do acelerador e pisa forte e rápido no freio. isso é porque ele usa um po para dois pedais. perceba no gr?fico do barrichello como na sa?da da curva ele acelera o carro, depois tira o po por um momento e depois acelera novamente. é que o carro estava saindo de traseira, e ele teve que reter a força e contra esterçar o volante. uma leve cagada que valeu muitos segundos, diga-se de passagem.
http://speed.supercars.net/boardpics/2004-…5-bobitrona.jpg
mais uma vez, schumacher troca as marchas depois de rubinho. mas isso não muda em nada o desempenho.
na frenagem ele pisa forte, perto de travar as rodas, e sempre mantém a aceleração a 10% (mais uma vez ele acelera enquanto freia). enquanto isso, barrichello freia antes do alemão, e tira o po por completo do acelerador. ele freia muito bem pelo menos (perceba como a linha verde da aceleração está no fundo do gr?fico em linha reta, isso indica que ele não está tocando no pedal do acelerador durante a freada. diferente de schumacher, que vai catucando o acelerador, mesmo com o po fundo nos freios). na sa?da da curva, um pouco antes de enfiar o po no acelerador até o fundo para entrar na reta, ambos os pilotos passam por um momento dram?tico. eles tem que deixar o carro solto, sem pisar no acelerador ou freio. mas uma vez o alemão ganha: ele fica com o carro solto por cinco metros, enquanto rubinho fica por 10. e ele acelera na sa?da da curva antes de barrichello também. com o controle de tração, ambos alcançam a mesma velocidade na sa?da.
http://speed.supercars.net/boardpics/2004-…8-bobitrona.jpg
dez metros antes de entrar na curva, mesmo pisando fundo acelerador, schumacher já está com o outro po levemente em cima do freio. graças a isso ele pode frear 15 metros depois de barrichello. na sa?da ele dá um leve toque no freio para achar ader?ncia, enquanto acelera forte na sa?da. o uso do pedal de acelerador durante as freadas faz o carro sair de traseira (oversteer), o que contrabalanceia a tápica sa?da de frente durante as entradas de curvas enquanto se freia forte (understeer). com isso fica tudo zero a zero, e o carro não sai de nenhum lado.
já o rubinho… ele tem que ficar pulando de um pedal pro outro (veja no gr?fico como os picos de frenagem e aceleração se alternam; isso é por que o filho da phula não usa um po para cada pedal). e na sa?da ele tem que controlar o carro só na aceleração e no volante, pois o uso do freio faria ele perder muito tempo. mais uma vez o alemão saiu na sua frente. parabéns meu jovem. só aí ele já ganhou 0.3 segundos e foi 25 km/h mais rápido que você. pode colocar o seu chapou de burro e ir para o canto da sala.
você nesse momento deve estar dizendo: nossa, que tácnina extrordin?ria essa do schumacher usar um po para cada pedal . mas não, animal. todos os pilotos hoje na fórumla 1 fazem o mesmo, menos o rubens. não me pergunte porque isso. mika hakkinen também fazia o mesmo que o barrichello, mas diferentemente dele o hakkinen foi duas vezes campeão mundial. enfim, isso prova de uma vez por todas que o schumacher e mais rápido que o rubinho, e não existe essa porra de que a ferrari da mais valor a um piloto do que outro.
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gostei do texto…
putz...mas o barrichelo eh burro mesmo...pois a tecnica de usar um pe para cada pedal deu pra ele aprender no kart....bicho burro...ateh eu com carro de passeio faão isso de frear com o esquerdo e acelerar com o direito...principalmente qdo pego o classe a da minha mae q eh semi automatico...
hehehehe...piloto melhor q o rubinho..