Duvidas chevette aspro
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É o 1.6s, to pensando em colocar o cabeçote do 1.4, dizem que o do 1.6s tem um defletor nos dutos.
a minha bomba tava zuada, e como eu tinha algumas peças de uma parati ap que eu tinha resolvi colocar
a bomba elétrica, e a bobina que saiu nos motores efi
to pensando em tirar 0.8 do cabeçote
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boma galera, sou novo aqui, e conto com a ajuda de vocês, tenho uma longa historia de amor com um chevette, me desfiz dos outros carros mas o opalin permaneceu comigo, esta semana encuquei de dar um trato no coitado,
os up's são comando 276º + bobina do santana glsi + filtro esportivo + bomba elétrica do gti + 2º estágio mecânico do 2e
ainda vou taxar o cabeçote, retrabalhar os dutos, e por um coletor 4x1 c/ 2" até o final
queria saber de vocês em média quantos cv's consigo tirar dele só com isso, (em média)
o motor é a gasolina
e se alguém tem mais alguma dica pra me dar, será muito bem aceita.
obrigado
o comando escolhido não vai trazer prejuízos para andar na rua… vai embolar um pouquinho pelo fato de usar carburador, mas nada que atrapalhe.
a bobina escolhida não vai trazer nenhum beneficio, prefira uma de mi
a bomba elétrica é desnecessária para sua ideia de preparação
o 2° estágio mecânico vai te dar uma resposta mais rápida quando acelerar tudo
retrabalho de dutos deve ser feito por profissional que sabe o que está fazendo e que tenha um banco de fluxo, caso contrário pode piorar o desempenho.
o ideal para ter um ganho expressivo seria passar para álcool, trocando os pistões
o ideal seria:
o comando 276° + segundo estágio mecânico + 4 x 1 + aumento da taxa de compressão (que deve ser cubicada), não aconselho passar de 10,5:1 na gasolina.
já deve dar um ganho de 15 a 25% de potencia.
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@fsobral86
pois é, a bomba não há necessidade é verdade, mas como a original já está meio zuada, e eu tinha uma bomba e um dosador aqui sobrando resolvi colocar, a bobina me falaram que é mais forte que as do mi normal, pois saiu nos ap 2.0 injetado, e é bem diferente mais tarde posto uma foto dela.
o trabalho no cabeçote, tem uma retifica bem renomada aqui, sempre fiz serviço com eles, e a taxa não pretendo ultrapassar 10:1 na gasolina, também andei pensando numa ignição boa, mas vou pesquisar qual se encaixa melhor pro meu uso, mas valeu pelas dicas
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po cara sinceramente, me falaram pra cassete dessa mi,, fui achei uma msd blaster coil e uma ss por 120,00 vi qual me atendia melhor e botei… foi até mais barato que a mi e é mais forte. quando liguei o carro ficou mais liso a lenta .... (nego fala que foi achismo ou que minha bobina estava ruim, mas nao era pois tinha 3 bobinas bosch vermelha "original" e já tinha testado... eu tive até que baixar um pouco a lenta depois da instalacao).
depois meti cabos e velas melhoras (antes de turbinar ainda).
sua ignicao é qual? transistorizada ainda?: troque .... hall .. 200 conto sem bobina vc troca.. é soh um modulozinho, chicote e o distribuidor.
defletor no cabecote nao é necessariamente ruim,... foi o que eu disse, polir duto vai dar mais velocidade de admissao, mas nao pulveriza legal em baixa e eu sofro um pouco disso.
bomba eletrica é legal, mas vou te falar, eu to quase andando com uma mecanica na mala guardada, pois já tomei 2 sustos e uma vez enguicei.... a que enguicei a bomba simplesmente travou e torrou. nao tinha como fazer nada. das outras vezes parece que entrou alguma sujeira e ficou variando pressao 0~0.2 toda hr, num engarrafamento do inferno.... rs mas foi susto apenas (um filtro ficou ruim e comecou a jogar sujeira, era de metal e ficou dando aquelas pedrinhas).
assim... cara se vc quer andar legalzinho gastando seila aprox 2000 (que talvez seja um pouco mais que o que vc gastará ai em cima)... mete um blower, ponto.
