Vw touran, a minivan do golf, estreia nova geração
-
pelo visto, a volkswagen resolveu atualizar de uma vez praticamente todos os seus veículos familiares. a multivan caddy e a minivan para sete pessoas sharan, além da perua passat alltrack, são suas novidades para o salão de genebra – e para reforçar o time, a minivan touran chega à linha 2016 em sua terceira geração (utilizando-se da plataforma modular mqb, sobre a qual foram desenvolvidos modelos como golf vii, audi a3, tt e seat león), alinhando-se à identidade visual já conhecida de modelos como golf sportsvan e passat.
os faróis, mais horizontais e com iluminação total de leds nas versões mais caras, trazem filetes que sugerem a continuidade do friso inferior da grade dianteira; os vincos nas laterais estão bem mais evidentes, e a traseira aparenta leves semelhanças com o fox reestilizado, no formato das lanternas (mais alongadas na touran) e no discreto vinco na tampa do porta-malas.
o ambiente interno muda por completo, a começar pelo maior espaço interno: a touran ganha 13 centímetros em comprimento e traz 48 litros a mais de capacidade do porta-malas (com os bancos traseiros rebatidos, há espaço para 1040 litros). aliás, a tampa do porta-malas possui acionamento elétrico e pode ser aberta com um movimento do pé abaixo do para-choque de trás. a minivan traz cinco opções de rádio/centrais multimídia, com telas que variam de 5 a 8 polegadas e novos recursos, como o mirrorlink (a interface do celular conectado é replicada na tela do carro) e o rádio digital dab+. no quesito segurança, conta com: automatic post-collision braking system (de série, aciona automaticamente os freios após uma colisão), controlador de velocidade adaptativo e front assist com city emergency braking (monitora o tráfego à frente e freia por completo sem intervenção do motorista na iminência de colisões em baixa velocidade).
agora, a touran compõe o portfólio r line da volkswagen, que se diferencia visualmente com para-choques mais agressivos e bancos de couro com padronagem exclusiva. a minivan contará com três opções de motores movidos a gasolina (com 110, 150 ou 180 cavalos) e outros três a diesel (de 110, 150 ou 190 cv), todos eles auxiliados pelo start & stop, que desliga temporariamente o motor em paradas, e estão até 19% mais econômicos, garante a vw.