Os detalhes do audi a4 com motor 1.8 tfsi
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a partir do modelo 2015, o audi a4 passa a contar com o motor 1.8 no lugar do 2.0, uma medida que visa reduzir o consumo e que deverá ser a última atualização antes da chegada da nova geração, que será provavelmente apresentada no próximo salão de frankfurt. externamente, o sedan manteve intocado seu design, mas pode ser identificado pelo logotipo na tampa traseira. a versão de entrada attraction, nas imagens, conta com rodas aro 17” de cinco raios, faróis de bi-xenônio com regulagem automática de altura e limpadores, lanternas com leds e saída dupla de escape traseira.
por dentro, o a4 manteve o layout interno, agora com o acabamento platinum (com detalhes prateados) e quatro opções de cores dos revestimentos: forro de teto prata, bege ou preto e bancos (de couro sintético) nas cores marrom, preto, prata ou cinza. o volante aplanado na base conta com os comandos de som, revestimento em couro e shift-paddles para trocas de marcha sequenciais; de série, esta versão traz ar-condicionado automático, sensores de luminosidade e chuva (e, agora, sensor de estacionamento traseiro), banco do motorista com regulagem elétrica, apoio de braço dianteiro (com interior acarpetado, tomada 12 volts e entrada auxiliar), controlador automático de velocidade, freio de estacionamento eletromecânico, espelho interno antiofuscante e audi sound system com bluetooth, disqueteira para 6 cds e tela de 6,5 polegadas.
em termos de segurança, o a4 traz airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, cintos de segurança com sensor de afivelamento, controle eletrônico de estabilidade, ancoragem isofix para cadeirinhas infantis e alarme com travamento central por controle remoto.
há bom espaço interno para quatro adultos – mesmo com o assento reduzido, a quinta pessoa precisa tem menos espaço por causa do túnel no assoalho e do console, que nesta versão traz apenas um porta-objetos sem tampa. o porta-malas tem capacidade de 480 litros.
o motor 1.8 tfsi (sigla para turbo fuel stratified injection), abastecido a gasolina, gera 170 cavalos entre 3800 e 6200 rpm, e torque de 32,6 kgfm de 1400 a 3700 rpm. o desempenho é satisfatório (aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 225 km/h – dados da audi), mas na prática, o consumo não chega ao aumento alardeado na teoria: faz 8,7 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, de acordo com o programa de etiquetagem veicular do inmetro.
para conter o consumo, o a4 traz sistema start-stop (desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o motorista solta o pedal do freio) e regeneração da energia cinética (ao aumentar a tensão do gerador, a energia cinética é convertida em energia elétrica quando o veículo estiver freando ou desacelerando, utilizada para auxiliar o gerador durante a aceleração, o que pode economizar até 3% de combustível). o câmbio, multitronic cvt, conta com oito marchas.
em duas opções de cores sólidas (branco ibis e preto brilhante), nove metálicas (azul luar, azul scuba, branco geleira, cinza monsão, marrom teca, prata cuvée, prata florete, preto mito e vermelho vulkano) e na tonalidade perolizada cinza lava, o a4 2015 parte de r$ 138 990 sem itens adicionais, enquanto a versão ambiente custa r$ 147 990.