mete ele, acerta pressao, mistura no carb, dutos e pronto.... vai andar relativamente bem (nada absurdo) e é um carro "semi-original"
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@milan valeu pelas dicas, já pensei várias vezes em turbinar, ou meter um supercharger, mas aí já penso em caixa, cardã, diferencial, miolo forjado, por que querendo ou não caixa e diferencial de chevette é um tiro no escuro, então me reservei apenas em melhorar um pouco o motor original, não quero também um aspro para competir, e sim um carro mais esperto, a respeito da ignição achei a da pandoo - powerspark 1 e a fueltech sparkpro 1, fiquei em dúvida se há grandes diferença entre as duas pois a diferença de preço eu compro as velas, tambem penso em uma bobina msd mais pra frente, esperar terminar de montar o cabeçote a acertar pra ver como fica.
tenho um motor parcial de cheva 1.4 a gasolina, que servirá de cobaia pra mim (só falta cabeçote) nos próximos meses vou correr atrás de trocar o vira do 1.4 no do 1.6 as bielas estão zero bala, aí fiquei na dúvida do pistão uso o de ap 2.0 +1mm ou os de monza, sei que os de ap preciso embuchar a biela, mas acho com mais facilidade e mais em conta do que os de monza, mas não sei quais as alturas dos dois, qual dá menos trampo pra colocar, pretendo montar 1.7 no etanol
bloco de 1.4 + vira de 1.6 + biela de 1.4 + pistão ?????
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esses detalhes eu nao sei nao.
assim nao é todo sobre alimentado que precisa forjar ou forca muito as peças… tudo depende da pressao que voce vai socar.
uma pressaozinha tipo os fiesta 1.0 supercharger de fábrica não mata ninguem rs... tipo voce pode usar até uns 0.5 sem nenhuma modificacao a nao ser o gicle do carbura.
e tudo aguenta, acredite, e sai mais barato que o aspro com injecao.
tipo com blower voce pode tirar facil uns 50 cavalinhos,, com aspro gastando o mesmo vc tira ... seila 15.
com aspro voce vai ter um carro mais ruinzinho de baixa e bebendo mais que o sobrealimentado leve (como citei).
É que eu parto do principio que aspro é pra pouca cavalaria e motor de grande cilindrada, a nao ser casos tipo, pista. categoria tal ou seila.
motores antigos tem menos potencia que os novos, fato, porém são mais robustos e aguentam facil essas maracutaias rsrsrs
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mudança nos planos, bom como já tenho boa parte das peças, ficou apenas o coletor de escape pra mim comprar, vou comprar um 4x1 bom, e não vou mais taxar o cabeçote, pra num futuro não muito distante usar um supercharger, pois não preciso fazer grandes mudanças no meu motor além de acertos.
ouvi falar de miolo original rodando com 1.5kg, dizem que aguenta muito bem o motor original, mas não pretendo tanto 05 ou 08 pra mim já está bom, e creio que com o comando e os dutos e as sedes de valvula retrabalhados vai ficar bem gostozinho de andar
mas me corrija se estiver errado a respeito de não taxar mais este meu motor, e qual seria uma taxa boa pra rodar sem dor de cabeça ?
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po cara, primeiro voce tem que fazer uma meta… aspro vai pra um caminho e turbo pra outro totalmente diferente, um pede taxado outro sem taxa por exemplo.
outra coisa é trabalhar o cabecote, sao diferentes, comando sao diferentes, velas diferentes e assim vai.
eu sinceramente hoje se fosse botar pra sobrealimentar só mudaria as valvulas e deixaria o restante original para não pesar de baixa.
sobre aguentar paulada.
po o meu ja travou polia ja bateu 3bar de pressao por breves momentos e nao quebrou kkkkkkk..... ja andei com 1.5 1.0 1.2 tudo miolo original, claro que é outro motor , mas é para voce ver um motor antigo como é,.,, pega uma biela antiga e uma nova por ex.
acredite,, voce vai ter mais apurrinhacoes com "fragilidade de estrutura" que quebra do motor se for bem feito.
