Audi r8 estreia nova geração
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o tempo passa para todos, mas os anos não tiraram o brilho do audi r8, apresentado há 12 anos (!) como carro-conceito (le mans quattro) e desde 2006 em produção. o superesportivo da montadora alemã surge no salão de genebra em nova geração, parcialmente inspirada nas linhas do conceito nanuk, mas mantendo a personalidade forte. a nova carroceria, 50 quilos mais leve que o r8 antecessor e com 40% a mais de rigidez torcional, é marcada pela nova iluminação de leds, pelo “corte” da lâmina lateral, pelas entradas de ar mais agressivas e também pelo ganho de quatro centímetros na largura (suas outras dimensões permanecem parecidas com a geração anterior: 4,42 metros de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,94 m de largura e 1,24 metro de altura).
a versão “menos potente” v10 traz o motor 5.2 fsi aspirado, com injeção direta e indireta de combustível, desativação de cilindros quando necessário para poupar gasolina, 540 horsepower e 55 kgfm de torque. esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chega à velocidade máxima de 323 km/h. seu consumo médio de combustível é de 8,5 km/l.
já o r8 v10 plus é ainda mais potente e leve, rendendo 610 horsepower e registrando 1454 quilos na balança (sem fluidos): este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, vai de 0 a 200 km/h em 9,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 330 km/h. o consumo médio é de 8,1 km/l, e a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, de 289 gramas por quilômetro rodado. visualmente, o r8 v10 plus se diferencia pelo aerofólio fixo e pelas rodas aro 20” (opcionais no v10).
o interior segue algumas características do tt ultra quattro, como o quadro de instrumentos inteiramente digital que dispensa o sistema multimídia mmi do r8 anterior e o volante de base achatada com comandos similares aos de carros de competição, mas conserva formas da primeira geração, como as saídas de ar centrais, o console central e a disposição dos comandos nos painéis de portas, que agora abrigam as saídas de ar laterais.
futuramente, serão revelados o r8 e-tron e a versão para as pistas de corrida, lms. o modelo elétrico teve a capacidade da bateria aumentada de 49 para 92 kwh, alcançando a autonomia de 450 quilômetros, contra 215 km da geração anterior. são entregues 170 kw (o equivalente a 231 cavalos) e 46,9 kgfm de torque – esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem a velocidade máxima restrita a 210 ou 250 km/h. já o r8 lms, com a retirada de materiais e uso de componentes mais leves, chegou ao peso de 1225 quilos. o motor é basicamente o mesmo do r8 de produção, rendendo 585 horsepower, e o modelo começa a ser utilizado em competições no próximo ano.