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po cara, primeiro voce tem que fazer uma meta… aspro vai pra um caminho e turbo pra outro totalmente diferente, um pede taxado outro sem taxa por exemplo.
outra coisa é trabalhar o cabecote, sao diferentes, comando sao diferentes, velas diferentes e assim vai.
eu sinceramente hoje se fosse botar pra sobrealimentar só mudaria as valvulas e deixaria o restante original para não pesar de baixa.
sobre aguentar paulada.
po o meu ja travou polia ja bateu 3bar de pressao por breves momentos e nao quebrou kkkkkkk..... ja andei com 1.5 1.0 1.2 tudo miolo original, claro que é outro motor , mas é para voce ver um motor antigo como é,.,, pega uma biela antiga e uma nova por ex.
acredite,, voce vai ter mais apurrinhacoes com "fragilidade de estrutura" que quebra do motor se for bem feito.
É que já esta tudo na mão, ja tenho o comando, o carburador já revisei e modifiquei o 2º estágio, bobina, velas, cabo de velas, filtro de ar, filtro de combustível, bomba de combustível.
faltou apenas o escape e retificar o cabeçote, a primeiro plano é pra ser só um motor aspirado, mas sei que não vou obter grandes pocotos, então pensei num blower, achei o m24 do fiesta por 600 reais, ainda posso usar o escape que pretendo comprar, e a respeito da adaptação pra mim não seria o problema.
motivos para eu querer usar um supercharger ao invés de uma turbina:
uso o escape dimensionado e ronco fica maravilhoso
o m24 dificilmente enche 1kg dependendo da relação de polias
o torque em baixa fica muito bom
preço
exclusividade
tem um cara num outro forum que tirou 200cv do motor do chevette dele com um eaton m24, e 0.9 de pressão, no etanol com miolo original (mas ele decidiu instalar 2 supercharger e o motor faleceu kkk)
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sim mas assim
o cabçote mesmo que digo, se for mexer nao faça polimento dos tudos, trabalhe só camara e valvulas.
o blower do fiesta eh por ai nmesmo , barato, mas o óleo deve ser trocado a cada 100mil acho, e custava da ultima vez que vi 800,00
a pressao do blower voce controla po, além da polia é bom botar uma valvula de prioridade no caminho do cano.
foi por isso que falei que seria mais jogo o blower, é barato, melhora até de baixa, aceleracao constante, nao tira originalidade, facinho de instalar…... e sai muito mais barato que um aspirado alem de conseguir andar normal na rua.
2 supercharger no original ja é sacanagem, que que ele queria?2 bar?: kkkkkkkk
ah outra dica, muitos muitos falam, e eu ja presenciei isso, justa de chevette costuma cospir fácil, entao abre o olho e presta atencao nisso.
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sim mas assim
o cabçote mesmo que digo, se for mexer nao faça polimento dos tudos, trabalhe só camara e valvulas.
o blower do fiesta eh por ai nmesmo , barato, mas o óleo deve ser trocado a cada 100mil acho, e custava da ultima vez que vi 800,00
a pressao do blower voce controla po, além da polia é bom botar uma valvula de prioridade no caminho do cano.
foi por isso que falei que seria mais jogo o blower, é barato, melhora até de baixa, aceleracao constante, nao tira originalidade, facinho de instalar…... e sai muito mais barato que um aspirado alem de conseguir andar normal na rua.
2 supercharger no original ja é sacanagem, que que ele queria?2 bar?: kkkkkkkk
ah outra dica, muitos muitos falam, e eu ja presenciei isso, justa de chevette costuma cospir fácil, entao abre o olho e presta atencao nisso.
haha ressuscitando aqui, ainda não desisti da idéia do blower milan, mas agora minha máquina de costura ta assim:
cabeçote de 1.4 com os dutos levemente trabalhados, o cabeçote do 1.6s teve 3 tricas e um furo no duto de escape de +5 de mm de diametro que chegou até a galeria de água, kkkk coisa básica de chevette
escape 4x1 com tubos de 2.1/4" com um jk até no eixo
bomba de gti
injeção monoponto de fiat com modulo his aspro
comando 276°
a ignição ainda é indutiva com bobina de gol gti, mas logo pretendo mudar para uma hardware rf4.
a parte de baixo tudo original gm e std na gasolina
claro que não é uma injeção top, não ta nenhum foguete, mas confesso que o carro ficou muito mais gostoso de se guiar